Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 05: Por que algumas pessoas cantam tão bem sem nunca terem estudado?

Diana Goulart: Algumas pessoas são excepcionalmente dotadas de talento para a música vocal. Há pessoas assim em todas as artes, e também nos esportes e nas ciências. São os grandes gênios.

Estas pessoas têm a habilidade de extrair uma enorme quantidade de informações a partir do mundo que as cerca. Outros têm a criatividade tão efervescente que sua produção artística ou científica parece não depender de qualquer influência externa: são pioneiros, inventores, descobridores. No outro extremo, vemos algumas pessoas que estudam muito, a vida toda, e fazem pouco progresso.

Você, assim como a maioria das pessoas, pode se encontrar em algum ponto entre estes extremos. Ou seja: pode progredir até certo ponto usando apenas a observação, tentando imitar os seus cantores favoritos, mas o processo é lento, cansativo e às vezes frustrante. O estudo vai facilitar o seu percurso, agilizando o aprendizado e evitando boa parte dos erros desnecessários.

É preciso também lembrar que estudo de canto visa não só o aperfeiçoamento, mas principalmente a proteção e a saúde da voz. Você quer cantar bem por toda a sua vida, e não somente por alguns anos!


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,