Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 002

Ó, Adorai o Senhor

Letra: John Samuel Bewley Monsell (1811-1875)

Título Original: O Worship the Lord

Música: Edwin Barnes (1864-1930)

Texto Bíblico: Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra. (Salmo 96:9)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Ó, adorai o Senhor na beleza
    Da santidade, da glória e poder;
    Vinde e prostrai-vos à Sua grandeza;
    Ele é o princípio, e sempre há de ser.

2. Vinde a Seus pés, Ele é caridade,
    Grande e piedoso, tardio em furor;
    Vinde adorá-Lo por Sua bondade,
    Pela grandeza do Seu santo amor.

3. Ele criou o Universo e a Terra;
    Vinde e adorai-O com fé e oração;
    Límpida fonte de bênçãos encerra,
    Fonte de graça e de redenção.


A letra foi publicada pela primeira vez em 1863, no Hinário Hymns of Love and Praise (Hinos de Amor e Louvor). A Música no original em inglês, compõe-se de 5 estrofes, já na versão em português, de nosso hinário, há apenas 3 estrofes. A tradução para o português é de Dario Pires de Araújo.

John Samuel Bewley Monsell era filho do arcebispo de Londonderry, Irlanda, sendo ordenado como ministro em 1834 pelo colégio Trinity College em Dublin. Recebeu um posto na Inglaterra em 1853, como vigário de Egham.

Foi um hinista prolífico. Publicou onze volumes de poemas e cerca de 300 hinos. Casou-se com Anne em 1835. Seu filho mais velho Thomas morreu em 1855, aos 18 anos, em um navio que naufragou na Itália; sua filha mais velha, Elizabeth Isabella morreu em Torquay aos 28 anos de idade em 1861. Monsell morreu depois de machucar-se ao cair do teto da Igreja de São Nicolas, que estava sendo reformada, em 1875.

Edwin Barnes foi uma figura importante na Educação Adventista. Co-editor dos Hymns and Tunes (Hinos e Melodias) em 1886, e mais importante professor de música em Battle Creek College (Colégio Battle Creek); também foi considerada por muitos em Battle Creek, como o músico mais influente da cidade.

Barnes nasceu na Inglaterra, em 15 de março de 1864, mas em 1881, aos 17 anos veio para Battle Creek, Michigan (EUA) para freqüentar o colégio adventista e tocar órgão nesta instituição, tendo servido como chefe do Departamento de Música do Colégio por quase 20 anos.

Regressou à Europa 5 vezes, aonde estudou música com professores conceituados. Em sua cidade foi muitas vezes referido como “Cidadão de Primeira”. Barnes foi muito ativo nas atividades de música do Estado, servindo como presidente da Associação de Música de Michigan entre 1903 e 1923. Também formou um clube amador de música, ajudou a fundar um festival anual primaveril de música na cidade de Battle Creek, dirigiu o conservatório municipal até 1926 e foi organista e diretor do coro da Primeira Igreja Congregacional de Battle Creek. O Colégio Hillsdale, do Michigan outorgou-lhe um grau honorário de Doutor em 1920.

Como compositor, Barnes escreveu uma série de melodias, e pequenas obras para órgão. Enquanto ele se aproximava do fim de sua vida, a comunidade acadêmica, cidade e igreja prestaram-lhe inúmeras homenagens. Como sua saúde declinou, ele reduziu, depois parou sua atividade cívica. Finalmente em 1930, ele renunciou a sua posição na igreja, dois meses antes de morrer. A seu pedido, não havia música no funeral.


Colaboração: Joel Júnior em Dezembro de 2010


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: