Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 204

Maravilhosa Graça

Letra e Música: Haldor Lillenas (1885-1959)

Título Original: Wonderful Grace of Jesus

Texto Bíblico: para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. (Efésios 2:7)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Maravilhosa graça! Maior que o meu pecar!
Como poder cantá-la? Como hei de começar?!
Trouxe-me alívio à alma, e vivo em toda a calma,
Pela maravilhosa graça de Jesus!

Coro:
Graça! Quão maravilhosa graça!
Como o firmamento, é sem fim!
É maravilhosa, é tão grandiosa,
Tão sublime e doce para mim!
É maior que a minha vida inútil,
Mais profunda que o imenso mar.
A Cristo vamos, pois, louvores dar!
A Deus honrar!

2. Maravilhosa graça! Traz vida perenal!
Por Cristo perdoado, vou à mansão real.
Sei que hoje sou liberto, vivo de Deus bem perto,
Pela maravilhosa graça de Jesus!

3. Maravilhosa graça! Quão ricas bênçãos traz!
Por ela Deus salvou-me, deu-me perdão e paz!
Salvo, sim, em verdade, por toda a eternidade,
Pela maravilhosa graça de Jesus!


>Este triunfante hino de gratidão a Cristo por sua maravilhosa graça foi escrito, letra e música, pelo conhecido hinista e publicador, Haldor Lillenas, em 1918, em Auburn, Illinois, EUA. Faz parte de uma grande quantidade de música que Lillenas escreveu para o evangelista-cantor, Charles M. Alexander. Lillenas deixou este relatório sobre o hino:

“Em 1917, a senhora Lillenas e eu construímos nosso primeiro pequeno lar na cidade de Olivet, Estado de Illinois. A completá-lo, havia pouco dinheiro para mobiliá-lo. Sem piano naquele tempo, eu precisava de algum instrumento. Consegui comprar um velho e asmático harmônio de um vizinho por $ 5,00. Foi neste instrumento que vários dos meus melhores hinos foram escritos, inclusive ‘Maravilhosa Graça’ “.

Apresentado pelo evangelista Homer Hammontree, numa conferência bíblica do mesmo ano, este hino foi publicado no hinário Tabernacle Choir (Coro do Tabernáculo), em 1922. Por incrível que pareça, Lillenas vendeu os direitos desta música por cinco dólares!

Haldor Lillenas nasceu na Ilha Tord, perto de Bergen, na linda região dos fiordes da Noruega, em 19 de novembro de 1885. Emigrando com sua família para os Estados Unidos ainda criança, morou no Estado de Dakota do Sul por dois anos. Depois, a família se estabeleceu em Astória, Estado de Oregon. Lillenas foi confirmado na Igreja Luterana aos quinze anos, mas converteu-se sob o ministério da Missão Peniel. Sentiu a chamada de Deus para o ministério e estudou na faculdade de Deet, em Los Angeles (hoje, Faculdade de Loma Linda, na cidade do mesmo nome na Califórnia).

Lillenas casou-se com Bherta Mae Wilson, também uma hinista. Ambos foram líderes da Igreja do Nazareno. Continuaram estudos em harmonia, contraponto e composição na Escola de Música Siegel-Myers em Chicago, Estado de Illinois. Viajou como evangelista de 1912 a 1914, e depois, pastoreou igrejas em Califórnia, Illinois, Texas e Indiana. Durante estes anos, forneceu hinos e música para coros para muitos evangelistas da época, inclusive Alexander e Hammontree.

Em 1924, Lillenas fundou a Companhia de Música Lillenas em Indianápolis, Estado de Indiana. A empresa foi comprada pela publicadora da Igreja do Nazareno em 1930, mas Lillenas continuou como editor musical por 20 anos. Este talentoso servo de Deus escreveu mais de 4.000 hinos e peças corais (letra e música), alguns dos quais são conhecidos no Brasil. Foi-lhe conferido o Doutorado em Música (honoris causa), da Faculdade Nazarena Olivet, em Kankakee, Estado de Illinois.

Wonderful Grace (Maravilhosa Graça), o nome da melodia, vem das primeiras palavras do título, tema do hino. Harold Lillenas queixou-se que geralmente, o hino é cantado ligeiro demais, “Um hino deve ser cantado duma maneira que as palavras possam ser pronunciadas sem pressa demasiada”, disse ele.

A dotada missionária Alyne Guynes Muirhead traduziu este hino para sua coletânea Antemas Celestes (1956). O seu uso se alastrou por todo o Brasil com grande entusiasmo. Foi a primeira entre cinco coletâneas publicadas pela Casa Publicadora Batista, hoje JUERP, preparadas por ela.

Bibliografia: Osbeck, Kenneth W, 101 More Hymn Stories, Grand Rapids, MI, Kregel Publications, 1985, p. 314.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: