O Ministério Levítico e a Influência do Humanismo na Música Evangélica Contemporânea

por: Rubens Ciqueira

Introdução

Quando olhamos para a História de modo mais amplo, percebemos quais os acontecimentos que marcaram a sua época e conseguiram transpor a barreira das eras, influenciando de forma decisiva aquilo que se vive posteriormente.

Por isso a nossa intenção é mostrar os impactos sofridos hoje, fruto de algo que teve origem no passado, mais que com sua força tem destroçado várias áreas da Igreja. A nossa abordagem, no entanto, será focada no impacto que a filosofia humanista tem exercido sobre a música evangélica Contemporânea.

Compreendemos que toda análise tem que ter como ponto de partida algo que seja padrão e acima de tudo em se tratando do tema em questão, mostrar a posposta de Deus com relação à música de adoração. Por isso, faremos um paralelo entre o ministério levítico e a música contemporânea colocando como background o humanismo, que ao nosso entender foi o divisor de águas de forma mais contundente, que durante séculos vem enraizando suas filosofias no meio da igreja.

Qualquer pesquisa sobre a música de adoração evidencia um renovado interesse neste assunto nos últimos dias. A grande força motora para a transferência de membros entre igrejas já não é mais o aspecto doutrinário, geográfico ou o ensino bíblico mais o estilo de adoração e culto. Algumas igrejas têm descoberto o poder da música, para manipulação das pessoas e utilizado-a como “arma” fundamental para atrair mais “adeptos”. Percebemos uma música para consumidores e não para adoradores.

Cremos que o assunto é de extrema relevância e de igual seriedade. Por isso a nossa intenção não é dar uma palavra final sobre o assunto mais, suscitar uma discussão e um possível retorno à proposta bíblica. Entendemos que é preciso despertar o mais rápido possível e tomarmos uma postura de certa forma até “radical”, para frear um trem desgovernado que se chama: Secularização.


Fonte: Publicado originalmente em http://www.textosdareforma.net


Primeira parte – Capítulo 01

Escolher outro capítulo