Apostilas

O Culto – Capítulo 8

por: Rev. Onézio Figueiredo [1]

Conjunto litúrgico

Numa Igreja que exercita o sacerdócio geral de todos os homens, a liturgia é função de muitos e ação de todos, não de alguns clérigos privilegiados. Assim, a Igreja possui um “conjunto litúrgico” bem definido, composto de: Ministros (presbíteros docentes e regentes), diáconos, líderes dirigentes, cantores, coral, instrumentistas. Este conjunto harmônico dirige o serviço litúrgico do qual toda a comunidade participa por meio do responso: Cânticos, leituras responsivas, leituras uníssonas, orações e recitações credais.

O trabalho diaconal durante o culto faz parte dele como componente necessário da liturgia, que é também diaconia. O Culto a Deus é diacônico por excelência.


Notas:

[1] O presente texto foi escrito por um Reverendo da Igreja Presbiteriana. Por este motivo, o leitor encontrará algumas referências relacionadas ao culto de domingo, ou ainda alguns temas diretamente vinculados a esta denominação religiosa. Apesar deste detalhe, os editores do Música Sacra e Adoração compreendem que a leitura do texto do Reverendo Onézio Figueiredo é de suma importância para o contexto da adoração e do culto a Deus na Igreja Adventista do Sétimo Dia, justificando assim esta publicação.


Fonte: www.monergismo.com


Capítulo 9

Escolher outro capítulo

Tags: