Curso de Fisiologia da Voz – Parte 08

por: Lisley Viana

O Sistema Respiratório

O Sistema Respiratório possui várias funções, que vão além da respiração, como a de defesa e a de fonação. É importante, no entanto, saber que sua principal função é a realização da entrada e saída de ar (gás) nos pulmões, processo chamado de ventilação. Desta forma, o sistema respiratório é comparado a uma “bomba vital” que trabalha 24 horas por dia, realizando suas funções sem que se tenha consciência desse movimento.

A entrada do ar é extremamente importante para o organismo, pois ele é composto pelo Oxigênio (21%), Nitrogênio (75%), Gás Carbônico e outros gases. O metabolismo humano depende da contínua chegada de Oxigênio (O2), retirado do meio ambiente.

As necessidades básicas de um adulto sadio em repouso, são em torno de 250 ml de 02. Por outro lado, é necessário que o Gás Carbônico (C02), produto final de inúmeros processos metabólicos, seja continuamente retirado do organismo. Com a ventilação, o 02 é abundantemente oferecido ao corpo com a entrada de ar nos pulmões, enquanto que o CO2 é retirado com a saída do ar.


As Vias Respiratórias

O ar entra pelo nariz e pela boca; passa pela faringe; laringe; traquéia; brônquios e bronquíolos (no pulmão).

Cada uma dessas estruturas possui uma significativa função na respiração. O nariz, além de servir de “porta de entrada e saída” do ar, o precondiciona de vários modos, aquecendo-o (37°), umidificando-o e limpando-o. A faringe, comumente chamada de garganta, divide-se em duas vias: na traquéia e no esôfago. É nessa região que o alimento é separado do ar. O ar vai para a traquéia, enquanto o alimento atinge o esôfago. Essa separação é controlada por reflexos nervosos. A laringe forma a transição das vias aéreas superiores e inferiores, e é nela que se localizam as cordas vocais.

Continuando-se com a traquéia, estão dois tubos de passagem de ar para cada pulmão, os brônquios. Estes tubos vão diminuindo de espessura e se dividindo cada vez mais à medida em que entram nos pulmões, num total de 23 divisões.

Ao final dessas divisões, estão os bronquíolos, que por sua vez dividem-se em bronquíolos respiratórios. Até esse ponto, a “árvore brônquica” já possui cerca de 1 milhão de tubos. No entanto, a troca gasosa ocorre apenas em estruturas que encerram estas divisões, os alvéolos (explicados posteriormente).


Os Pulmões

Os pulmões são órgãos essenciais da respiração, localizados dentro da caixa torácica, um de cada lado do coração e revestidos por uma membrana muito delicada, a pleura.

O volume pulmonar varia entre 4 a 6 litros, aproximadamente a quantidade de ar contida numa bola de basquete.

O peso aproximado dos pulmões de uma pessoa com dimensões médias é 1 kg. A área de superfície pulmonar é considerável. Se o pulmão fosse estendido, o tecido cobriria cerca de 60 a 80 m2. Isto é aproximadamente 35 vezes maior que a superfície corporal da pessoa, e superfície para cobrir quase a metade de uma quadra de tênis.


Os Alvéolos e as Trocas Gasosas

Os alvéolos são sacos elásticos de parede muito fina, e em número de 300 milhões em cada pulmão. Na figura acima estão representados vários deles. Cada pequeno globo é um alvéolo diferente.

Nos alvéolos, ocorrem as trocas gasosas, porque ao lado estão pequenos vasos sangüíneos, os capilares. O O2 passa através da parede do alvéolo e da parede do capilar, indo parar na corrente sangüínea; e o CO2 passa pela parede do capilar e pela do alvéolo, sendo, então, possível eliminá-lo do organismo.

Durante cada minuto em repouso, cerca de 250 ml de O2 deixam os alvéolos e penetram no sangue, e aproximadamente 200 ml de CO2 saem dos capilares e entram nos alvéolos.


Próxima Parte

Voltar ao Índice