Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 71: Como fazer para cantar e tocar ao mesmo tempo? Uma coisa atrapalha a outra?

Diana Goulart: Pergunta 71: Como fazer para cantar e tocar ao mesmo tempo? Uma coisa atrapalha a outra?Musicalmente, pode até ajudar. É uma interação perfeita entre voz acompanhamento! Mas é preciso que você esteja muito à vontade com os dois instrumentos – senão, um desvia a atenção do outro.

Em termos técnicos, é preciso descobrir uma postura confortável ao mesmo tempo para o instrumento e para a voz. O pescoço e os ombros devem ficar livres de tensão, mas numa postura elegante – não deixe os ombros ficarem caídos para a frente. A cabeça se movimenta com naturalidade, permitindo que você olhe para a platéia e para os outros músicos. Não fique o tempo todo olhando para o seu instrumento – isso criaria um distanciamento entre você e o público. E, é claro, nem pense em cantar lendo a partitura do instrumento. Isso você faz nos ensaios, não no show.

E por falar nisso, procure ensaiar primeiro o instrumento, sem cantar, depois a voz, sem tocar. Quando você juntar as duas coisas, o resultado vai ser muito melhor!


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,