Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 46: Mas porque eu desafino?

Diana Goulart: Vamos examinar algumas casos de desafinação (13):

Caso 1 você tenta cantar junto com o CD, mas não alcança todas as notas (claro, o cantor deve ter uma extensão diferente da sua!) e, na tentativa de imitá-lo, você força a voz e… desafina.

Por que isto acontece? Cada instrumento pode tocar uma gama determinada de notas; um contrabaixo não pode tocar as mesmas notas que uma flauta. O mesmo acontece com as vozes humanas: cada uma tem uma extensão própria. Você não pode cantar todas as notas do mundo!

Caso 2 você não conhece direito a música, ou aprendeu errado.

Neste caso, você modifica a melodia apenas porque pensa que a música é assim. Basta aprender a forma correta para resolver o problema.

Caso 3 o seu violonista (ou pianista) só sabe (ou só quer) tocar a música no “tom original” (14), que por acaso é totalmente inadequado para a sua voz.

Voltamos ao mesmo problema do item 1.

Caso 4 você não tem o hábito de ouvir, concentradamente e com toda a atenção, todos os detalhes da melodia: só presta atenção na letra.

Neste caso é preciso desenvolver uma escuta mais aprimorada, em que você passe a ouvir todos os instrumentos. Um exercício para começar: escolha uma música que você já conhece. Escute a gravação, mas tente não prestar atenção no cantor: concentre-se num instrumento – por exemplo a bateria, ou o piano, ou o violão. Tente seguir mentalmente tudo que este instrumento está fazendo; se conseguir, tente imitá-lo. Faça isso com vários instrumentos, um de cada vez, e depois volte a prestar atenção no cantor. Percebeu a diferença?

Como você vê, existem soluções diferentes para cada tipo de desafinação. Os casos em que não se consegue nenhum progresso existem, mas são raros.


(13) Um estudo completo sobre a desafinação vocal se encontra em SOBREIRA, 2002

(14) Ver as perguntas relacionadas a “tom”


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,