Conselhos Sobre Música e Adoração – Parte 2

Propósito da Música

Organizado por: Leandro Dalla Bernardina Santos

“O povo do advento, qual peregrino neste mundo, avança em direção a um mundo melhor. O futuro parece irromper já no presente; pois seu coração transborda de júbilo, e sua experiência se reflete em seus cânticos.

(Leia: Salmos 150:1 / Efésios 5:19 / Colossenses 3:16)

Embora não se questione a importância da música na experiência cristã, discussões têm surgido quanto ao critério de sua seleção. Deveríamos entoar apenas nos hinos tradicionais do cristianismo ou poderíamos acompanhar também a evolução musical de nossos dias? É a escolha da música uma questão individual ou existem critérios a serem seguidos?” (Alberto R. Timm, Diretor do Centro de Pesquisas Ellen G. White em ‘Conselhos sobre Música’)

A música, originalmente concebida por Deus, deveria ser utilizada de maneira especial, atendendo a santos propósitos. Se concordamos em que Deus é o mesmo, deveríamos concordar também que estes propósitos continuam sendo válidos. Ellen White cita alguns:

Uma arma contra o desânimo – vivemos num mundo cheio de aflições, do qual gostaríamos de fugir o quanto antes. Passamos por inúmeras dificuldades e as tentações são constantes. A música é de grande auxílio para que continuemos caminhando e não esmoreçamos;

“Caso houvesse muito mais louvor ao Senhor, e muito menos repetição de desânimos, muito mais vitórias seriam obtidas.” (WHITE – Carta 53, 1896)

Para imprimir verdades espirituais – a música é um forte instrumento para abrir os corações à ação do Espírito Santo e neles imprimir as verdades eternas;

“O canto é um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com verdades espirituais. Com freqüência, através das palavras de um cântico sagrado, fontes de arrependimento e fé têm brotado.” (WHITE- Review and Herald, 6 de junho 1912)

Para conservar a experiência cristã – as verdades espirituais impressas no coração através da música são guardadas por toda a vida e relembradas em momento oportuno. Ellen White nos aconselha a ensinarmos nossos filhos através dos cânticos;

“A noitinha e pela manhã uni-vos aos vossos filhos no culto de Deus, lendo Sua palavra e cantando Seu louvor. Ensinai-os a repetir a lei de Deus. Os israelitas eram ensinados acerca dos mandamentos: ‘E as intimarás (as palavras) aos teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.’ Conseguintemente, Moisés dirigiu os israelitas a porem as palavras da lei em música.

Se era essencial que Moisés incorporasse os mandamentos em canto sagrado, de modo que, enquanto caminhavam pelo deserto, os filhos aprendessem a cantar a lei verso por verso, quão essencial é, no tempo atual, ensinar a nossos filhos a palavra de Deus! Vamos nós em socorro do Senhor, instruindo nossos filhos a observarem os mandamentos ao pé da letra. Façamos tudo quanto nos é possível para fazer música em nosso lar, para que Deus possa aí entrar.” (WHITE – Review and Herald, 8 de setembro de 1904)

Para afastar o inimigo – “Vi que cantar para a glória de Deus freqüentemente afastava o inimigo, e que louvar a Deus o derrotava e nos concedia a vitória” (WHITE – Mensagens Escolhidas, vol.3, 332)

“Vi que diariamente devemos nos erguer e manter domínio sobre os poderes das trevas. Nosso Deus é poderoso. Vi que o cântico que glorifica a Deus afasta, com freqüência, o inimigo e que louvar o Senhor o derrotaria e nos daria a vitória.” (WHITE – Carta 5, 1850)

Outros propósitos podem ser citados (ARAÚJO – Música, Adventismo e Eternidade, 40):

  • Glorificar a Deus
  • honrar a Deus e ao Cordeiro
  • beneficiar a igreja
  • exercer influência para o bem
  • estimular a santidade e a espiritualidade
  • libertar da idolatria, entre outros

Mas será que a música em nossos dias tem sido utilizada para alcançar tais propósitos? Ou será que os nossos próprios propósitos têm sido evidenciados acima dos objetivos de Deus? A Bíblia afirma que o povo de Deus tem perecido por falta de conhecimento. Tal afirmação torna-se ainda mais verdadeira quando direcionamos o nosso foco para a música na igreja. A linha de separação entre o certo e o errado é tão tênue que nos é difícil percebê-la sem estudo e oração.

Deus nos deixou orientações importantes, através de sua Palavra e de seus servos, que nos mostram qual direção seguir. Nunca seremos capazes de produzir um louvor tão perfeito quanto o das cortes celestiais, mas podemos conhecer as características do louvor que Deus espera de Seus filhos, e praticá-lo. A decisão é inteiramente minha e sua.



Capítulo 3

Escolher outro capítulo