Surdez Voluntária

por: Daniel Silva de Azevedo

Após alguns anos me acostumei a ouvir música de modo frio e analítico, buscando somente a informação musical contida ali. Tornou-se natural para mim, dar atenção somente aos aspectos relacionados ao meu instrumento, o contrabaixo.

Meus ouvidos congelaram para as emoções, para as mensagens e para o prazer de apreciar a música mais profundamente. A letra de uma canção poderia conter bobagens, desde que o meu instrumento favorito tivesse algum destaque. Só ouvia o que estava de acordo com o meu interesse.

Quando tive contato com a música cristã, ainda concentrava minha atenção no arranjo instrumental. Muitas vezes preferi ouvir somente o playback das canções, pois as mensagens cantadas sobre Jesus me deixavam inquieto, o que era um bom sinal.

Um dia ouvi algo diferente. Não havia instrumentos na música. Era uma gravação acapella, um arranjo para quatro vozes. Podia perceber a harmonia, mas não havia piano ou qualquer outro instrumento. Nunca ouvira algo assim antes, tão suave e profundo, tão rico. E a mensagem na letra da canção já não me incomodava, mas me enchia de paz. A sonoridade das vozes associada ao conteúdo da letra produzia uma atmosfera de descanso e segurança, onde pude refletir sobre Cristo e sua atuação em minha vida.

Assim acontece em outras áreas da vida. Temos uma tendência egoísta que nos fecha numa prisão de interesses pessoais e orgulho. Frequentemente nos esquecemos dos que estão à nossa volta, daqueles que nos amam e nos estimam. Nosso tempo, nossas forças e habilidades são direcionados ao “eu”. Quase sempre escolhemos assim.

Enquanto isso, há um Deus pessoal ao nosso lado, pronto a dar conforto, paz e alegria aos que O buscam com sinceridade.

“Pois Eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro. Então Me invocareis, e ireis, e orareis a Mim, e Eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e Me achareis, quando Me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29:11-13


Fonte: http://musicaecontemplacao.blogspot.com