Saúde Vocal para Cantores – Parte 1

por: Ana Calvente

Saúde Vocal

Quando pensamos numa pessoa com saúde vocal, imaginamos que aquele indivíduo encontra-se num equilíbrio de saúde física e mental que o deixará em condições para produzir a sua melhor voz. Se esta já e uma situação ideal para qualquer falante, para os cantores esta é uma condição imprescindível! Lembre de todas as vezes que você teve que cantar e não estava se sentindo muito bem, levemente gripado ou apenas cansado….

É importante ressaltar que a saúde vocal estará sempre relacionada ao estado geral do indivíduo, uma vez que todo o corpo colabora com a produção da voz e da fala.

O termo saúde vocal (ou higiene vocal) refere-se aos cuidados que cada indivíduo deve ter com a sua voz para prevenção de qualquer alteração vocal bem como a manutenção da qualidade desta voz. Embora partam de princípios básicos comuns, esses cuidados devem ser pensados individualmente, pois cada pessoa será sensível a cada um deles de forma diferente.

Para mapear quais são os fatores que prejudicam ou beneficiam a sua voz, você deve partir de uma simples, porém importante, observação pessoal. Quais são os fatores que estão sempre presentes quando você tem algum problema de voz? Eles podem ser desde os mais óbvios: fumo, drogas, esforço vocal, alergias, até razões menos conhecidas como alterações que surgem devido a problemas gástricos, hormonais, ou mesmo porque você faz algum esforço desnecessário quando fala. Da mesma forma, aumentar a quantidade de água que você bebe por dia ou tomar cuidado com sua alimentação podem trazer benefícios à sua voz, você sabia?

Algumas vezes o cantor já apresenta alterações vocais: aquela rouquidão que está persistindo ou a percepção de perda de agudos e/ou graves na extensão. É difícil perceber quando exatamente estes processos se iniciam e muitas vezes você acaba achando que isso é normal e vai passar logo, não é? Pois saiba que com uma rouquidão de mais de duas semanas você já pode desconfiar que as coisas não vão bem! Nesses casos o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista, que poderá diagnosticar se existe alguma alteração física e/ou funcional em suas pregas vocais (cordas vocais), receitar algum remédio, se for o caso, ou encaminhá-lo para um trabalho terapêutico com um fonoaudiólogo.

Acredito que a situação ideal para o cantor é, aliado a este auto-conhecimento, ter sempre profissionais competentes orientando sua formação. Todo o cantor deve ter um professor de canto, e deve passar por uma avaliação com um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo pelo menos uma vez por ano.

Por ser este um assunto tão extenso, será divido em partes, e nos próximos artigos, estes fatores que podem afetar sua voz serão apresentados. Isto vai ajudá-lo a entender um pouco mais como funciona a sua voz e o que você pode fazer por ela!


Ana Calvente é fonoaudióloga e cantora.


Próxima Parte