Pergunta 22: Existe algum livro que ensine a cantar?

Diana Goulart: Existem livros que trazem informações importantes sobre a voz e que são úteis para todos os cantores (espero que este seja um deles!). Você também encontra ótimos livros sobre História da Música, biografias de cantores e livros sobre improvisação, arranjo e composição. São fontes preciosas de informação sobre o canto. Mas para aprender a cantar, você precisa vivenciar o canto. Precisa praticar com alguém que faça comentários construtivos sobre a sua performance.

É comparável a aprender, por exemplo, a jogar futebol. Você pode (e deve) ler sobre a história do jogo, a evolução das regras e das técnicas de preparação dos atletas; mas para aprender a jogar, você precisa entrar em campo!

No livro “Higiene Vocal – cuidando da voz”, (8) você encontra conceitos básicos sobre a produção vocal e conselhos para proteger a sua voz. Há boas sugestões também no livro

“260 Dicas para o cantor popular” (9).

O livro “Por Todo Canto” (10) traz CDs com 40 vocalises gravados em diversos ritmos (bossa-nova, blues, samba, reggae e outros). Ele tem por objetivo complementar os seus estudos, oferecendo uma forma fácil e divertida para treinar a técnica aprendida nas aulas com o seu professor.

Mas nenhum livro substitui o cuidado ao vivo por um bom profissional da área. Se você quer realmente preparar a sua voz para cantar, procure um professor de canto. Se for o caso, ele irá encaminhá-lo para um fonoaudiólogo ou para um otorrinolaringologista.


(8) BEHLAU, Mara e PONTES, Paulo, Ed. Revinter

(9) SANDRONI, Clara, Ed.Lumiar

(10) GOULART, Diana e COOPER, Malu, 2002.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite http://www.dianagoulart.com


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração