Teoria Musical

Teoria Musical Online – Acordes – Identificando Tríades

A rapidez e segurança na identificação das tríades é um requerimento indispensável para poder analisar e entender a música que interpretamos ou ouvimos. Portanto, é importante desenvolver essa habilidade. Para isso é necessário dominar a identificação de intervalos intervalos, principalmente terças e quintas.

Usando nosso conhecimento sobre intervalos, podemos identificar tríades rapidamente. Uma maneira de fazer isso é classificar a terça e depois a quinta. A seguinte tabela mostra a combinação dos intervalos característicos de cada tipo de tríade:

Tríade Terça Quinta Exemplos
Maior Maior Justa
menor menor Justa
diminuta menor diminuta
aumentada Maior aumentada

 
Pode-se também identificar duas terças que constroem o acorde. A tabela abaixo mostra a combinação dos intervalos característicos de cada tipo de tríade:

Tríade 1ª Terça 2ª Terça Exemplos
Maior Maior menor
menor menor Maior
diminuta menor menor
aumentada Maior Maior

 
Alternativa para Identificação de Tríades

Se conhecemos bem o tipo de tríade construído sobre cada grau da escala podemos usa este conhecimento paraa identificar rapidamente as tríades.

Alguns exemplos:

Acorde de Ré Maior ou Tríade Maior de Ré. Aqui, a tonalidade é Sol Maior. O acorde é formado sobre o quinto grau da escala. Tríades construídas sobre o quinto grau de escalas maiores são tríades maiores.

Acorde de Dó Menor ou Tríade Menor de Dó. Neste exemplo, a tonalidade é Sib Maior. O acorde é formado sobre o segundo grau. Tríades construídas sobre o segundo grau de escalas maiores são sempre tríades menores.

Acorde de Dó# Maior ou Tríade Maior de Dó#. Neste caso, há duas maneiras de se identificar o tipo da tríade:

1. Podemos imaginar que a tonalidade é de Lá Maior. Uma tríade construída no terceiro grau de uma escala maior é uma tríade menor; porém, neste caso, a terça do acorde é uma terça maior pois está aumentada em meio tom. Portanto, é uma tríade maior.

2. Podemos também imaginar que a tonalidade é Fá# menor. Mi# é característico das escalas menores harmônicas e melódicas. Em ambos os casos, o acorde construído no quinto grau é maior.


Próxima Parte Índice de Acordes Índice do Curso

Fonte: Music Theory Web, © de José Rodríguez Alvira
Traduzido e publicado com autorização do autor

Tags: