A Música na Escola Sabatina

Cada vez se acentua mais, no meio Adventista, o valor do cântico sagrado como meio de cultuar a Deus.

É no sábado de manhã que o crente sente a alma livre para galgar as alturas da comunhão, através da música. A música sacra prepara a mente os fiéis para receber a semente da Palavra. É através da música que esta semente cria raízes no coração do ser humano.

É necessário que o dirigente da música e o pianista estejam cedo na Igreja aos sábados. Eles devem chegar pelo menos 30 minutos antes do início do programa da Escola Sabatina.

Se não há ambiente para um serviço de cânticos, deve ser providenciada a música ao piano ou órgão que encorajem a fé e estimulem a devoção, até o início da Escola Sabatina. Mas o ideal é ter um serviço de cânticos.

Para a música cantada pela congregação no sábado, damos as seguintes sugestões:

Para o Regente ou Diretor de Música

  1. Escolha hinos cuja letra esteja de acordo com o assunto do programa, ou o tema da lição da semana. Por exemplo: se o assunto é louvor, use temas de louvor. Se é fidelidade, use temas de fé, etc.
  2. Cuidado com o andamento dos hinos. Não deixe a congregação “arrastar”. Não leve, também a congregação a cantar ligeiro demais, indo ao outro extremo, prejudicando a emissão das palavras. É sempre bom praticar hinos com o pianista, para ter bastante segurança ao entoá-lo com a congregação. No canto esquerdo superior de cada hino existe uma indicação do andamento do mesmo. Há hinos solenes que devem ser cantado num andamento mais lento, não arrastados, porém quando está indicado “largo”, não se pode cantar em andamento de “alegretto”. (Observação do editor deste site: Esta sugestão deve ter sido baseada no hinário antigo “Cantai ao Senhor”. No “Hinário Adventista”, infelizmente, não existe qualquer indicação de andamento.)
  3. Dirija a congregação marcando o compasso com mão, moderadamente, sustentando o mesmo andamento do começo ao fim.
  4. Dê uma explicação e cada hino antes de cantá-lo, especialmente no serviço de cânticos que precede o programa. Quando as pessoas sabem o que estão cantando, o hino recebe nova vida.
  5. Evite gesto espalhafatosos durante a regência, que tiram a atenção da mensagem e do louvor que o hino deve significar. Você pode apresentar entusiasmo de maneira natural, sem exageros na mímica.
  6. Estabeleça em sua congregação o costume de não haver conversação nem movimentação de pessoas durante os cânticos, ou na apresentação de um número musical.
  7. Jamais use o hino para preencher o tempo, como não se usa uma oração para preencher o tempo. O cantar de um hino tem uma finalidade. Não desvirtue essa finalidade.
  8. Anuncie com bastante clareza o número do hino a ser cantado. Dê tempo para todos localizarem em seu hinário.
  9. Os números especiais devem ser previamente ouvidos pelo diretor de música e devem estar em boas condições para apresentação.

Para o Pianista

  1. O seu ministério na igreja é muito importante. Esteja em sua função antes da hora.
  2. Antes de começar a tocar um hino, identifique a melodia, a tonalidade, o compasso e o andamento.
  3. Na introdução, toque uma frase musical completa, iniciando-a e concluindo-a no tom principal, para a congregação tomar conhecimento da tonalidade do hino.
  4. Toque com firmeza, mas isto não significa “bater no teclado”.
  5. Interprete o hino de uma forma espiritual e não de maneira profana. Você está prestando um culto a Deus.
  6. Acompanhe sobriamente. Os floreios podem ficar para outras ocasiões.
  7. Selecione e estude com antecedência os prelúdios, interlúdios e poslúdios, tendo em vista o motivo de cada reunião e o tema do programa. Na hora da oferta, tenha uma melodia que traduza amor, entrega, fé.
  8. Procure ter a visão do regente ao acompanhar a congregação nos hinos.
  9. Ao acompanhar os hinos, use maior ou menor intensidade, de acordo com o tamanho da congregação e da sala ou recinto do templo.
  10. Ao tocar, use o mesmo andamento do começo ao fim, observando os sinais de expressão que o hino sugere, sem alterar demais o andamento.
  11. Faça arranjos com o dirigente de música com bastante antecedência, para combinarem juntos como vão usar a música.
  12. Evite tocar na hora da oração. A concentração da congregação deve estar voltada para Deus e não para o piano nessa hora.
  13. Ensaie com antecedência ao acompanhar algum solista.

O talento musical, usado para a glória de Deus, emoldura o da Igreja com beleza, arte e graça. Dê o melhor de si para o serviço Deus. Você vai sentir-se mais perto do céu.

Música Especial

Na Escola Sabatina, em geral, usa-se um ou dois números especiais, no máximo. Lembre-se de que o principal objetivo da Escola Sabatina é o estudo da Palavra. Não é hora para concertos musicais. O número especial poderá ser vocal ou instrumental. O importante é que seja em executado e esteja de acordo dom o tema da lição.

As pessoas que foram apresentá-los, logicamente estarão sobriamente vestidas, para não chamar atenção para si e sim para a mensagem da música.


Fonte: Texto fornecido pelo Departamento da Escola Sabatina.