Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 072

Saudai o Nome de Jesus (2)

Letra: Edward Perronet (1726-1792)

Título Original: All Hail the Power of Jesus’ Name

Música: Oliver Holden (1765-1844)

Texto Bíblico: E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. (Apocalipse 5:11-13)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Saudai o nome de Jesus;
Ó anjos, vos prostrai.
O Filho do glorioso Deus,
Com glória coroai!
O Filho do glorioso Deus,
Com glória coroai!

2. Ó escolhida geração
Do bom e eterno Pai,
O grande Autor da salvação,
Com glória coroai!
O grande Autor da salvação,
Com glória coroai!

3. Ó perdoados por Jesus,
Alegres adorai;
O Deus de paz, o Deus de luz,
Com glória coroai!
O Deus de paz, o Deus de luz,
Com glória coroai!

4. Ó raças, tribos e nações,
Ao Rei divino honrai;
A quem quebrou os vis grilhões,
Com glória coroai!
A quem quebrou os vis grilhões,
Com glória coroai!


>Este hino apareceu pela primeira vez no “Gospel Magazine”, em 1779 e 1780, sob o título: “On the Resurrection, the Lord is King (Na Ressurreição, o Senhor é Rei), baseada em Apocalipse 19:16. Foi publicado novamente em “Occasional Verses, Moral and Sacred, Published for the Instruction and Amusemment of the Candidly Serious and Religious, 1785”.

Edward Perronet, , nascido no condado de Kent, na Inglaterra, em 1726, descendia de refugiados huguenotes franceses. Seu pai, pastor anglicano, era amigo íntimo de João e Carlos Wesley. Educado na casa pastoral por professores particulares (há dúvidas quanto a seus estudos na Universidade de Oxford), Perronet decidiu entrar no evangelismo com estes dois irmãos, sofrendo com eles a mesma violência das mãos da população. Trabalhou com os Wesleys até o tempo da separação de muitos metodistas da Igreja Anglicana, separação a que João e Carlos fizeram forte oposição. Perronet uniu-se então aos dissidentes, e pastoreou uma pequena congregação em Canterbury até a sua morte em 1792. Foi autor de diversos livros de poesia e escrituras versificadas. Dos seus hinos só este continua em uso, mas enquanto o povo cristão cantar o louvor de Cristo nesta terra, o hino de Perronet soará.

Jonh Wesley admirava Perronet e queria ouví-lo pregar. Certo dia, quando Perronet estava no auditório, Wesley anunciou publicamente que o Sr. Perronet iria pregar na manhã seguinte. Apesar de o Sr. Perronet não haver sido consultado com antecedência, sentiu-se na obrigação de aceitar. Ao subir ao púlpito disse: “Fui compelido pelo respeito que tenho ao Sr. Wesley a ocupar este lugar. Sou completamente inadequado para a tarefa, e por isto mesmo vou dar-lhes o melhor sermão que já foi proferido.” Então, leu o Sermão da Montanha sem comentários, e concluiu o culto.

Um incidente relacionado com este hino é relatado a respeito de E.P.Scott, que foi para Índia como missionário. Ele levou seu violino consigo, e enquanto visitava uma tribo assassina nas montanhas, foi repentinamente rodeado por esses nativos que apontavam suas lanças para o seu peito. Ele esperava morte instantânea e desta forma, fechou seus olhos, tomou seu violino, cantou e tocou “Saudai o Nome de Jesus”, com a melodia “Miles Lane”. Quando abriu os olhos, os nativos estavam quietos e desejosos de recebê-lo. Ele trabalhou entre eles por vários anos.

“Coronation” (Coroação) foi composta para esse texto em 1793 por Oliver Holden. É uma das mais antigas melodias de hino americanas, e apareceu no “Union Harmony”. Uma melodia igualmente boa é “Miles Lane” composta por Willian Shrubrgle.

Fonte: Histórias de Hinos e Autores – CMA – Conservatório Musical Adventista


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: