Relação Entre as Tonalidades

A relação entre as tonalidades se dá pela semelhança ou proximidade entre elas. A semelhança mais importante é que as tonalidades relativas possuem os mesmos acidentes fixos em sua armadura de clave.

Tons Relativos

  • C <==> Am
  • Db <==> Bbm
  • D <==> Bm
  • Eb <==> Cm
  • E <==> C#m
  • F <==> Dm
  • Gb <==> Ebm
  • G <==> Em
  • Ab <==> Fm
  • A <==> F#m
  • Bb <==> Gm
  • B <==> G#m

Observando a aula Tonalidade e Escalas – Definições você poderá notar que as Tonalidades relativas são idênticas às Escalas relativas.

Tonalidades Vizinhas

As Tonalidades vizinhas são aquelas que compartilham um mesmo tetracorde e possuem sonoridade mais próxima, pois possuem seis notas iguais e apenas uma diferente. Cada tonalidade possuirá duas outras vizinhas, uma ascendente outra descendente.

Veja exemplos abaixo:

Veja que Dó Maior tem como vizinho ascendente Sol Maior e como vizinho descendente Fá maior. Observe os tetracordes que são compartilhados por eles e que diferença entre eles é de apenas uma nota (sib em Fá Maior e fá# em Sol Maior).

Veja outros exemplos:

As tonalidades vizinhas se encontram justamente nas conexão das tonalidades através dos tetracordes (aula Escala Maior III).

Ciclo das Quintas e Ciclo das Quartas

O Ciclo das Quintas e o Ciclo das Quartas são a progressão das notas separadas pelo intervalo de uma quinta justa ascendente  (Ciclo das Quintas) ou de uma quarta justa ascendente (Ciclo das Quartas). Alguns autores tratam este assunto falando de um ciclo único, formado por notas separadas por três tons e meio, sendo que, neste caso, serão quintas, se forem vistas no sentido ascendente ou quartas, se forem vistas no sentido descendente.

Estes ciclos são muito úteis como ferramenta auxiliar para definição dos acidentes fixos nas escalas maiores. O Ciclo das Quintas definirá os acidentes “sustenidos” e o Ciclo das Quarta definirá os acidentes “bemóis”.

Ciclo das Quintas

Partindo-se da Escala de Dó Maior, a partir da Quinta ascendente teremos a Escala de Sol Maior. Na nova Escala, colocando-se um sustenido no Grau VII, neste caso o F, teremos Fá sustenido (F #), ou seja, nesta Escala, o acidente fixo é F#. Nesta nova Escala (Sol Maior), a partir da Quinta ascendente teremos a Escala de Ré Maior. Na nova Escala, mantendo-se o Fá Sustenido e colocando-se um sustenido no Grau VII, neste caso o C, teremos Dó sustenido (C #), ou seja, nesta escala os acidentes fixos são F # e C# e assim sucessivamente. Ao final teremos os sete possíveis sustenidos e sua ordem de incidência, ou seja, F# / C# / G# / D# / A# / E# / B#.

Escala ou
Tonalidade Maior
Qtde. de
Acidentes
Sustenidos
Dó (C) 0
Sol (G) 1
Ré (D) 2 Fá / Dó
Lá (A) 3 Fá / Dó / Sol
Mi (E) 4 Fá / Dó / Sol / Ré
Si (B) 5 Fá / Dó / Sol / Ré / Lá
Fá sustenido (F#) 6 Fá / Dó / Sol / Ré / Lá / Mi
Dó sustenido (C#) 7 Fá / Dó / Sol / Ré / Lá / Mi / Si

Ciclo das Quartas

O Ciclo das Quartas, para a identificação da seqüência de incidência dos bemóis, é análogo ao Ciclo das Quintas, porém, aplicando a Quarta Ascendente para formar as Escalas e colocando-se um bemol nos Graus IV de cada Escala, partindo-se da Escala de Dó Maior. Assim, ao aplicar a Quarta Ascendente à Escala de Dó Maior, teremos a escala de Fá Maior. Na nova Escala, colocando-se um bemol no Grau IV – neste caso, o Si – teremos Si bemol (Bb), ou seja, nesta Escala, o acidente fixo é Bb. Nesta nova Escala (Fá Maior), a partir da Quarta Ascendente, teremos a Escala de Si bemol Maior. Nesta nova Escala, mantendo-se o Si bemol (que agora é a Tônica da nova Escala) e colocando-se um bemol no Grau IV – neste caso, o Mi – teremos Mi bemol (Eb), ou seja, nesta escala os acidentes fixos são Bb e Eb, e assim sucessivamente. Ao final teremos os sete possíveis bemóis e sua ordem de incidência, ou seja, Bb / Eb / Ab / Db / Gb / Cb / Fb.

Escala ou
Tonalidade Maior
Qtde. de
Acidentes
Bemóis
Dó (C) 0
Fá (F) 1 Si
Si bemol (Bb) 2 Si / Mi
Mi bemol (Eb) 3 Si / Mi / Lá
Lá bemol (Ab) 4 Si / Mi / Lá / Ré
Ré bemol (Db) 5 Si / Mi / Lá / Ré / Sol
Sol bemol (Gb) 6 Si / Mi / Lá / Ré / Sol / Dó
Dó bemol (Cb) 7 Si / Mi / Lá / Ré / Sol / Dó / Fá

É interessante observar que a seqüência de incidência dos sustenidos é inversa à dos bemóis e vice-versa. Isto ajuda a decorá-las.


Observação: A seção Ciclo das Quintas e Ciclo das Quartas foi alterada e ampliada do original por sugestão de Flávio Fernandes


Próxima Parte

Voltar ao índice