Teoria Musical

Aula 10 – Escrita para Metais

por: Célio Murilo do Nascimento

Trataremos agora da escrita para metais, um grupo bem extenso em com grandes possibilidades de extensão e sonoridade rica e variada.

Primeiramente é importante que definamos e identifiquemos as funções de cada um do grupo, embora todos possam figurar como solista.

Conhecendo os elementos aos quais utilizaremos nesse grupo.

  • Trompetes
  • Trompas
  • Trombones
  • Tuba

Trumpete ou Trompete

Instrumentos de som agradável similar à corneta, porem mais definido e afinado, devido às muitas válvulas à ele adaptadas.

Excelente solista, de boa extensão e com som brilhante e envolvente.

Trompa

Instrumento que embora da família dos metais tem som mais aveludado, porém com boa intensidade sonora. Bom solista, mas à ele devem se evitar serem confiados grandes trechos com notas muito longas. Excelente acompanhador.

Trombone

Instrumento de boa sonoridade, equivale ao grave do trompete, porem com mais volume sonoro. Muito bom para completar harmonias e trabalhar em naipe com trompetes e trompas.

Tuba

E o baixo dos metais, é o instrumento que atinge as notas mais graves neste grupo. Nada impede que eventualmente figure com solista.

Da escrita.

Os solos podem figurar em qualquer um desses instrumentos porém aqui trataremos os solos nos trompetes e trompas, e os demais serão meros acompanhantes.

A hierarquia dos instrumentos será como citada acima.

Pensaremos em um grupo formado por 2 trompetes, 2 Trompas, 2 Trombone, e 1 Tuba.

Pensemos em uma melodia qualquer:

Para entender como comporemos cada parte:

Os dois trompetes, trabalharão em intervalos consonantes, de 3ª 5ª e 6ª de acordo com a harmonia.

Em seguida trataremos de compor o baixo, pois ele guiará nossa harmonia.

Usaremos agora as trompas onde houver necessidade de maior apoio tanto melódico quanto harmônico.

Os trombones serão usados para hora reforçar a melodia, hora para compor a harmonia, quando necessária, e para descansar as trompas.

Podem ser feitas harmonização em bloco, usando a mescla de instrumentos.

Isto depois de transposto:


Nota: Os editores do Música Sacra e Adoração agradecem ao internauta Ricardo Bittencourt pela informação sobre o autor deste curso.


Fonte: Scribd


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