Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 15: Como posso saber qual o som da minha voz?

Diana Goulart: Uma forma simples (embora possa parecer meio estranha) é cantar virado para um canto de parede. Isto cria uma espécie de concha acústica, que amplifica o som e faz você ouvir mais intensamente a sua voz.

Outra prática muito útil é o uso do microfone e caixas de som. Depois de aprender bem uma música, cante-a usando acompanhamento (se possível) e microfone. Esta é a realidade da música popular, e você precisa se habituar a ouvir sua voz na situação real em que ela vai ser usada.

Mas o melhor método para conhecer bem sua voz é fazer gravações com frequência. Procure gravar cantando as músicas do seu repertório. Para isso você não precisa de um estúdio profissional: basta ter um equipamento razoável e saber operá-lo. Se possível, peça a um amigo pianista ou violonista para gravar também o acompanhamento no tom escolhido, ou use um programa de computador como o Band-in-aBox. (4)


(4) Ver o artigo “A Informática e o Estudo de Canto” ou o website ou www.pgmusic.com


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,