Conselhos Sobre Música – Capítulo 4

por: Ellen G. White

Atributos Indesejáveis

4.1 Guinchando as Palavras Sagradas de Hinos de Louvor
4.2 Sem Algaravia ou Dissonância
4.3 Cantar com Espírito e Entendimento


4.1 Guinchando as Palavras Sagradas de Hinos de Louvor

A música forma uma parte do culto de Deus nas cortes do alto. Devemos esforçar-nos em nossos cânticos de louvor, por aproximar-nos o mais possível da harmonia dos coros celestes. Tenho ficado muitas vezes penalizada ao ouvir vozes não educadas, elevadas ao máximo diapasão, guinchando positivamente as palavras sagradas de algum hino de louvor. Quão impróprias essas vozes agudas, estridentes, para o solene e jubiloso culto de Deus! Desejo tapar os ouvidos, ou fugir do lugar, e regozijo-me ao findar o penoso exercício.

Os que fazem do canto uma parte do culto divino, devem escolher hinos com música apropriada para a ocasião, não notas de funeral, porém melodias alegres, e todavia solenes. A voz pode e deve ser modulada, suavizada e dominada. – Signs of the Times, 22 de junho de 1882; Evangelismo, pp. 507 e 508. (topo)

4.2 Sem Algaravia ou Dissonância

Vi que todos devem cantar com o espírito e com o entendimento também. Deus não se agrada de algaravia e dissonância. O correto é sempre mais grato que o errado. E quanto mais perto o povo de Deus puder aproximar-se do canto correto, harmonioso, tanto mais é Ele glorificado, a igreja beneficiada, e os incrédulos favoravelmente impressionados. – Testemunhos para a Igreja, vol. 1 p. 146. (1857). (topo)

4.3 Cantar com Espírito e Entendimento

Não contrateis músicos mundanos, se é possível evitá-lo. Reuni cantores que cantem com o espírito e com o entendimento também. A exibição extraordinária que por vezes fazeis, pode acarretar desnecessária despesa, que os irmãos não devem ser solicitados a satisfazer; e verificareis que, depois de algum tempo, os descrentes não quererão dar dinheiro para atender a estes gastos. – Carta 51, 1902; Evangelismo, p. 509. (topo)


Capítulo 5 Escolher outro capítulo