Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 077

É Jesus o Salvador

Letra: Priscilla J. Owens (1829-1907)

Título Original: We Have Heard a Joyful Sound

Música: William J. Kirkpatrick (1838-1921)

Texto Bíblico: O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lucas 2:10 e 11)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Escutai a voz de Deus: é Jesus o Salvador!
0, clamai, vós filhos Seus: é Jesus o Salvador.
Proclamai com grande ardor salvação ao pecador,
Pois Jesus aqui morreu para ser o Salvador!

2. Abraçai o excelso dom: é Jesus o Salvador!
Pela cruz vos dá perdão: é Jesus o Salvador
Multidões, ó, exultai; Seu amor considerai!
Anjos Seus também clamai: é Jesus o Salvador!

3. Ó fiéis, a voz erguei: é Jesus o Salvador!
Vós, nações, louvor rendei: é Jesus o Salvador!
Salvação de graça dá, e perdão ao pecador!
Glórias mil a Deus Jeová, pois Jesus é o Salvador!


O compositor da música para este cântico é provavelmente muito mais conhecido que a autora da letra. William J. Kirkpatrick era um irlandês, nascido em 1838, e como muitos outros compatriotas herdou um talento musical e poético.

Kirkpatrick escreveu muitos cânticos sacros, tanto a letra como a música, e foi redator de “Collections of Sacred Songs“, tornando-se muito conhecido através de suas composições. Ira Sankey, usou muitos dos cânticos de Kirkpatrick no seu primeiro hinário. O mais popular nesta primeira coleção talvez seja “É Jesus o Salvador”, que ainda hoje é um grande favorito nas igrejas em muitos lugares, e no Exército de Salvação. O cântico deve muito de seu valor e popularidade à música de Kirkpatrick.

Kirkpatrick serviu durante a guerra civil, como líder de banda de pífaros do 91º Regimento da Pensilvânia. Depois foi destacado para a construção naval e por alguns anos, após a guerra, continuou ainda nesta ocupação.

Entretanto, felizmente para os cristãos em toda a parte, Kirkpatrick sofreu uma repentina mudança de coração e decidiu devotar sua vida ao serviço de Deus da melhor maneira possível – a da música. Quando morreu em 1921, com 83 anos de idade, dizem que estava sentado em sua cadeira escrevendo um cântico, e a folha caiu dos seus dedos sem vida. Foi fiel até o fim.

A força militante deste magnífico cântico chega a nós através dos anos, e tem abençoado cristãos e chamado muitos ao arrependimento.

Fonte: Histórias de Hinos e Autores – CMA – Conservatório Musical Adventista


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: