Pergunta 43: Posso tomar sorvete? Beber água gelada? Refrigerante?

Diana Goulart: Isto depende da sensibilidade ou da resistência de cada pessoa para cada um destes itens. Algumas pessoas sentem dor de garganta ou ardência depois de beber um gole de água gelada; outras tomam litros de sorvete e bebem água geladíssima sem serem afetadas.

Como regra geral, deve-se evitar os gelados durante as aulas de canto e apresentações, e também algumas horas antes e algumas horas depois. Mas no dia-a-dia, tudo vai depender da sua reação individual: se não afeta a sua voz, pode beber à vontade.

Quanto aos refrigerantes, existe um outro problema além da temperatura gelada: o gás. Principalmente se você tem tendência a ter refluxo, não experimente cantar logo depois de um copo – ou vai ter que cantar com a desagradável sensação de que o gás pode “voltar” ruidosamente a qualquer momento.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração