A Influência da Música Sacra na Educação Adventista

por: Pr. Hélio Santiago Ferreira

Durante toda a história da educação adventista, a música sacra tem se mostrado como uma força positiva na arte de ensinar e salvar. Apesar de a educação cristã buscar novos métodos e estratégias para enfrentar os desafios presentes neste século, a música continua sendo um dos maiores elementos pedagógicos no processo de desenvolvimento do ensino.

O Pseudo-reavivamento religioso, associado ao complexo emaranhado de conceitos e valores amorais e antiéticos, vem tentando constantemente corromper a música religiosa contemporânea, de tal maneira que uma grande maioria dos cristãos não consegue mais distinguir e desassociar os elementos sacros dos profanos. Mesmo dentro deste contexto, de padrões e princípios divinos alterados pelo despertamento do espiritualismo disfarçado, aliados a doutrinas filosóficas que pregam o misticismo e a dúvida como a única atitude racional, Deus não limitou a iluminação musical ao período de homens talentosos dos séculos passados, como Lutero, Bach, Beethoven, Handel, entre outros, mas continua conduzindo homens e mulheres a imprimirem na mente de crianças, juvenis, adolescentes, jovens, adultos e idosos, as verdades eternas através da música sacra.

A Educação adventista agrega muitos destes músicos e através deles vários elementos tem contribuído na eficácia da música em nossas diversas escolas, colégios, centros universitários e universidades ao redor do planeta. Dentre eles, gostaria de destacar quatro aspectos.

1. Corais e Orquestras.

A Formação de corais e orquestras e a participação em quartetos, trios, duetos e solos vocais e instrumentais, tem possibilitado o desenvolvimento de inúmeros talentos musicais em nossas escolas, que por sua vez têm se destacado nos principais sistemas de comunicação adventista, não somente na América do Sul, mas em todo o mundo. Conservatórios, concursos municipais, estaduais e nacionais, e diversos projetos de produções musicais receberam, e continuam usufruindo o grande potencial de nossos alunos.

Outro fator positivo que tem colaborado para o reconhecimento da sociedade religiosa e secular da boa música sacra adventista é a freqüente participação musical em programas escolares, como feiras culturais, programas para mães e pais, concertos, audições, apresentações musicais, encontros e festivais de corais e sábados da educação. Sem contar a crescente procura de cursos, nas diversas áreas da música, como composição, regência, instrumento e técnica vocal, por nossos jovens estudantes, não só em nossas escolas, como em grandes universidades espalhadas pelo mundo.

2. Evangelismo, Decisões e Batismos.

Juntamente com as aulas de ensino religioso, capelas, semanas de oração, semanas de reavivamento espiritual, semana santa, aconselhamento pastoral, estudos e classe bíblicas e as séries de evangelismo, a música, como resultado da atuação direta do Espírito Santo, vem atingindo as mentes e os corações dos alunos, possibilitando o entendimento do processo da salvação, para que possam aceitar Jesus Cristo, Sua vida, obra, ministério e sacrifício expiatório.

Muitas vidas foram, são e enquanto estivermos neste mundo de pecado, sempre serão transformadas pelo poder divino que existe na música sacra. A maior prova disso são os vários relatos de alunos que decidiram estar ao lado de Deus, impulsionados por cânticos de louvor que aprenderam a amar em suas escolas.

3. Formação do Caráter.

Cada música que se encontra dentro dos princípios bíblicos, quando entoada nos cultos, capelas, semanas especiais ou em ensaios dos grupos musicais, traz consigo mensagens de boas-novas do evangelho, consistência doutrinária, fortalecimento da fé, sentido de adoração, comunicação da esperança da breve volta de Jesus e do ânimo espiritual frente às provações. Em momentos de conflito contra o mal, o Espírito de Deus relembra as diversas linguagens poéticas, aliadas a construções harmônicas, melódicas e rítmicas, que se transformaram em músicas que apresentam Jesus Cristo como a única resposta para todos os problemas existenciais dos seres humanos. Estes louvores além de passarem a fazer parte da existência dos alunos, auxiliam na construção de um caráter sólido e verdadeiro.

4. Instrumento de Salvação.

Cremos que educar é redimir. Portanto, a música sacra, ao acompanhar lado a lado a trajetória da educação cristã, se apresenta como um instrumento de salvação para todas as pessoas que, diretamente ou indiretamente, estão ligadas ao ministério do ensino.

Através destes aspectos conseguimos visualizar o poder da música sacra nestes 110 anos da existência da educação adventista. Muitos estão sendo alcançados pela influência do ministério da música em nossas escolas. Os resultados desta obra só Deus e a Eternidade sabem.


O Pr. Hélio Santiago Ferreira é pastor distrital da IASD e músico, atuando em Barra Mansa / Associação Rio de Janeiro Sul. Os editores do Música Sacra e Adoração agradecem a colaboração por meio deste artigo.