Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 237

Junto ao Bondoso Deus

Letra e Música: Cleland Boyd McAfee (1866-1944)

Título Original: Near to the Heart of God

Texto Bíblico: Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem. Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. (Salmo 103:11-13)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Eu sei que há perfeita paz
Junto ao bondoso Deus.
Não há temor nem obras más,
Junto ao bondoso Deus.

Coro:
Jesus, Senhor, meu Mestre,
Pão que desceu dos Céus,
Segura-me bem perto
Do coração de Deus.

2. Eu sei que há conforto e luz
Junto ao bondoso Deus.
Encontro ali o meu Jesus,
Junto ao bondoso Deus.

3. Encontro, sim, libertação,
Junto ao bondoso Deus;
E tenho paz e salvação,
Junto ao bondoso Deus.


Era costume do Rev. Cleland Boyd McAfee, então pastor e regente coral da igreja da Faculdade Park (presbiteriana), estado de Missouri, EUA, escrever um novo responso coral para cada celebração da Ceia do Senhor, para reforçar sua mensagem. Sua filha conta à história do surgimento deste hino em cerca de 1901:

“Numa semana terrível, logo antes do domingo da Ceia, as duas filhinhas do tio Howard e tia Lucy McAfee morreram de difteria num espaço de 24 horas. A família, toda a Faculdade e a cidade estavam dominadas pela dor. Meu pai nos contou como ficou longas horas pensando e orando sobre o que poderia ser dito e cantado naquele domingo. (…) Então escreveu este hino. O coro aprendeu-o no seu ensaio regular de sábado à noite e, então foi à casa dos meus tios e cantaram-no enquanto ficavam sob o céu fora da casa escura em quarentena. Foi cantado de novo no culto da Ceia, domingo de manhã.”

O pensamento essencial deste hino, nascido na dor, é que é “em comunhão com Deus!” Que há segurança e descanso, conforto e bênçãos, poder e forças disponíveis, justamente em tempo de provação e tristeza. É naquele lugar bem perto do coração de Deus que o crente deve estar.

O refrão é uma oração a Cristo, o Redentor que foi mandado do Pai. Refere-se á necessidade de “permanecer” diante de Deus no lugar de descanso,”em comunhão com Deus”. O verdadeiro cultuador, que procura a Deus em adoração e comunhão achará inevitável a verdade do Salmo 16:11- “Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”.

McAfee mandou este hino para a publicadora Lorenz em Daylotn, estado de Ohio. Apareceu pela primeira vez na coletânea The Choir Leader (O Regente Coral) em 1903. Dali passou para hinários congregacionais. A comissão coordenadora do Baptist Hymnal de 1956 deu o nome MCAFEE à melodia.

Este hino é uma excelente chamada á oração, especialmente em período de intercessão. Uma vez bem conhecido, realçará a mensagem do hino se for cantado a cappella, usando as quatro vozes.Para ensinar o hino à congregação, um quarteto poderia cantá-lo do mesmo modo.

Cleland Boyd McAfee(1866-1944) nasceu em Ashley, estado de Missouri, EUA. Formou-se pela Faculdade Park, em Parkville, e fez teologia no seminário Teológico Union, em Nova Iorque. Voltando para a faculdade Park, além de ensinar, serviu como pastor da igreja da faculdade, foi para a primeira igreja Presbiteriana de Chicago, estado de Illinois, e a igreja presbiteriana da Avenida Lafayette, em Nova Iorque.

Reconhecido como teólogo proeminente, orador brilhante autor de diversos livros e ensaios de teologia sistemática do seminário Teológico McCormick. De 1930 a 1936, foi secretário da junta presbiteriana de missões Mundiais. Aposentou-se, mudou-se para Jaffey, estado de New Hampshire. Entretanto, continuou ativo como preletor, pregador, professor e escritor.

Bibliografia: Parker, Katherine McAfee, Near To the Heart of God, |n: Reynolds,William J., Companion Hymnal, TN, Broadman Press, 1976, p. 220-221.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: