Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 23: Existe algum programa de computador que ensine a cantar?

Diana Goulart: Existem programas de computador que auxiliam no aprendizado de canto. Um bom exemplo é o programa Band-in-a-Box, que gera arranjos a partir de cifras dadas (é preciso ter conhecimento de teoria musical e harmonia para usar este programa). Com ele você dispõe de uma “banda virtual” para estudar e ensaiar.

Mas aprender a cantar exige a interação com um ser humano (ao menos no atual estágio de desenvolvimento tecnológico). Envolve um modelo, envolve crítica, comentários, sugestões e exemplos a partir do que ocorre num dado momento.

A informática é uma ferramenta muito poderosa, mas é apenas isso. O computador, sozinho, não faz nenhuma descoberta, nem cria nenhuma forma de arte (embora às vezes ele nos dê esta impressão). Um processador de texto não faz poesia, um software gráfico não retrata uma paisagem, um sequenciador não cria um tema musical. Estes aplicativos são excelentes auxiliares, que facilitam muito a expressão e a produção artística. Quanto maiores o seu conhecimento e a sua criatividade, mais você poderá aproveitar os programas disponíveis.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,