Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 009

Prece ao Trino Deus

Letra: Autor Desconhecido

Título Original: Come, Thou Almighty King

Música: Felice de Giardini (1716-1796)

Texto Bíblico: Graças te dou de todo o meu coração; diante dos deuses a ti canto louvores. Inclino-me para o teu santo templo, e louvo o teu nome pela tua benignidade, e pela tua fidelidade; pois engrandeceste acima de tudo o teu nome e a tua palavra. No dia em que eu clamei, atendeste-me; alentaste-me, fortalecendo a minha alma. Todos os reis da terra de louvarão, ó Senhor, quando ouvirem as palavras da tua boca; e cantarão os caminhos do Senhor, pois grande é a glória do Senhor. Ainda que o Senhor é excelso, contudo atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe. Embora eu ande no meio da angústia, tu me revivificas; contra a ira dos meus inimigos estendes a tua mão, e a tua destra me salva. O Senhor aperfeiçoará o que me diz respeito. A tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; não abandones as obras das tuas mãos. (Salmo 138)

Letra: Algumas fontes mostram o autor como “anônimo”. Outras creditam a autoria a Charles Wesley, 1757. Estes versos apareceram na Collection of Hymns for Social Worship (Coleção de Hinos para Adoração Social) de George Whitefield, em 1757.


Acompanhe o hino no Youtube


1. Ó grande e eterno Deus! Ouve-nos lá dos Céus;
Eis a oração: Vem, Pai, presente estar,
Vem, Teu poder nos dar,
Com Tua voz falar Ao coração.

2. Ó encarnado Deus, Sim, Te adoramos nós,
Bom Redentor; Vem nos purificar,
Vem nos santificar;
Dá-nos a Tua paz E o Teu amor.

3. Ó, vem, Consolador, Com tua voz falar
Ao coração; E vem em nós morar,
Consolação nos dar,
Também nos confirmar Na redenção.


A autoria deste hino ao Deus Triúno é desconhecida.Por muitos anos foi atribuída a Charles Wesley. Sabemos que o hino foi publicado pela primeira vez em uma das coletâneas de João Wesley. É um dos mais conhecidos e cantados hinos à Trindade ao redor do mundo. Enfatiza a ação particular de cada pessoa da Trindade na vida do Cristão.

Felice de Giardini nasceu em Turim, Itália,em 1716. Corista, violinista, concertista, professor, regente e empresário, Giardini atuou na Itália e Inglaterra. A Condessa de Huntington, grande incentivadora de hinistas evangélicos na Inglaterra, comissionou-o a escrever melodias para hinos. Somente a melodia Italian Hymn ainda está em uso. Giardini viajou a Moscou, Rússia, onde faleceu em 1796.

A melodia Italian Hymn foi usada pela primeira vez na Inglaterra, em 1769. Chama-se ” hino italiano” pelo fato de seu compositor ser desta nacionalidade.

Bibliografia

Paula, Isidoro Lessa de, Early Hymnody in Brazilian Baptist Churches; Its Source and Development, Fort Worth, TX, School of Church Music, Southwestern Baptist Theological Seminary, 1985, p.65


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: