Pergunta 12: A técnica vocal prejudica a interpretação?

Diana Goulart: Não, pois a técnica vai sendo aos poucos internalizada. O objetivo do estudo de canto é ter a técnica totalmente resolvida – ou seja: respiração, relaxamento, postura, emissão, etc. devem estar completamente automatizadas, de tal forma que elas façam parte da produção normal da sua voz. As questões técnicas não podem ocupar a sua mente durante a performance, nem podem atrapalhar a execução da música. O cantor precisa se concentrar na mensagem, nos sentimentos que deseja expressar. Já pensou que horrível subir ao palco preocupado com a respiração no final “daquela” frase, ou com “aquela” nota mais aguda?

É por isso que o tempo de treinamento de um cantor é longo – não basta aprender a usar bem a voz, é preciso que o corpo, os músculos, o aparelho fonador se acostumem a se comportar de uma maneira especial. E também é por isso que precisamos sempre transferir a técnica usada nos exercícios para as músicas do repertório – se não, você vai ter uma voz “técnica” para fazer exercícios e uma outra voz “normal” para cantar. Ora, o normal para o cantor é a técnica.

Se você quer cantar realmente bem não deve ficar ansioso por resultados rápidos e notáveis: ao contrário, o melhor da história é descobrir prazer no próprio processo de aprimoramento. Em cada aula você vai fazendo pequenos progressos, encontrando um jeito melhor de emitir uma frase, inventando uma forma mais expressiva de cantar um verso, experimentando enfatizar esta ou aquela palavra ou tentando cantar uma frase inteira sem respirar no meio.

O objetivo do estudo é fazer o aluno “se esquecer” da técnica – e isso só acontece quando a técnica se torna orgânica, passando a fazer parte do seu modo natural de falar e cantar. Esta é a técnica que atua a favor da expressão artística, ou seja, da interpretação. Procure encontrar exercícios interessantes que estimulem o apetite pelo aprendizado e aceite o desafio da persistência.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite http://www.dianagoulart.com


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração