Teoria Musical Online – Intervalos – Tons e Semitons

No sistema de afinação que usamos, conhecido como “Afinação Temperada”, a oitava é dividida em doze notas. A distância ou a diferença na freqüência entre cada uma dessas notas é conhecida como semitom. No teclado do piano, existe a distância de um semitom entre as teclas que são adjacentes:

Um tom equivale a dois semitons. Todas as teclas brancas do teclado que estão separadas por uma tecla preta estão à distância de um tom inteiro. As teclas que não estão separadas por uma tecla preta estão à distância de meio tom, ou seja, um semitom:

As notas correspondentes às teclas brancas do teclado [contando-se a partir da nota à esquerda do conjunto de duas teclas pretas, conforme indicado na figura abaixo] são chamadas de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. [Após esta seqüência, inicia-se uma nova oitava, e os nomes das notas se repetem.] Estas notas são chamadas de notas naturais. Podemos alterá-las em um semitom ascendente com um sustenido (#) ou descendente com um bemol (b). Uma tecla preta, por exemplo a que está entre o Dó e o Ré, pode ser considerada como um Dó alterado de forma ascendente com um sustenido ou um Ré alterado de forma descendente com um bemol:


Próxima Parte

Índice de Intervalos

Índice do Curso


Fonte: Music Theory Web, © de José Rodríguez Alvira
Traduzido e publicado com autorização do autor