Como Estudar em Casa

por: Marivone Lobo

Nessa aula, estudaremos qual a melhor forma de desenvolver um estudo diário em casa. Mais uma vez, é preciso lembrar que o ideal é que se tenha a orientação de um bom profissional “ao vivo” : o professor de técnica vocal. Somente ele poderá esclarecer as dúvidas que certamente surgirão no decorrer do seu estudo. Principalmente para aquele aluno iniciante, é muito difícil distinguir o que é realmente um erro, e como corrigi-lo. Antes de começar seu estudo, procure um lugar tranqüilo, onde ninguém possa te atrapalhar e onde você também não atrapalhe ninguém.

Minha sugestão de um roteiro para o estudo diário é o seguinte:

  • Relaxamento
  • Postura
  • Respiração
  • Vocalizes
  • Repertório

O relaxamento e a postura estão extremamente ligados. Lembre-se que cantamos com nosso corpo todo, não apenas com a voz!

Saber como trabalhar a respiração na técnica vocal, como já vimos em aulas anteriores, é muito importante para desenvolver a capacidade de cantar bem. Para isso, é necessário praticar os exercícios que foram dados com muita dedicação e aos poucos, ir aumentando a intensidade deles.

Os vocalizes tem muitas finalidades. Uma delas é o aquecimento vocal, que deve ser feito sempre antes da aula ou apresentação. Também devemos praticar os vocalizes com a intenção de se melhorar a afinação, ritmo, etc.

E por fim, o repertório; procure selecionar músicas onde você poderá aplicar aquilo que tem feito nos exercícios. Lembre-se que o melhor é estudar através de músicas, por isso, escolha um repertório com ritmos e estilos variados.


Fonte: http://www.adorando.com.br