Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 16: O estudo de canto pode mudar as características da minha voz?

Diana Goulart:O estudo de canto popular deverá enfatizar as melhores características da sua voz. Você poderá fazer pequenos ajustes na forma de produzi-la, ou seja, na sua conduta vocal; (5) mas isso não vai modificar a sua identidade sonora. O cantor popular procura ter uma voz única, personalizada, fácil de ser reconhecida.

Se você tiver algum problema vocal importante, como, por exemplo, uma voz sempre rouca, ou muito trêmula, ou excessivamente anasalada, então procure um profissional competente (um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista, conforme o caso) para um trabalho paralelo.

Você estuda canto para proteger seu aparelho fonador, (6) diminuindo o esforço para cantar e garantindo boa voz por muitos e muitos anos. Com isso você amplia seu potencial vocal, trabalhando todos os aspectos da voz. (7) Seu repertório poderá ser mais diversificado, pois você conhecerá novos recursos vocais; mas tudo isto pode ser feito respeitando o seu estilo e características pessoais.

Ao conquistar maior domínio sobre a produção da sua voz, você ficará mais à vontade para dar asas à interpretação, ganhando assim em espontaneidade.


(5) Ver BRANDI, 2002, p. 45 – 100

(6) Os órgãos responsáveis pela produção da voz, incluindo a laringe, as pregas vocais, as cavidades de ressonância e a musculatura diretamente envolvida no processo.

(7) Por exemplo, a extensão, a articulação, a flexibilidade, a afinação.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,