Pergunta 08: Para que serve a teoria musical?

Diana Goulart: Estar familiarizado com a teoria e com os conceitos musicais é uma grande vantagem para qualquer músico profissional ou amador.

Por exemplo, fica mais fácil aprender músicas novas. Do mesmo jeito que você escreve a letra das músicas para facilitar o aprendizado, você pode consultar a partitura para ajudar a memorizar a melodia, para entender uma passagem mais difícil ou para se lembrar de um trecho qualquer da canção.

Este conhecimento também facilita a comunicação com músicos – você vai falar a mesma linguagem que eles, participar mais ativamente nos ensaios, entender as sugestões e as brincadeiras.

Você também vai poder anotar suas idéias musicais para uma nova interpretação, ou um lembrete com uma “dica” para um trecho difícil. Além disso, o domínio da linguagem musical aguça a sua percepção para detalhes cada vez mais sutis das músicas que você escuta – ou seja, você vai se tornar um ouvinte mais especializado.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite http://www.dianagoulart.com


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração