Teoria Musical Online – Acordes – Acordes de Sexta Aumentada

Teoria >> Acordes >> Acordes de Sexta Aumentada

Há pelo menos três tipos de sexta aumentada: a Sexta Italiana, a Sexta Francesa e a Sexta Alemã. Esses acordes são geralmente usados para se alcançar o acorde dominante ou da tônica em segunda inversão quando se executa uma cadência em escalas maiores e menores.

A Sexta Italiana

O acorde de sexta italiana é formado no quarto grau, geralmente na primeira inversão. A fundamental é elevada meio tom criando um intervalo de sexta aumentada com o baixo.


(Sexta Italiana, Lá menor)

No caso de escala maior, a terça do acorde deve também ser alterada, de forma que tenha as mesmas alterações da escala menor. Por isso se diz que este acorde é emprestado da escala menor. Isso também se aplica à outros acordes de sexta aumentada e à Sexta Napolitana.


(Sexta Italiana, Lá Maior)

A Sexta Francesa

O acorde de sexta francesa é formada no segundo grau. É um acorde de sétima. Comumente usado na segunda inversão. Sua terça é elevada meio tom para se construir um intervalo de sexta aumentada com o baixo:


(Sexta Francesa, Lá menor)


(Sexta Francesa, Lá Maior)

A Sexta Alemã

O acorde de sexta Alemã é construído no quarto grau. É um acorde de sétima, comumente usado na primeira inversão. A fundamental é elevada meio tom, formando um intervalo de sexta aumentada com o baixo:

Para aprender mais acerca de acordes de sexta aumentada clique aqui (material em Inglês).


Próxima Parte

Índice de Acordes

Índice do Curso


Fonte: Music Theory Web, © de José Rodríguez Alvira
Traduzido e publicado com autorização do autor