O Ministério da Música na Igreja Local

Serviço de Cânticos Expressivo – Parte VII

por: Vasti S. Viana

O Que se Espera do Músico de Igreja?

Os músicos fazem o sagrado trabalho de um profeta no sentido de que transmitem a mensagem de Deus às pessoas (I Crônicas 25:1). O mesmo Espírito que inspirou os profetas a escreverem suas mensagens, deve inspirar os músicos ao apresentarem essa mesma mensagem ao povo de forma melodiosa.

A música dos cultos é a serva da pregação, enternecendo o coração das pessoas e concentrando suas mentes em Deus, preparando assim o terreno para a semente da Verdade que vai ser apresentada no sermão.

Como músico você deve levar em conta algumas coisas muito importantes para o total sucesso dos seus labores no Ministério da Música:

  1. Estude nas Escrituras e no Espírito de Profecia o que Deus espera dos músicos de Sua igreja.
  2. Saiba como assessorar o pastor, os pregadores e dirigentes com sua música.
  3. Conheça o que a congregação espera de seus músicos.
  4. Considere o valor do Cântico Congregacional e faça com que a igreja cante mais, com objetividade, beleza e significado.
  5. Tome tempo para escolher a música especial, preparando-a com esmero.
  6. Convoque os demais músicos para juntos se prepararem com um bom ensaio para o Serviço de Cânticos, e as músicas especiais.
  7. Escolha músicas que combinem com o assunto da pregação ou do programa.
  8. Avalie as músicas para ter certeza de que são apropriadas para o ambiente religioso, e para a reunião a qual vão servir.
  9. Conheça e enquadre-se na “Filosofia Adventista de Música” elaborada pela Organização da IASD.
  10. Procure estudar música, fazer cursos de reciclagem musical. Pratique seu instrumento ou treine sua voz. Aperfeiçoe seu talento.
  11. Procure saber onde estão os pontos de pregação em andamento e disponha-se a ir lá para cantar, e também ensinar cânticos para os interessados, seja a reunião grande ou pequena ou de apenas duas pessoas.

“Deus chama os músicos para anunciar a mensagem de salvação, preparando assim o caminho para a gloriosa segunda Vinda de Cristo. Jesus continua Sua marcha na guerra contra o mal e os músicos da igreja têm sua parte de responsabilidade nessa batalha. A igreja espera que seus músicos cumpram seu Ministério impelidos e guiados pelo Espírito de Deus” (A Música na Bíblia, pág. 99).

Lembre-se que o inimigo é músico. Ele sabe usar a música para exaltação do músico e para causar desentendimentos e controvérsias dentro da igreja. Desvie-se disso com sabedoria. Peça a Deus que o guie. Pare para pensar qual o motivo que leva você a dirigir ou exercer o Ministério da Música. Que o motivo seja o desejo de levar a igreja a adorar, louvar, e agradecer a Deus, proclamando de forma bela, cheia de amor e reverência que transborda em música.

“Que o louvor e ações de graças sejam expressos em cânticos. Quando tentados, em lugar de dar expressão a nossos sentimentos, ergamos pela fé um hino de graças a Deus. O canto é uma arma que podemos empregar sempre contra o desânimo. Ao abrirmos assim o coração à luz da presença do Salvador, teremos saúde e Sua bênção” (Ciência do Bom Viver, 218).

“Dai graças ao Senhor; invocai o Seu nome; fazei conhecidos os seus feitos entre os povos. Cantai-Lhe, cantai-Lhe louvores; falai de todas as Suas maravilhas “. (Salmos 105: 1, 2).

A seguir, mais um exemplo de Serviço de Cânticos com base em pesquisa.

Serviço de Cânticos com Pesquisa

Pergunta: O que poderei fazer para ser um cristão, uma cristã mais feliz?

Respostas:

1) Cantar mais…………………………………………………………………………….

2) Atuar mais na igreja………………………………………………………………….

3) Ajudar alguém………………………………………………………………………….

Exemplo de apresentação:

Que bom chegar à Casa de Deus para adorá-Lo e louvá-Lo pelo que Ele é e pelo que tem feito por nós. Deus valoriza tanto a música que deu a cada um de nós um instrumento – nossa voz – para que a usemos para cantar e nos alegrar na Sua presença.

O que poderei fazer para ser um cristão, uma cristã mais feliz? Poderei cantar mais! Cantemos alegremente juntos o hino 505, Somos um Pequeno Povo.

Nem todos somos capazes de realizar atos heróicos, mas todos podemos fazer algo para a causa de Deus. Vamos ajudar em pelo menos um dos diversos serviços da Casa de Deus. Vamos ser diligentes em atender aos anúncios que se fazem na igreja convidando-nos a participar das diversas atividades dos Departamentos. Cantemos o hino 322, No Serviço do Meu Rei. A nave canta a 1ª. frase e a galeria a 2ª como eco, em cada estrofe. O demais todos juntos.

O Senhor Deus deseja que sejamos cristãos felizes e poderemos ser mais felizes demonstrando bondade para com os outros. Podemos usar nossas mãos para ajudá-los em suas tarefas e aproveitar para falar-lhes do amor de Jesus. Cantemos o hino 324, Mãos.

Final: Certamente estes hinos trouxeram alegria aos nossos corações. Agradecemos sua participação ao cantar junto conosco. Lembre-se: nosso momento de cânticos será sempre neste horário. Você é nosso convidado especial.


Vasti S. Viana é professora de piano e órgão e gentilmente cedeu este artigo ao Música Sacra e Adoração

Tags: