Conselhos Sobre Música – Capítulo 7

por: Ellen G. White

Música Secular

7.1 Atributos da Música Secular Aceitável
7.2 Bela Música Instrumental na Cervejaria ao Ar livre Suíça [*]
7.3 Um Concerto Indescritível


7.1 Atributos da Música Secular Aceitável

Por cerca de uma hora a neblina não se dissipava e o sol não conseguia penetrá-la. Os músicos (no navio), que deviam desembarcar naquele local, entretinham os impacientes passageiros com música bem apresentada e bem selecionada. Ela não feria os sentidos como na noite anterior, mas era suave e realmente gratificante aos sentidos porque era harmoniosa. – Carta 6b, pp. 2 e 3. (Escrita ao desembarcar na Nova Zelândia em fevereiro de 1893). (topo)

7.2 Bela Música Instrumental na Cervejaria ao Ar livre Suíça [*]

Na mesma noite houve linda apresentação musical e fogos de artifício próximos ao outro lado da rua. Há uma grande cervejaria ao ar livre que pertence e é mantida pela cidade. Seu jardim é muito atraente com flores, arbustos e árvores nobres, proporcionando uma sombra agradável. Há assentos que acomodam centenas e pequenas mesas ovais postam-se diante desses bancos; a mais bela música instrumental é tocada pela orquestra. – Manuscrito 33, 1886.

[*] Em alguns países da Europa como a Alemanha, Áustria e Suíça, o povo tem por tradição o hábito de freqüentar parques públicos exuberantes, principalmente na primavera e verão. Nesses locais há as tradicionais cervejarias (equivalentes às nossas lanchonetes) onde as pessoas são servidas em mesas dispostas ao ar livre e podem apreciar belos concertos musicais. Cumpre ressaltar nesta passagem da vida da Sra. White, por ocasião de sua visita à Europa de 1885 a 1887, o ponto em questão que é a música instrumental harmoniosa aliada à beleza do jardim público e não a cervejaria, em si. – (Nota do Tradutor). (topo)

7.3 Um Concerto Indescritível

Estamos ouvindo um concerto indescritível. Nove estão cantando – holandês, alemão ou francês, não sei dizer em que língua. As vozes são simplesmente esplêndidas, muito agradáveis. Acho que é a companhia de uma escola dominical em excursão. – Carta 8, 1876. (topo)


Capítulo 8 Escolher outro capítulo