Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 070

Porque Ele Vive

Letra: Glória Sickal Gaither (1942- )

Título Original: Because He Lives

Música: William J. Gaither (1936- )

Texto Bíblico: Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. (João 14:19)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Deus enviou Seu Filho amado
Para sofrer em meu lugar;
Na cruz morreu mas vivo agora está,
Pois ressurgiu e para sempre viverá.

Coro:
Porque Ele vive, posso crer no amanha;
Porque Ele vive, temor não há
Eu sei que minha vida não será mais vã,
Pois meu futuro em Suas mãos agora está.

2. Quão grato é viver com Cristo,
E desfrutar Seu doce amor,
E certo estar de Sua proteção,
Nos dias calmos ou nas horas de aflição.

3. E quando, enfim, chegar a hora
De aqui cessar o meu viver,
Não temerei, pois Cristo vivo está,
E eu viverei , pois, vida nova me dará.


Era 1971. Estava por nascer um filhinho no lar de Bill e Glória Gaither. Que esperança havia para o seu futuro? O casal descreve os seus pensamentos:

“Embora a história tenha revelado que este mundo nunca foi muito estável, (…) parece que o nosso século tem sido especialmente um tempo de crise (…). O nosso mundo é um planeta cheio de injustiças, traição de confiança nacional e pessoal. Assassinados, tráfico de drogas, e guerra monopolizam as manchetes. Foi no meio destas incertezas que a certeza do senhorio do Cristo vivo inundou as nossas mentes perturbadas. Ao nascer nosso bebezinho, com toda a confiança em um Cristo, vive e soberano, Foi possível pegar nosso filhinho nos braços, e escrever:

Que belo é um nenezinho,
E que prazer um filho dá!
Maior prazer é ter certeza
De um feliz futuro; Cristo vivo está.
Porque vivo está, o amanhã enfrento.
Sim, vivo está, não temerei,
Pois eu bem sei que é dele o meu futuro,
E a vida vale a pena, Cristo vivo está.

Este hino vitorioso foi escolhido como “Hino do Ano” pela Associação de Música Gospel. E hoje, onde o povo cristão ergue a sua voz em louvor, em todos os continentes, ouvem-se estas palavras triunfantes.

William James (Bill) Gaither, co-autor do hino, nasceu em 1936 em Alexandria, no Estado de Indiana, EUA, Gaither, que fez bacharelado e mestrado na Faculdade Anderson, no estado de Indiana, foi professor do Segundo Grau durante seis anos. É autor e compositor prolífico de mais de 200 hinos, de cantatas e peças corais. É presidente de Gaither Music Company, que publica e promove sua música. O Trio Gaither, grupo notável constituído de Bill, Glória e seu irmão, Daniel, já gravou muitos discos, incluindo um disco de ouro. Seus concertos recebem enormes platéias. Gaither recebeu, durante seis anos seguidos, o prêmio Dove da Associação de Música Gospel, como “Hinista do Ano”. “O seu espírito manso e humilde e o calor da sua música têm feito (Bill) extraordinariamente popular em todo o país”. Os Gaithers são especialmente responsáveis por um novo estilo de canto congregacional que tem se alastrado nos Estados Unidos e no mundo.

Glória Lee (Sickal) Gaither, a esposa e colaboradora de Bill, e co-autora desse e de muitos outros hinos, nasceu no ano de 1942, em Battle Creek, Estado de Michigan, EUA. Preparou-se para o magistério, com Bacharel e mestrado em Artes, com concentração em inglês, Francês, e sociologia. Exerceu sua profissão até se dedicar de tempo integral, com Bill, no ministério de música.

RESSURECTION (Ressurreição) é o nome dado à melodia pelo casal Gaither para seu uso no hinário Baptist Hymnal, de 1975.

Bibliografia: Gaither, Bill and Gloria, in: Reynolds, William J., Companion to Baptist Hymnal, Nashiville, TN, Broadman Press, 1976, p. 78-79.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: