A Música na Adoração – Introdução

por: Adrian Ebens

Música e adoração têm se tornado, cada vez mais, fontes de acirrados debates e controvérsias. Muitas igrejas adventistas já se dividiram por causa deste assunto e muitas outras estão lutando com ele. Uma geração está clamando por mudança e significado. Muitos neste debate não têm compromisso com suas posições, as quais freqüentemente foram desenvolvidas com base no gosto e preferência pessoais. Os problemas são especialmente aparentes na área de diretrizes e princípios. Quais diretrizes deveriam ser usadas na área de música e adoração? Deveríamos ter alguma diretriz? Este é o problema de que trata este documento. A fim de facilitar a tarefa de encontrar uma solução para este problema, existem duas questões que precisam ser tratadas neste documento. Primeiro, existem implicações morais envolvidas na música? Segundo, se respondemos que sim, então quais fontes deveriam nos informar as diretrizes a serem usadas pela igreja? O propósito deste documento é investigar estas duas questões e sugerir respostas que possam fornecer um modelo viável para a música e adoração na igreja local.

Existe um grande número de pressupostos, os quais precisam ser afirmados já desde o princípio, de forma que o leitor possa ter ciência da direção de onde vieram os argumentos deste documento, bem como para onde eles vão. Primeiramente, este documento não está trabalhando a partir de uma hipótese inicial. Uma hipótese inicial levaria a uma apologia e não a uma investigação. Este documento seguirá uma metodologia indutiva, a qual buscará encontrar respostas às questões levantadas pelo propósito deste documento, pela síntese de dados relevantes ao assunto. Em segundo lugar, este documento é escrito dentro do contexto da cosmovisão cristã adventista do sétimo dia. Tal cosmovisão vê a responsabilidade da humanidade para com Deus e a Bíblia como uma fonte vital para qualquer investigação. Qualquer pesquisa tem as suas limitações e este estudo não é uma exceção a esta regra. Primeiramente, como parte do meu estudo, uma pesquisa de campo será realizada. A pesquisa foi limitada às igrejas urbanas devido a fatores de tempo e acessibilidade. Outra área que será tratada neste estudo é a história do uso da música na igreja. Esta investigação será limitada ao período desde a Reforma até o século XX, uma vez que este período de tempo é o que apresenta a maior significância no contexto da IASD. Dentro dos propósitos e dos pressupostos deste documento está a intenção do autor de discutir a questão da moralidade em relação à música. Isto será feito brevemente na segunda seção. As quatro seções seguintes compreenderão as fontes que fornecerão a base para as diretrizes a serem sugeridas para a música e a adoração. Estas fontes serão as Escrituras, a razão, a experiência e a tradição, conforme derivadas do “Quadrilátero Wesleyano” (1), e então haverá um breve capítulo conclusivo. Começamos nossa investigação estudando o relacionamento entre a humanidade e as artes.


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