Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 50: Dó maior fica muito alto. Posso cantar em dó menor?

Diana Goulart: Esta pergunta, que ocorre com freqüência, indica que você está fazendo confusão entre vários conceitos como tom, maior e menor, alto e baixo. Então vamos por partes.

Você pensou certo: se a música está muito alta, ou muito baixa, vamos mudar o tom. Assim ela ficará mais confortável para a sua voz.

No entanto, o fato de ser um tom maior ou menor não tem nada a ver com a altura da música. Se você leu as perguntas anteriores, já sabe como funciona a questão da transposição, e também entendeu a mecânica de encontrar um tom adequado para cada música do repertório de cada cantor.

Um tom maior tem uma estrutura melódica diferente de um tom menor. Eu não posso transpor uma música de um tom maior para um menor nem vice-versa, pois se eu fizesse isto estaria modificando a música, tornando-a irreconhecível, quase criando uma outra composição. Você tem toda a liberdade para tocar uma música em qualquer tom, contanto que respeite as características da composição – inclusive o fato de ser maior ou menor.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,