Serviço de Cânticos Expressivo – Parte V

por: Vasti S. Viana

Descrição Bíblica do Músico de Igreja

Porventura há na Bíblia uma descrição do músico de igreja? Em uma das classes do Dr. Taylor da Andrews University, ele nos mostrou que há. Em I Samuel 16:18 (BLH), lemos que o rei Saul mandou procurar um bom musicista para tocar no palácio. Quais as características deste grande músico bíblico? Quem era ele? “Um dos empregados respondeu: Jessé, da cidade de Belém, tem um filho que é bom músico. Ele também é valente, bom soldado, fala bem, tem boa aparência, e o Deus Eterno está com ele”.

Boa Fama: Um jovem de boa fama, bom nome, sabe que deve isso aos seus pais que o prepararam para a vida, e é reconhecido a eles. Ainda que alguém não teve o apoio dos pais, os respeita, mesmo se são de origem humilde. Não importa o seu passado, você é responsável do que faz hoje para o seu futuro. Construa o seu bom nome.

Bom Músico: Davi era o melhor músico do seu país, por isso foi chamado para tocar no palácio do rei. É importante ser tecnicamente bom. A Bíblia fala em “Deus Altíssimo”, não o rebaixemos com um louvor despreparado, pobre, inexpressivo ou mal conduzido. O louvor, mesmo sendo tecnicamente bom, só é aceito quando é feito com o coração e não para exibição.

Onde Davi tocava antes de ser chamado para tocar no palácio do rei? Não há registro de que tenha sido nos melhores teatros de Belém, tampouco que tenha feito qualquer concurso. O registro é de que quando ele foi chamado encontrava-se cuidando das ovelhas do seu pai. Ele tocava no campo, só para Deus ouvir, e o fazia tocando bem e com boa técnica e beleza. Uma oferta de louvor somente para um ouvinte: Deus.

Líder Corajoso: Ele não fazia tudo o que os outros faziam. Outros poderiam até reclamar de ter de ficar sozinhos cuidando das ovelhas no pasto. Davi escolhia o que queria fazer e quando necessário se defendia com êxito. Ele amava a Deus e gostava de louvá-Lo com sua música onde quer que estivesse.

Fala Bem: Ele tinha tato, prudência e graça no falar e no agir. O músico precisa ser educado e cortês no trato com as pessoas. Em geral quem tem o dom da música é uma pessoa mais sensível, portanto deve tomar duplo cuidado para não deixar seu emocional ser afetado demasiadamente no relacionamento com outras pessoas. Davi era cuidadoso nisso. Anos mais tarde ele se descuidou e teve conseqüências muito sérias a enfrentar.

Boa Aparência: A postura e aparência dos que estão à frente impressionam de alguma forma os que os vêem. Especialmente os adolescentes procuram seguir o modelo dos seus músicos preferidos. Um dirigente de boa presença, asseado, alinhado, transparece no semblante a limpeza da alma. Uma pessoa que todos tem honra e prazer em conhecer. Você poderá desprestigiar o que faz com sua aparência descuidada, ou “dar o que falar” com aparência inadequada. Portanto cuide para ter alinho, modéstia e aspecto de quem está preparado para o que vai fazer.

O Deus Eterno Está Com Ele: Tudo pode estar aparentemente bem: boa fama, boa liderança, boa técnica, falar bem, boa aparência, mas se Deus não está com o músico, sua atuação perde o valor e a força que o Espírito Santo confere.

O musicista deve olhar para Deus, receber dEle o brilho da inspiração e motivação e transmitir isso à igreja. “Tanto os cantores como os que tocam instrumentos dirão: Todas as minhas fontes estão em Ti”, Salmos 87:7. Assim é o músico de igreja bíblico.

Tenha sempre em mente: Meu instrumento musical e minha voz devem revelar minha fidelidade a Deus. Por isso vou tocar e cantar como ao Senhor. Não existe diferença entre a minha música e a música de Deus. Só no Céu seremos perfeitos, mas com a graça de Deus estou fazendo o meu melhor no Ministério da Música de minha igreja.

Serviço de Cânticos com Pesquisa

Pergunta: Do que mais precisamos, para obter vitória em resistir às tentações do inimigo?

Respostas:

1) Da presença do Espírito Santo……………………………………………………..

2) Do poder de Deus……………………………………………………………………….

3) De orar a mais vezes a Jesus………………………………………………………..

Exemplo de apresentação:

“Alegrei-me quando me disseram vamos à Casa do Senhor” (Salmos 122:1). Saudamos a todos que chegaram para juntos louvarmos nosso Deus. O Hinário Adventista é uma rica herança de hinos. Está à disposição da Igreja para um contínuo enriquecimento espiritual, elevação e santificação do gosto dos que cantam. O cântico sagrado é um poderoso elo que nos une uns aos outros e a Deus trazendo-nos Sua paz.

Hoje à porta a pergunta foi: Do que mais precisamos, para obter vitória em resistir às tentações do inimigo? Alguns responderam que precisamos mais da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Vamos orar cantando bem suavemente o hino 155, Vive em Mim.

“Louvai ao Senhor, falai da Sua bondade, cantai a história de Seu poder. Tornai mais agradável a atmosfera que rodeia vossa vida. Louvai com o coração, com a voz, com todo ser, Aquele que é a vossa saúde, o vosso Salvador, e o vosso Deus” (Mensagens Escolhidas, 267) Vamos cantar com fervor sobre o poder de Deus no hino 33, Castelo Forte.

“Nosso Pai celestial está desejoso de derramar sobre nós a plenitude de Suas bênçãos. Como é de admirar pois, que oremos tão pouco!” (Comentário Bíblico,VII, 948). Oremos com mais freqüência e confiança! Hino 420, Oh! Que Amigo em Cristo Temos. Os instrumentos farão a introdução de todo o hino.

Final: Agradecemos sua apreciada participação, e desejamos que estas melodias tornem sua vida cristã mais cheia de significado e de poder divino para resistir às tentações.


Vasti S. Viana é professora de piano e órgão e gentilmente cedeu este artigo ao Música Sacra e Adoração