Conselhos Sobre Música – Capítulo 8

por: Ellen G. White

Os Músicos

8.1 Desejo de Exibição
8.2 Cantando Para Exibir-se – Conselho a um Líder da Música
8.3 Música que Ofende a Deus
8.4 Cerimônia e Ostentação
8.5 Música Aceitável a Deus


8.1 Desejo de Exibição

Entretenimentos musicais que, se fossem conduzidos adequadamente não fariam mal, são, com muita freqüência, uma fonte de dano. No presente estado da sociedade, com padrões morais tão baixos, não apenas dos jovens mas dos idosos e experientes, há um grande perigo de se tornar descuidado e dar atenção especial a favoritos criando assim inveja, ciúmes e suspeitas más. O talento musical encoraja freqüentemente orgulho e desejo de exibição e os cantores pouco pensam em louvar a Deus. Em vez de levá-los a lembrar-se de Deus, leva-os a esquecê-Lo com freqüência. – Carta 6a, 1890. (topo)

8.2 Cantando Para Exibir-se – Conselho a um Líder da Música

Fui dirigida a alguns de vossos ensaios, e fui levada a ler os sentimentos que existiam no grupo, sendo vós a pessoa preeminente. Havia mesquinhos ciúmes e invejas, ruins suspeitas e maledicências. . . O culto de coração é o que Deus requer; as formas e o culto de lábios são como o metal que soa e o címbalo que retine. Vosso canto visa a exibição, não louvar a Deus com o espírito e o entendimento. O estado do coração revela a qualidade da religião do que professa piedade. – Carta 1a, 1890; Evangelismo, p. 507). (topo)

8.3 Música que Ofende a Deus

Exibição não é religião nem santificação. Coisa alguma há mais ofensiva aos olhos de Deus, do que uma exibição de música instrumental, quando os que nela tomam parte não são consagrados, não estão fazendo em seu coração melodia para o Senhor. A mais aprazível oferta aos olhos de Deus, é um coração humilhado pela abnegação, pelo tomar da cruz e seguir a Jesus.

Não temos tempo agora para gastar em buscar as coisas que agradam unicamente aos sentidos. É preciso íntimo esquadrinhar do coração. Necessitamos, com lágrimas e confissão partida de um coração quebrantado, aproximar-nos mais de Deus; e Ele Se aproximará de nós. – Review and Herald, 14 de novembro de 1899; Evangelismo, p. 510). (topo)

8.4 Cerimônia e Ostentação

Aparelhamento faustoso, ótimo canto e música instrumental na igreja não convidam o coro angélico a cantar também. À vista de Deus estas coisas são como galhos da figueira infrutífera, que só mostrava folhas pretensiosas. Cristo espera frutos, princípios de bondade, simpatia e amor. Estes são os princípios do Céu, e quando se revelam na vida de seres humanos, podemos saber que Cristo, a esperança da glória, está formado em nós. Pode uma congregação ser a mais pobre da Terra, sem música nem ostentação exterior, mas se ela possuir esses princípios, os membros poderão cantar, pois o gozo de Cristo está em sua alma, e esse canto podem eles oferecer como uma oblação a Deus. – Manuscrito 123, 1899. (topo)

8.5 Música Aceitável a Deus

A música só é aceitável a Deus quando o coração é consagrado, e enternecido e santificado por suas facilidades. Muitos, porém, que se deleitam na música não sabem coisa alguma de produzir melodia ao Senhor, em seu coração. Estes foram “após seus ídolos”. – Carta 198, 1899. (topo)


Capítulo 9 Escolher outro capítulo