Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 13: Quais os tipos de música que eu posso cantar?

Diana Goulart: Você deve cantar as músicas das quais você gosta. Estas são as músicas que você conhece bem, e tem vontade de estudar. Cante o que lhe dá prazer. Mas fique atento para não se fechar em um único estilo: não tenha receio de experimentar diversos tipos de música. Aumente seu repertório – assim, você terá mais opções para escolher.

Existem alguns fatores que favorecem ou dificultam a execução das melodias; nem todo mundo pode cantar igualmente bem todas as músicas. É isto que torna o canto uma experiência tão fascinante! Experimente cantar em diversos estilos. Grave. Ouça. Compare. Conheça a sua voz, sua interpretação.

Algumas pessoas são naturalmente dotadas de um tipo de voz que se adapta melhor a um determinado estilo e não a outros; mas isto não deve ser visto como uma limitação absoluta. Ao contrário, encare as dificuldades como desafios e você estará motivado a superar estas barreiras.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,