Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 10: Eu tenho que estudar técnica vocal antes de poder cantar minhas músicas?

Diana Goulart: Não. (2) A técnica vocal serve exatamente para você cantar. Por isso, a melhor maneira de adquirir uma boa técnica vocal é combinar exercícios e músicas. Assim você poderá aplicar os progressos técnicos às músicas do seu repertório. Estudar canto, em meu entender, consiste em desenvolver a técnica vocal, a musicalização (3) e o repertório (interpretação).

Se você está começando e ainda não tem muitos recursos vocais, escolha músicas que não apresentem muitas exigências vocais; mas é importante que você use a técnica vocal para cantar, e não para ficar apenas fazendo exercícios. Isso me parece desestimulante e contraproducente.

Mesmo se sua voz apresenta problemas, ou está muito despreparada, existem formas de aplicar a técnica vocal estudada a pequenos trechos de músicas adequadas às suas possibilidades vocais, para tornar o aprendizado mais proveitoso e divertido.


(2) Há controvérsias, mas expresso aqui a minha opinião.

(3) A musicalização é um conjunto de práticas que ajudam a desenvolver o “ouvido” musical.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,