Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 29: Vou precisar fazer aula de canto por toda a vida?

Diana Goulart: Não. A aula de canto é necessária para que você consiga reconhecer sua maneira de emitir a voz. Se você já tem consciência de como seu corpo se comporta ao cantar e consegue evitar as condutas de esforço, pode praticar em casa sozinho. Esta prática é que deve ser feita sempre. Nem todo mundo gosta de fazer exercícios sem o acompanhamento de um professor – por isto é comum que as pessoas prefiram manter a aula de canto por longos períodos.

Você precisa praticar por tanto tempo quanto queira estar “em forma”. Trata-se de um treinamento – comparável, por exemplo, à prática da musculação. Enquanto você quiser ter músculos definidos, você vai ter que fazer seus exercícios em casa (se tiver muita disciplina e determinação) ou freqüentar regularmente a academia de ginástica. Se alguém descobrir outra maneira, por favor, me avise!


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,