Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 259

Eu Sei em Quem Tenho Crido

Letra: Daniel Webster Whittle (1840-1901)

Título Original: I Know in Whom I Have Believed

Música: James McGranahan (1840-1915)

Texto Bíblico: Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. (II Timóteo 1:12)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Não sei porque de Deus o amor
A mim se revelou,
Por qual razão o Salvador
Pra Si me resgatou.

Coro:
Mas eu sei em quem tenho crido,
E estou bem certo que é poderoso,
Pra guardar o meu tesouro
Até o fim chegar.

2. Não sei o que de mal ou bem
Aqui enfrentarei;
Se maus ou áureos dias vêm,
Se lutas eu terei.

3. Não sei também o dia em que
Verei Jesus voltar;
Se de manhã, se à tarde vem
Pra me levar ao lar.


Não há hino de afirmações mais firmes e alegres do que este: “Eu sei em quem tenho crido!”, e “Estou bem certo que é poderoso para guardar o meu tesouro até o fim chegar!” Foram estas certezas que nortearam as vidas do escritor, o major Daniel Webster Whittle, e do compositor James McGranahan, que seguiu Philip P. Bliss como diretor de música nas suas campanhas evangelísticas. Certamente, por isso, a letra e a melodia se unem tão maravilhosamente!

Whittle, cuja mãe, uma crente dedicada, colocou uma Bíblia na sua bagagem quando ele saiu para a Guerra Civil, não deu muita atenção a isso. Foi depois de batalhas sangrentas, de perder seu braço direito e ser capturado pelo inimigo, que ele pegou esta Bíblia do fundo de uma sacola e aceitou o Salvador que sua mãe amava. Sabia o que era passar dias maus e tristes, e dias de bonança, como empresário próspero após a guerra. Sabia o que era deixar tudo para entrar no ministério evangelístico, pela fé e viver somente, com resultados felizes, sempre pela provisão de Deus. Este hino é o seu testemunho de total confiança em Cristo, cuja graça salvadora continuava um ministério para ele, mas era a base da sua vida. Embora não compreendesse como o Espírito trabalhava no seu coração, e não soubesse quando o Senhor voltaria, isso não importava. Ele tinha em que se firmar, e isso lhe bastava:

Mas eu seu em quem tenho crido
E estou bem certo que é poderoso
Pra guardar bem o meu tesouro
Até o fim chegar

Nós que, pela graça de Deus e a obra do espírito Santo, cremos no Salvador, o “Verbo Divinal”, também temos estas mesmas certezas! Cantemos este hino de todo o coração, como testemunho do seu grande amor.

Whittle e McGranaham usaram este hino nas suas conferências evangelísticas e o publicaram em Gospel Hymns N° 4 em 1883. Sankey também o usou nas suas campanhas mundiais e incluiu-o na série Sacred Songs and Solos (Cânticos e Solos Sacros) publicada na Inglaterra, logo depois. Assim este hino de afirmação se difundiu ao redor do globo.

Para chamar atenção especial à mensagem do hino, recomenda-se “uma maneira dialogada de cantar o hino, com as estrofes cantadas, uma por uma, por quatro solistas e o estribilho pela congregação”.

Bibliografia: Richardson, Paul. A. I Know Whom I Have Belived In: Hustad, Donald P., The Worshiping Church – A Hymnal, Worship Leader’s Edition, Carol Stream, IL, Hope Publishing Company, 1990.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: