Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 221

Mui Triste Eu Andava

Letra: James Rowe (1865-1933)

Título Original: I Walk With the King

Música: Bentley DeForrest Ackley (1872-1958)

Texto Bíblico: Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. (Colossenses 2:6 e 7)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Mui triste eu andava sem gozo e sem paz,
Mas eu hoje tenho prazer eficaz.
E constantemente bendigo a meu Deus,
E é claro o motivo: Já sou de Jesus!

Coro:
Eu sou de Jesus, aleluia!
De Cristo Jesus, meu Senhor!
Eu quero falar, eu quero cantar
Do amor do meu Salvador!

2. Cativo eu vivia nas garras do mal;
O mundo atirou-me no abismo fatal.
Agora, qual ave voando no céu,
Sou livre e feliz, pois já cou de Jesus!

3. Ó alma cansada, por que lamentar?
Em Cristo tu achas tesouros sem-par,
Infida alegria, poder, salvação.
Ó, vem, vem a Cristo sem mais hesitar!


Este é um hino de abundante alegria. Seu autor, James Rowe, descreve a tristeza e o sofrimento que havia em sua vida antes de conhecer a Jesus, e o abismo fatal em que o mundo o atirara. Mas o tema mesmo do hino é a “sua alegria veraz”, sua razão de “constantemente bendizer a seu Deus”. Toda a pessoa que é de Jesus pode cantar este hino. Ter Cristo como Salvador e Senhor da vida é causa de verdadeira alegria, dá indestrutível contentamento e cria um desejo de “andar e viver” com Ele, de “não falhar” e de “falar sempre” dEle.

O evangelista-cantor Homer Rodeheaver publicou este hino do feliz testemunho de James Rowe em uma das suas coletâneas em 1913. Deve ter cantado o hino muitas vezes como solo nas conferências em que ele foi diretor de música.

James Rowe nasceu em 1 de janeiro de 1865 em Devon, Inglaterra. Emigrou para os Estados Unidos aos 25 anos. Casou-se com Blanche Clipper e se estabeleceu em Albany, Estado de Nova Iorque. Depois de trabalhar como ferroviário, tornou-se superintendente da Sociedade de Prevenção de Crueldade aos Animais.

Rowe era crente dedicado, sempre gostava de escrever textos para hinos. Deixou seu emprego para dedicar-se totalmente à criação de hinos e à edição de publicações musicais sacras. Como editor, cooperou sucessivamente com o Trio Music Company (Waco, Texas), A.J. Showalter Music Co. De Tennessee e James D. Vaughan Music Company, do mesmo Estado. Mais tarde, mudou-se para Wells, no Estado de Vermont, onde trabalhou como poeta com sua filha, Louise Rowe Mayhew, uma artista, na produção de cartões de felicitações. Faleceu em 10 de novembro de 1933.

Rowe aparentemente escreveu textos para mais de 19000 hinos! Aproximadamente 10 destes apareceram nos hinários evangélicos no Brasil.

Este hino é altamente cantável porque Bentley DeForest Ackley, secretário-pianista dos evangelistas Sunday-Rodeheaver por 8 anos, compôs uma melodia perfeita para sua mensagem. Ackley, compositor de mais de 3.000 melodias, tornou-se editor da The Rodeheaver Company que foi, por muitos anos, uma das maiores publicadoras evangélicas dos Estados Unidos.

Fonte: Sankey, Ira D., My Life and Story of the Gospel Hymns, Philadelphia, PA, P.W. Zieger Co.,1906, p. 279


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: