Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 57: Porque minha voz fica horrorosa quando eu gravo?

Diana Goulart: É bem possível que você esteja usando um equipamento inadequado para gravar. Fazer uma boa gravação de voz exige um bom microfone, uma mesa de som (mixer) com bons recursos para equalização, periféricos como compressores e efeitos, além de caixas acústicas que reproduzam o som com fidelidade. E o mais importante: é preciso saber pilotar toda esta parafernália tecnológica com eficiência.

Outro fator importante é que você está habituado a ouvir sua voz vindo “de dentro” de você – ou seja, você ouve o som da sua voz conduzido pelo ar e também conduzido pelos ossos da face, o que modifica a sua percepção. Na gravação, você escuta apenas a voz vindo “de fora”. Tente gravar com maior frequência – isto permitirá que você aprenda a ouvir sua voz desta nova forma.

Mas talvez você realmente precise aprimorar o seu timbre vocal. O caminho você já sabe: trabalhar a técnica vocal com exercícios regulares.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,