Postura Correta

por: Alexandre Santos

Todos nós temos que ter uma posição ou uma postura correta para ficarmos quando estamos diante de um público, platéia ou em qualquer outro lugar que possam ter pessoas nos assistindo ou observando. Nossa postura é de muita importância, pois através dela é que podemos nos comunicar melhor com as pessoas. Se você estiver em pé, procure deixar os pés afastados para que toda estrutura muscular possa estar relaxada. Se estiver sentindo tensão em alguma parte do corpo é sinal de que você não está relaxando por completo.

Para você, profissional ou amador da voz, é importante saber que as regiões da clavícula e do pescoço são os pontos que tenciona mais facilmente. Sendo assim, não deixe o pescoço nem a clavícula tencionar, pois comprometerá a respiração e a sonoridade.

Para os cantores dançarinos, manter os pés afastados e a coluna alinhada é fundamental para evitar tensão no costo-external e nas panturrilhas. Se for somente dançarino, eu recomendo que faça alongamento antes de entrar no palco para que os músculos respondam bem aos movimentos contínuos.

Quando estiverem coam as duas mãos livres, use-as para se comunicar com o público, e evite ficar com os braços parados e com o tronco imóvel. Use sempre braços e pernas como ferramenta de expressão.

Para aqueles que cantam sentados deixe a coluna alinhada para que o seu diafragma e a coluna abdominal possam trabalhar tranqüilamente sem atrapalhar o andamento respiratório e sonoro. É importante que os pés ou o pé fique encostado inteiramente no chão para não tencionar a planta do pé nem a panturrilha.

Seguindo essas orientações, o seu rendimento e aproveitamento serão mais satisfatórios.


Fonte: Vidanova Music