Escala Maior III

Seqüência de Tetracordes

Como vimos na aula anterior (Escala Maior II) o que chamamos de tetracorde é a seqüência de quatro notas em intervalos de Tom, Tom e Semitom. A seqüência de tetracordes é a conexão em escala entre eles, como ocorre na escala maior, onde existem dois tetracordes em seqüência, separados um do outro em um tom.

Considerando o conexão central entre os tetracordes de Dó e Sol, que são os únicos que não possuem nenhuma alteração (# e b), a partir daí podemos começar a construir uma seqüência de tetracordes ascendentes e descendentes.

Esta aula será importante para podermos entender e criar conceito das relações entre as tonalidades, por isso será importante uma boa compreensão para dar seqüência às próximas aulas.

Exercício

Partindo do exemplo abaixo construa uma seqüência usando todos os tetracordes relacionados na tabela da aula anterior.

Lembre-se sempre que os intervalos entre as notas do tetracorde são de: tom- tom-semitom e que a regra é não repetir e nem pular notas e a conexão entre os tetracordes é de um tom.

Exemplo:

  • Mib Fa Sol Lab
  • Sib Do Re Mib
  • Fa Sol La Sib
  • Do Re Mi Fa
  • Sol La Si Do
  • Re Mi Fa# Sol
  • La Si Do# Re
  • Mi Fa# Sol# La# … *

As observações que devem ser feitas:

1. * A conexão entre o tetracorde de Dó e Sol será considerado o ponto central de equilíbrio (os dois são os únicos que não apresentam acidentes) porque todos as tetracordes na seqüência ascendente vão apresentar acidentes sustenidos e todos os tetracordes na seqüência descendentes irão apresentar acidentes bemóis.

2. A seqüência dos tetracordes forma a seguinte progressão:

Fab – Dob – Solb – Reb – Lab – Mib – Sib – Fa – Do – Sol – Re – La – Mi – Si – Fa# – Do# – Sol#

Obs.: Procure decorar esta progressão que ela será muito importante para a os próximos estudos.

3. A cada seqüência de dois tetracordes teremos uma escala diatônica maior e que um tetracorde é compartilhado por duas escalas. Por exemplo: A escala de Dó Maior é formada pelo segundo tetracorde de Fá Maior e pelo primeiro tetracorde de Sol Maior, compartilhando estes tetracordes entre elas na seqüência, assim como a escala de Ré Maior é formada pelo segundo tetracorde de Sol maior e pelo primeiro tetracorde de Lá Maior. Desta maneira as escalas vão se conectando. Veja exemplo abaixo:


Fonte: http://www2.uol.com.br


Próxima Parte

Voltar ao índice