Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 093

Precioso é Jesus Para Mim

Letra e Música: Charles Hutchinson Gabriel (1856-1932)

Título Original: He is So Precious to Me

Texto Bíblico: sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, (Filipense 3:8)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Precioso é Jesus, o meu Rei, Salvador;
A Ele somente darei meu louvor.
É fonte divina de força e vigor;
Precioso é Jesus para mim.

Coro:
Precioso é Jesus para mim,
Precioso é Jesus para mim.
É meu Redentor meu fiel Protetor;
Precioso é Jesus para mim.

2. Jesus bate à porta do meu coração,
E espera paciente, quer dar-me o perdão.
Que Seu sacrifício não seja em vão;
Precioso é Jesus para mim.

3. Preciosas promessas eu tenho do Rei;
Com Ele num lar perenal morarei;
Num reino de luz Sua face verei;
Precioso é Jesus para mim.


Este hino é característico dos Gospel Hymns e enfatiza o relacionamento íntimo entre Cristo e a pessoa que canta. Nele o cantor proclama que procura a presença dele, dá honras a ele e, principalmente, que é um celeste prazer conhecê-lo.

O apóstolo Paulo achou este conhecimento tão precioso que disse:” tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor”(Filipenses 3:8).

Charles Hutchison Gabriel nasceu no Estado de Iowa, EUA, no dia 15 de setembro de 1856. Passou seus primeiros 17 anos de vida na fazenda. Desde menino, Charles mostrou grande interesse na música. Quando sua família comprou um harmônio pequeno, ele aprendeu a tocar com muita rapidez. Aos 16 anos, Gabriel já estava ensinando em algumas escolas de canto nas igrejas. Sua fama de professor e compositor se alastrou. De 1890 a 1892, foi diretor de música da Igreja Metodista da Graça, na cidade de São Francisco, Califórnia. Depois desta época, estabeleceu-se em Chicago, Illinois, centro de publicadores evangélicos.

Charles H. Gabriel publicou o hino pela primeira vez no seu hinário Joyful Praise (Louvor Jubiloso) em 1902. Vendeu-o a Edwin Excell em 1907, que modificou a primeira estrofe e o título para He is So Precious To Me, a forma que foi traduzida.

De 1895 a 1912, Charles Gabriel publicou diversos hinários. Em 1912, se associou com a firma publicadora de Homer Rodeheaver, famoso cantor-evangelista, e ali ficou até a sua morte em 15 de setembro de 1932.

(Ver mais detalhes no H.A 535)

Não sabemos em que ano Salomão Luiz Ginsburg traduziu o hino de Gabriel para o português, mas sabemos que as suas palavras constituíram um testemunho daquele consagrado missionário que também considerou “como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, seu Senhor”.

Fonte: Hinário para o Culto Cristão – Notas Históricas, Edith Brock Mulholland (compiladora), Rio de Janeiro; JUERP, 2001.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: