Conselhos Sobre Música – Capítulo 9

por: Ellen G. White

Testemunho a Um Sensível Regente de Coro
(Uma Mensagem de Conselho Abordando Muitas Facetas da Música e do Músico)


Foi-me mostrado o caso do irmão S______ que seria um fardo na igreja a menos que cultivasse uma relação mais próxima com Deus.

Ele é vaidoso. Se seus atos são questionados, ofende-se. Se julgar que preferem outro a ele, sente-se injuriado… .

O irmão S______ possui bom conhecimento musical, mas sua formação em música foi do tipo a adequar-se mais ao palco do que ao solene culto de Deus. O cântico faz parte do louvor a Deus em uma reunião religiosa tanto quanto o ato de falar, e qualquer excentricidade ou peculiaridade cultivadas atrai a atenção do povo e destrói a impressão séria e solene que deveria resultar da música sagrada Qualquer coisa excêntrica no canto deprecia a seriedade e caráter sagrado do serviço religioso.

Movimentos corporais são de pouco proveito. Tudo o que está ligado, de alguma forma, com o serviço religioso deve ser digno, solene e impressivo. Deus não se agrada quando ministros que professam ser representantes de Cristo, representam-No tão mal como se fossem arremessar o corpo em atitudes de representação, gesticulando de modo indigno e vulgar, apresentando movimentos grosseiros e reles. Tudo isso diverte e despertará a curiosidade daqueles que desejam ver coisas estranhas, empolgantes e bizarras, mas não elevará a mente e o coração daqueles que as testemunham.

Pode-se dizer o mesmo do canto. Assumis atitudes não dignas. Pondes todo o volume e potência de voz que podeis. Abafais os acordes mais suaves e as notas de vozes mais harmoniosas que a vossa. Esse movimento corporal e a voz alta e estridente não faz harmonia àqueles que ouvem na Terra e aos que ouvem no Céu. Este canto é deficiente e não aceitável a Deus como melodia suave, doce e perfeita. Não há tais exibições entre os anjos como as que tenho visto algumas vezes em nossos cultos. O coro dos anjos não apresenta notas estridentes e gesticulações. Seu canto não irrita o ouvido. É suave e melodioso e flui sem o esforço que eu tenho presenciado. Não é forçado e estridente exigindo exercícios físicos.

O irmão S______ não se dá conta de quantos se divertem e repudiam isso. Alguns não conseguem reprimir pensamentos não muito sagrados e sentimentos de leviandade ao ver os movimentos grosseiros durante o canto. O irmão S______ exibe-se. Seu canto não tem influencia para subjugar corações e tocar sentimentos. Muitos assistiram aos cultos e ouviram as palavras da verdade proferidas do púlpito que convenceram e solenizaram suas mentes; no entanto muitas vezes o modo como o canto foi conduzido não aprofundou a impressão produzida. A exibição e contorções do corpo, a aparência desagradável da melodia forçada pareciam tão fora de lugar para a casa de Deus, tão cômicas, que as solenes impressões produzidas nas mentes foram removidas. Os pensamentos daqueles que crêem na verdade não permanecem tão elevados como antes do canto.

Tem sido muito difícil lidar com o caso do irmão S______ . Ele tem se portado como uma criança indisciplinada e mal educada. Quando seus atos são questionados, em vez de tomar a reprovação como uma benção, ele deixa que seus sentimentos o julguem melhor, torna-se desencorajado e não faz nada. Se ele não puder fazer tudo como quiser, do seu modo, não ajudará de modo nenhum. Ele não se tem empenhado diligentemente na obra de reformar suas maneiras, mas tem-se abandonado a sentimentos obstinados que separam os anjos dele e atraem anjos maus ao seu redor. A verdade de Deus recebida no coração principia uma influencia santificante e refinadora na vida.

O irmão S______ pensa que o canto é quase a coisa mais importante do mundo e que ele possui um jeito grandioso e importante de realizá-lo. Vosso canto está longe de deleitar o coro angelical. Imaginai-vos no coro de anjos, levantando vossos ombros, enfatizando as palavras, movimentando vosso corpo e dando volume máximo a vossa voz. Que espécie de concerto e harmonia haveria com tal exibição diante dos anjos?

A música é de origem celeste. Há grande poder nela. Foi a música da multidão de anjos que comoveu o coração dos pastores nas planícies de Belém e alcançou o mundo. É na música que nossas orações sobem a Ele que é a personificação da pureza e harmonia. Será com música e cântico de vitória que os remidos finalmente receberão a recompensa imortal.

Há alguma coisa peculiarmente sagrada na voz humana. Sua harmonia e sua influência cativante e celestial excede todos os instrumentos musicais. A música vocal é um dos dons de Deus ao homem, um instrumento que não pode ser sobrepujado ou igualado quanto o amor de Deus abunda na alma. Cantar com espírito e compreensão é também uma grande contribuição aos serviços devocionais na causa de Deus.

Como esse dom tem sido rebaixado! Se santificado e refinado realizaria um grande bem removendo barreiras de preconceito e comovendo corações endurecidos pela descrença, sendo um meio para a conversão de almas. Não é suficiente conhecer os rudimentos do canto; porem, aliado ao conhecimento, deve haver tal ligação com o Céu que anjos possam cantar através de nós.

Vossa voz tem soado na igreja tão alta, tão estridente, acompanhada ou realçada por vossas gesticulações de modo algum elegantes, que os acordes mais suaves e harmoniosos e a música mais semelhante à angelical não podem ser ouvidos. Tendes cantado mais para os homens do que para Deus. À medida que vossa voz se eleva em altos acordes acima da congregação, tendes ficado a pensar na admiração que despertais. Deveras tendes ideias elevadas sobre o vosso canto que pensastes algumas vezes em serdes remunerado pelo exercício de vosso dom.

O amor ao elogio tem sido a mola mestra de vossa vida. Isso é insignificante para um cristão. Desejais ser amimado e elogiado como uma criança. Tendes muito a contender com vossa própria natureza. Tem sido um árduo trabalho para vós superar vossos hábitos naturais e viver uma vida santa e abnegada. – Manuscrito, 5, 1874 (topo)


Escolher outro capítulo