Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 233

Com Cristo no Meu Coração

Letra: Rufus Henry McDaniel (1850-1940)

Título Original: Since Jesus Came Into My Heart

Música: Charles Hutchinson Gabriel (1856-1932)

Texto Bíblico: estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. (Efésios 2:12 e 13)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Que mudança gloriosa em mim se operou,
Com Cristo no meu coração!
Minha alma alcançou luz que muito buscou,
Com Cristo no meu coração.

Coro:
Com Cristo no meu coração,
Com Cristo no meu coração,
Alegria sem-par vem meu ser inundar,
Com Cristo no meu coração.

2. Já deixei de vaguear pelas sendas do mal,
Com Cristo no meu coração;
E meus muitos pecados fui logo entregar,
Com Cristo no meu coração.

3. Té no vale da morte eu avisto uma luz,
Com Cristo no meu coração;
Pois a santa cidade já perto reluz,
Com Cristo no meu coração.

4. Nessa santa cidade pra sempre estarei,
Com Cristo no meu coração;
Lá com grande alegria afinal entrarei,
Com Cristo no meu coração.


Grande é o mistério da transformação na vida da pessoa que, reconhecendo o seu estado de pecador e a eficácia do sacrifício de Cristo na cruz para a sua salvação, O aceita como seu Salvador pessoal. Com grande júbilo, pode cantar:

“Que mudança gloriosa em mim se operou,
Com Cristo no meu coração!”

O homem natural não compreende esta alegria, mas pode observar esta transformação na vida do salvo e vir a experimentá-la por si mesmo. Que nossas vidas transformadas sejam verdadeiros hinos alegres e triunfantes, para que Cristo, por nosso testemunho, chame muitos outros que precisam dele!

O autor Rufus Henry McDaniel escreveu estas palavras, em 1914, como uma expressão de fé depois da morte prematura do seu filho, Herschel. O compositor Charles Hutchison Gabriel compôs a melodia para o texto de McDaniel no mesmo ano. Apareceu, pela primeira vez num panfleto apresentado em Filadélfia, na campanha do dinâmico evangelista Billy Sanday, por Gabriel e Homer Rodeheaver, em 1915. Rodeheaver comprou o manuscrito e publicou-o na sua coletânea Songs for Service N° 3 (Cânticos para o Culto, N° 3) também em 1915.

Rufus Henry McDaniel nasceu perto de Ripley no condado de Brown, estado de Ohio, em 20 de janeiro de 1850. Viveu toda a sua vida no seu estado natal. Estudou na Academia Parker, no condado de Claremont. McDaniel teve uma longa folha de serviço ao Senhor. Licenciado para pregar aos dezenove anos, mais tarde foi ordenado para o ministério na Igreja Cristã (Discípulos de Cristo). Serviu, ao longo dos anos, em diversas igrejas na conferência da Igreja Cristã do Sul do Estado. Depois de pastorear em Cincinatti por um tempo, aposentou-se em Dayton, aonde veio a falecer em 13 de fevereiro de 1940.

MacDaniel escreve cerca de 100 textos para hinos, muitos dos quais o evangelista-publicador Rodeheaver publicou na sua coletânea. Este humilde servo de Deus, que nunca saiu do seu estado natal, continua o seu ministério ao redor do mundo com este hino.

O prolífico e dotado compositor Charles Hutchison Gabriel (1856-1932), publicou muitos hinos (letra e música) e melodias nas coletâneas de Rodeheaver e de outras publicadoras.

Bibliografia: Suplemento de Hinos e Cânticos com Música, São Paulo, Associação Cristã Editora, 1983, p.99.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: