Dicionário de Termos Técnicos

Toda profissão tem seus termos técnicos próprios, e em áudio não poderia ser diferente. Mas quem está começando pode sentir muita dificuldade. Então, pensando nisso, o espaço virtual Som ao Vivo disponibilizou aqui um dicionário on-line, para consulta de toda a comunidade.

Clique na letra correspondente à sua dúvida:


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A
Sigla de ampère, unidade usada para medir a intensidade de uma corrente elétrica

AAC
Sigla de Advanced Audio Coding. Também conhecido como MPEG-2 Part 7 ou MPEG-4 Part 3, é um formato de áudio digital, que recorre a compressão com perda de dados. Ele oferece compressão mais eficiente do que outros formatos, como MP3, com qualidade semelhante àquela de um CD de áudio sem compressão.  Foi popularizado pela Apple Computer através de seus produtos iPod e QuickTime. O AAC foi projetado como um codec de desempenho melhor em relação ao MP3, sendo promovido como seu sucessor para codificação de áudio em taxas de bits médias a altas. Algumas melhorias em relação ao MP3 são: taxas de amostragem de 8 kHz a 96 kHz (no MP3: 16 kHz a 48 kHz); até 48 canais; melhor manuseio de freqüências acima de 16 kHz.

ABNT
Sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade do governo que estabelece regras e padrõs técnicos e de procedimentos. Trabalha em parceria com o INMETRO: a ABNT estabelece a norma (chamadas de NBR – Norma Brasileira) e o INMETRO fiscaliza.

Absorção acústica
Fenômeno físico que corresponde à dissipação da energia sonora (som) em outra forma de energia, geralmente calor. É medida em sabines, e 1sabin é a quantidade de absorção oferecida por uma área de um metro quadrado de espaço aberto (uma janela, por exemplo). Materiais porosos e/ou flexíveis (tecidos, espumas, etc) são em geral muito absorventes, enquanto materiais não porosos e/ou rígidos (metal, vidro, concreto, etc) em geral são pouco absorventes.

Acoustic Lens
Lentes acústicas. Dispositivo fabricado em alumínio ou plástico para a dispersão de altas freqüências. Normalmente colocado na frente das cornetas de médio e/ou tweeters

Acústica (Acoustical, Acoustics)
Ciência que estuda a interação entre o som e o ambiente onde o mesmo é produzido ou reproduzido. A acústica se preocupa com os fenômenos físicos da propagação de ondas sonoras, tais como reflexão, absorção, difusão, reverberação. Uma "boa" acústica torna o som mais fácil de entender, já uma acústica "ruim" torna as coisas mais complicadas e difíceis. Em geral a preocupação com acústica deve vir desde o projeto de construção.

Acústico (acoustic)
Instrumento musical que produz som por si só, sem precisar estar ligado à energia elétrica ou a outro equipamento. Por exemplo: violões e outros instrumentos de corda, flauta e outros instrumentos de sopro, percussões em geral. Por outro lado, instrumentos elétricos precisam ser ligados à energia ou à outros equipamentos para poder funcionar. Daí o seu nome: guitarra elétrica, contrabaixo elétrico, etc.

ADAT
Abreviação de "Alesis Digital Audio Tape". Modelo do gravador multipistas digital da Alesis. Lançado no inicio de 1993, tornou-se quase um padrão, ao permitir gravar até 40 minutos em 8 trilhas de áudio em uma fita S120. É usado em estúdios profissionais. Grava em fitas de vídeo Super VHS (S-Vhs). Também é modular, podendo-se ligar vários aparelhos em conjunto de forma a se obter uma  quantidade maior de canais (8, 16, 24, 32, etc). Hoje está em desuso, porque os estúdios estão gravando diretamente em computador. A Alesis licenciou a tecnologia para outros fabricantes, sendo possível encontrar ADAT´s de outras marcas.

AES/EBU
Série de padrões estabelecidos em 1985 para a transmissão de canais de áudio em equipamentos digitais, estabelecidos pela Audio Engineering Society (AES) e a European Broadcast Union (EBU). Permitem a transmissão de um sinal estéreo por um único cabo balanceado equipado com conector XLR, por até 100 metros, ou por um cabo de rede do tipo coaxial (o padrão das redes da época), com conector BNC. Atualmente já é possível usar cabos de par trançado com conectores RJ-45. É um padrão profissional, mas se assemelha em função ao S/PDIF, de uso doméstico.

AF, Audio Frequency
Termo usado para definir qualquer equipamento que trabalhe com frequências audíveis, aquelas dentro do espectro sonoro humano, de 20Hz a 20kHz (nota: alguns autores consideram os limites como 16Hz e 22kHz).

Alinhamento
Termo que se refere aos ajuste que fazemos nas caixas de PA, ajustes esses que podem ser de posicionameto, equalização, delay e tantos quanto necessário para que o som chegue da maneira mais uniforme possível a todo o público.

Alta Fidelidade (High Fidelity – HiFi)
Equipamentos capazes de reproduzir o áudio com a maior fidelidade possível, empregando os melhores projetos e componentes, sem compromissos com o custo. Também conhecidos como equipamentos High-End. São os preferidos dos audiófilos. O termo está geralmente associado a som doméstico, e não sonorização profissional, pois esta pressupõe que todos os equipamentos sejam de alta fidelidade.

Alta frequência
Relativo ao espectro sonoro, um som de alta frequência corresponde a um som agudo. O termo é usado como sinônimo de agudo.

Altas
Termo usado como sinônimo de altas frequências, agudos. Exemplo: "muitos crossovers são de 4 bandas: baixas, médias-baixas, médias-altas e altas".

Alto-falante ou Altifalante ou Sonofletor (Speakers ou Loudspeakers)
É um dispositivo transdutor que converte um sinal elétrico em ondas sonoras. São dividos em faixas de freqüência de trabalho: tweeter (agudos), mid-range ou driver (médios) e woofer (graves). No alto-falante ocorre a transformação inversa àquela do microfone: a corrente elétrica é transformada em vibrações mecânicas do ar, reconstituindo o som inicial. Apesar de existirem alguns tipos com construção diferente (por exemplo, piezoelétricos), a maioria dos alto-falantes são do tipo dinâmico. Nesses, há uma bobina, um diafragma (um cone circular ou elíptico, geralmente de papelão por ter peso menor, ou polipropileno), um imã permanente (ou um eletroímã) e uma suspensão chamada "aranha". O diafragma fica preso na carcaça de metal por meio de um sistema de suspensão de borracha ou espuma localizado ao redor de sua borda externa. Na parte central do cone, fica a bobina, posicionada entre os pólos de um imã permanente e em suspensão pela "aranha", um disco de tecido ondulado grosso coberto com resina que facilita a movimentação da mesma. Liga-se o enrolamento da bobina aos fios de saída do amplificador. No momento que surgir corrente elétrica nestes fios a bobina irá se movimentar de acordo com a corrente, "interagindo" com o campo magnético criado pelo imã permanente (ou eletroimã). A movimentação da bobina irá também movimentar o diafragma (o cone de papelão), que irá criar turbulência ritmada no ar, ou seja, ondas sonoras. Pode-se então afirmar que o som produzido pelo alto-falante nada mais é do que a turbulência ritmada no ar provocada pela vibração do diafragma.

Alto-falantes Coaxiais, Triaxiais, Quadriaxiais, Pentaxiais
Os woofers (alto-falantes de graves) tem o desenho de um cone. Como os tweeters são muito menores que os woofers, projetou-se um tipo de alto-falante em que o tweeter é instalado por cima do woofer, aproveitando-se do espaço entre o fundo do cone a sua borda. Surgiu assim os alto-falantes coaxiais, muito utilizados em sonorização automotiva, por ocuparem um espaço menor. Usados muito raramente em sonorização ao vivo (PA), mas existem alguns modelos assim fabricados principalmente para caixas monitoras de tamanho reduzido. Depois dos coaxiais, surgiram os triaixias, com um tweeter e um mid-range instalados por cima do woofer. Existem até modelos pentaaxiais!

Altura
Relativo à frequência de um som, entre 20Hz e 20.000Hz. Quanto maior à frequência, mais alto é o som. Os agudos são chamados de "altas frequências" por causa disso. Muitos erroneamente associam altura com volume de som, quando na verdade o volume é a intensidade do som, sua amplitude.

AM (Amplitude Modulation)
Abreviação de Amplitude Modulada. Tipo de transmissão que utiliza o princípio da variação de amplitude de uma portadora de R.F., de acordo com o sinal de áudio do programa a ser transmitido. A radiodifusão em AM, pode ser transmitida em faixas de ondas médias (MW) ou de ondas curtas (SW). A resposta em freqüência de áudio é limitada, indo de 40Hz a aproximadamente 5kHz; geralmente as transmissões são monofônicas, embora também haja uma padrão técnico para estereofonia.

Ambiência
Sensação acústica de espaço. Qualidade acústica de um local de audição. "Atmosfera" criada por um determinado ambiente. É a percepção do som produzido com as interações com a acústica local. É possível, através de processadores de efeitos, simular o comportamento de um som em um determinado ambiente, como reverberação, eco, etc.

Amostragem (Sampling)
Processo de digitalização de um som, em que um conversor A/D (analógico para digital) codifica o sinal sonoro em números binários (0,1), que são a base do sistema digital. A qualidade do som digitalizado dependerá das características adotadas na conversão, como a resolução (8, 16, 24bits ou mais) e taxa de amostragem (22,05kHz, 44,1kHz, 48kHz, etc). Quanto maior a resolução e/ou a taxa de amostragem, melhor será o resultado, mas também maior será o arquivo resultante.

Amp
Diminutivo de amplificador.

Amperagem
Diz-se amperagem da máxima capacidade de intensidade de corrente elétrica que um dispositivo suporta, sem sofrer danos. Todo equipamento que conduz corrente elétrica tem uma capacidade de amperagem: os fios e cabos, os disjuntores, os fusíveis, os conectores, soquetes de lâmpadas, etc. Se excedermos esse limite, em geral a proteção isoladora (plástico, borracha) derrete, podendo causar curto-circuito e risco de incêndio.

Ampère
Unidade de medida de intensidade de uma corrente elétrica. 1 ampère (1A) corresponde à corrente produzida por uma tensão de 1 volt sobre uma resistência de 1 ohm. É comum encontrar também o miliAmpèr (mA), correspondente à 1/1000 ampère.  Os fusíveis dos equipamentos elétricos são sempre medidos em ampères (por exemplo: 1A, 10A, 15A, 200mA, 150mA).

Amplificação
É o processo de aumento da magnitude de um sinal elétrico, sem contudo alterar suas características de freqüência e perfil de forma de onda.

Amplificador (Amplifier)
Um amplificador pode ser considerado como qualquer dispositivo que consegue manipular um pequeno sinal elétrico e com ele produzir um sinal bem maior (maior amplitude), mas mantendo as outras características originais da onda. Para produzir esse aumento no sinal, o equipamento "gasta" energia elétrica. Existem diversos métodos se de fazer isso, alguns mais eficientes que outros, alguns adequados para sinais de áudio ou não. Isso dá origem às diversas classes de amplificadores.

Amplificador Analógico
Amplificador que utiliza circuitos lineares. Em um amplificador analógico, o sinal de saída é análogo (idêntico) ao sinal de entrada, apenas teve sua amplitude alterada.

Amplificador Classe A
Em tese, a mais linear de todas as classes de amplificação análoga. Os dispositivos ativos de saída (válvulas ou transistores) são polarizados de um  modo que a corrente quiescente seja igual a 50 % ou até mais (em aplicações de alta fidelidade) da corrente de pico prevista para circular sobre a carga. Desta forma os dispositivos conduzem corrente (consomem energia elétrica) durante todo o ciclo do sinal e jamais atingem o ponto de corte. Produz excelente linearidade e baixíssimos níveis de distorção, mas tem a enorme desvantagem de ter baixíssima eficiência elétrica. Rendimento teórico entre 20 e 25%.
Dada sua desvantagem, é um tipo raro de amplificador, mais usado em sistemas de baixas potências. Alguns amplificadores de guitarras são construídos com essa tecnologia.

Amplificador Classe AB
Devido ao baixo rendimento da classe "A" os pesquisadores experimentaram reduzir  a polarização nos dispositivos de saída (válvulas ou transistores) e polariza-los em um ponto intermediário qualquer entre a classe A e a classe B. Um amplificador assim polarizado funciona em classe A para sinais de pequena magnitude e em classe B para sinais elevados. Exige o uso de pares de dispositivos e apresenta um rendimento teórico de 66%. Apresenta muito boa linearidade e baixíssimos níveis de distorção. A classe AB é a classe mais utilizada dentre todas as outras classes para amplificadores de áudio.

Amplitude
A amplitude de uma onda sonora nos dá a intensidade de som, o volume que escutamos. Quanto mais amplitude, maior será o deslocamento de ar produzido pelas ondas sonoras, e nossos ouvidos perceberão o som com maior intensidade. Corresponde ao eixo vertical em um gráfico de uma onda senoidal. Note que a onda sonora tem amplitudes acima (positivos) e abaixo (negativos) da linha zero (eixo horizontal), mas nossos ouvidos entendem tudo como uma coisa só, isto é, som.

Ampop
Referente à Eletrônica. São amplificadores operacionais, utilizados em um circuito eletrônico para elevar um sinal elétrico a níveis operacionais para outras partes dos circuitos. Os pré-amplificadores de microfones, em uma mesa de som, são exemplos de ampops.

Analisador de Espectro (Spectrum Anayser)
Equipamento utilizado para monitorar a resposta de frequência de um sistema de sonorização, em tempo real, mostrando os diferentes grupos de frequência em forma de gráfico de barras. São utilizados em áudio profissional para acertar a equalização da sonorização em um ambiente. No Analisador, vê-se as frequências que estão "faltando" ou "sobrando" em um ambiente e daí ajusta-se o equalizador ou até mesmo a acústica do local.

Analisador RTA (Real Time Analyser)
Mesmo que Analisador de Espectro.

Analógico (Analog)
1. Sinal de áudio que corresponde a ondas senoidais contínuas.

2. Componente que trabalha com um sinal que é uma réplica do original (senoidal). A maioria dos equipamentos de áudio profissional são analógicos, mas está havendo uma penetração cada vez maior dos equipamentos digitais, que convertem os sinais elétricos em bits. As mesas digitais tem cada vez mais adeptos, assim como alguns periféricos.

Anecóico
O que não apresenta eco. Diz-se do lugar que não apresenta reflexões de som. Veja Câmara Anecóica.

ANRS
Sigla de Automatic Noise Reduction System – sistema automático de redução de ruídos, foi desenvolvido pela JVC no início da década de 1970. Similar o Dolby-B NR, este também é um sistema utilizado para diminuir os chiados em gravações. Os sinais de baixo nível são comprimidos durante a gravação e expandidos na mesma proporção ao serem reproduzidos, de forma a reduzir o ruído sem alterar o balanço tonal do programa. Durante o processo, o chiado (hiss) inerente à fita de gravação na região dos 5 kHz é reduzido em aproximadamente 10 dB. É um sistema complementar, isto é, precisa ser utilizado durante a gravação e reprodução do material.

ANSI
Abreviação de "American National Standards Institute". Instituição americana de normas técnicas. É equivalente a ABNT brasileira.

Aquário
Nome genérico de dispositivos usados para controle do som de baterias acústicas. Em geral, é formado por placas de acrílico transparente (daí o nome) com revestimento absorvedor internamente, de forma a reduzir/controlar o volume total de som produzido pelo instrumento.Também pode definir o local, em um estúdio, onde ficam os músicos. O nome, nesse caso, vem das janelas acusticamente isoladas que separam os músicos da sala técnica, onde ficam os equipamentos de gravação. Em alguns estúdios, há vários aquários, sendo que os músicos ficam em um, baterista em outro, cantores em outro, etc.

Aranha (shock-mount)
Suporte para microfone utilizado em estúdios, equipado com material amortecedor, de forma a impedir que vibrações indesejadas (podem causar ruídos) cheguem ao microfone. O microfone é preso na aranha, e esta é presa no pedestal ou suporte

Atenuação
Redução do nível de um sinal de áudio. Essa redução pode ser tanto na amplitude (volume) de um som causada por absorvedores acústicos, como também redução do sinal elétrico através de controles como os faders de volume.

Atenuar
Diminuir o nível de um sinal de áudio. Exemplo: atenuar os graves = diminuir os graves

Aterramento
Ligação com a terra, com o chão. Em aparelhos elétricos que possuem carcaças metálicas, condutoras de eletricidade, por norma de segurança esses equipamentos devem possuir ligação, através de fio terra, com o aterramento de uma instalação elétrica. Assim, no caso de uma fase (um fio positivo) se soltar e encostar na carcaça metálica, essa energia será direcionada para o chão, e não para alguém que toque no aparelho. Assim, o aterramento tem função primordial de segurança. A segunda função do aterramento é servir de referência de potencial zero (voltagem = 0) para um circuito elétrico. Muitos aparelhos funcionam melhor quando ligados com fio terra, pois suas fontes de alimentação usam esse referencial como parâmetro para fazer seu trabalho. A falta de aterramento pode se traduzir em superaquecimento, desempenho insuficiente, entre outros problemas.

Audição (Audition)
Ato de ouvir, escutar os sons. Termo usado em escolas de música e canto para designar as apresentações individuais dos alunos para os professores ou pequeno público.

Áudio
Som. Fenômenos físicos (vibrações) que ocorrem dentro do espectro audível, de 20Hz a 20kHz. Ciência que estuda a captação, processamento, armazenamento e reprodução de sinais sonoros.

Audio Signal
Sinal de áudio. Sinais de áudio são divididos em três níveis distintos:

1. Nível de sinal de Microfone (-40dBu ou menos);
2. Nível de sinal de Instrumento (-20dBu a -10dBu);
3. Nível de sinal de Linha (-10dBu a +30dBu)

Audio Tape
Qualquer fita magnética própria para gravação de sinais de áudio. Exemplos: Fita cassette, Fita de uma polegada, Adat e etc .

Audiófilo
Áudio = som, filos = amigo. Amigo do som. Pessoa que gosta muito de áudio e música, e assim procura ter os melhores equipamentos, todos Hi-Fi (de alta fidelidade).

Audiometria
Exame médico feito por fonoaudiologistas, com o auxílio do audiômetro, tem por objetivo medir a capacidade auditiva de um indivíduo.

Audiômetro
Instrumento médico que avalia a capacidade de audição de um individuo, usado nos exames de Audiometria.

Auto
Abreviação de função automática. Vários equipamentos tem opções de controles manuais ou automáticos (Auto), quando o próprio aparelho analisa o sinal e escolhe a melhor opção de ajuste. Compressores, por exemplo, podem ter seus ajustes de temporização definidos pelo usuário ou por uma função automática. Muitos equalizadores digitais também permitem fazer AutoEq (equalização automática).

Auto By-Pass
Função "By pass" automática. Esse recurso permite que em caso de falta de energia elétrica os aparelhos sejam colocados em "By pass" através de relês, ou seja, o sinal de áudio passa direto pelo circuito do aparelho sem alteração.

Auto Eq
Função de ajuste automático de equalização, disponível em alguns equalizadores digitais. Esses aparelhos, através do uso de microfones de medição e ruído rosa, analisam as frequências que estão "faltando" e "sobrando" em um determinado ambiente e conseguem determinar a melhor curva de equalização possível para o local.

Automação (Automation)
Recurso comum em mesas digitais e programas para computador de áudio. Registra todos os movimentos e alterações feitas e os repete posteriormente.

AUX IN
Entrada Auxiliar. Entrada comum em mesas de som onde normalmente são ligados Tape deck, CD Player e sinais de áudio de telões. Dispositivo muito comum também em equipamentos domésticos.

AUX OUT
Saída Auxiliar. Em mesas de som serve para conectar efeitos digitais, saídas para gravação ou enviar sinal de monitor para o retorno.

Auxiliar
Em mesas de som, é a designação dada a linhas de sinal de áudio que podem ser utilizadas para se enviar uma cópia do sinal dos canais para fora da mesa, em geral para monitoria ou para processamento externo. Em geral, encontramos em uma mesa dois tipos de auxiliares, os auxiliares pré-fader e os auxiliares pós-fader. Os auxiliares pré-fader tem a cópia do sinal retirada antes do fader de volume do canal, e assim pode atuar completamente independente do volume principal. Por causa disso, é indicado para uso em retorno de músicos (monitoria). Os auxiliares pós-fader tem a cópia do sinal retirada depois do fader de volume do canal, e dele é dependente. Indicado para o uso com módulos de processamento (efeitos, por exemplo).

(voltar ao topo)


Baffle
Painel de madeira de uma caixa de som, onde os falantes são fixados. Seria o painel frontal da caixa. Outros painéis internos de madeira em caixas acústicas, como os que formam os labirintos e as cornetas, também são chamados de baffles. Em ginásios e auditórios, baffles são painés sonoros semelhantes a biombos usados para corrigir a acústica de um ambiente. Podem ser refletivos ou absorventes, impedindo que som entre ou saia de certo espaço, minimizar vazamentos, etc.

Baffle Finito
Tipo de caixa acústica dotada de uma saída de ar (um duto, pórtico, etc), permitindo assim que o som gerado pela parte traseira do alto-falante consiga sair da caixa. São as caixas Bass-Reflex.

 

Baffle Infinito
Projeto de caixa acústica que não permite que a onda traseira saia da caixa. Caixa Selada.

 

Baixa Frequência
Relativo ao espectro sonoro, um som de baixa frequência é um som grave.

Baixas
Relativo ao espectro sonoro, refere-se às baixas-frequências, os sons graves.

Balance
Balanço. O ajuste de Balance, presente em quase todos os equipamentos domésticos, permite alterar o equilíbrio de volume entre canais. Pode-se, por exemplo, enviar mais som para o canal esquerdo (Left) ou para o direito (Right), ou a mesma quantidade de som para ambos. Interessante, em residências, para controlar o som em ambientes diferentes: Left na sala e Right no quarto, por exemplo. Em sonorização profissional, a função mais semelhante é o PAN (Panorama) das mesas de som.

Balanceado (Balanced)
Em equipamentos, diz-se do aparelho que dispõe de entradas e saídas balanceadas, em geral com plugue XLR ou P10 TRS (P10 estéreo). Em cabos, diz-se do cabo que possui fio com 3 condutores e plugue com 3 contatos (XLR ou P10 TRS). Dois condutores levam o sinal (positivo e negativo), o terceiro (a malha) é uma blindagem ligada ao chassi ou terra do sistema. Em um sistema balanceado, os terminais positivos e negativos estão à mesma diferença de potencial (estão "balanceados") em  relação à blindagem. A grande vantagem é a excelente imunidade contra ruídos e interferências.

Banda (band)
Faixa de frequências. O espectro sonoro humano tem banda que vai de 20Hz a 20.000Hz. Muito usado em telecomunicações para definir as faixas de frequências de um determinado tipo de transmissão. Por exemplo, a banda de VHF vai de 30MHz (exclusive) a 300MHz (inclusive).

Banheira
Nome dado à ponta de uma medusa onde são conectados os cabos de microfones e instrumentos. Normalmente é uma chapa ou caixa de alumínio onde ficam fixados os conectores de painel.

Barramento
Caminho que um sinal tem que seguir até chegar a um destino. Em uma mesa de som, cada linha de sinal é considerado um barramento. Há os barramentos de canais (cada canal isoladamente, o caminho que o sinal tem que percorrer até chegar no fader) e os barramentos de saída (Masters, submasters, auxiliares, matrix, etc.) Em determinadas mesas, pode-se escolher a quais barramentos podemos endereçar cada um dos canais.Mesa de som onde é possível encaminhar o sinal de cada canal para os Masters L/R ou para algum dos Submasters. Estes podem ser endereçados ou não para as saídas Masters.

Bass Amp
Amplificador para Contra Baixo

 

Bass Drum Pedal
Pedal do bumbo da bateria. Também chamado de "Kick Drums" ou simplesmente pedal.

 

Bass-Traps
Tipo de absorvedor acústico sintonizado, construído especialmente para a absorção de sons graves. Há diversos tipos e modelos. O tipo mais simples (e também o mais usado) é feito por uma folha de lâmina de madeira (fórmica, por exemplo), revestida com material absorvente atrás. A onda sonora faz a lâmina vibrar como uma membrana, e o material atrás dissipa a energia.

Batida (beat, beats per minute)
Nome popular dado as marcações de andamento de uma música. Corresponde em geral à marcação de contrabaixo ou bumbo de bateria. Pode-se marcar o andamento de uma música em batidas por minutos (bpm).

Batimento (beating)
Se duas notas têm frequências ligeiramente diferentes (por exemplo, dois violões, um desafinado em relação ao outro), quando as notas são produzidas ao mesmo tempo surge o fenômeno sonoro de batimento. A onda sonora resultante sofrerá interferências construtivas e destrutivas das duas ondas originais, quando elas ficam em fase ou em oposição de fase. :bons músicos usam o batimento como ferramenta de auxílio à afinação dos instrumentos. À medida que as duas frequências se forem aproximando, o batimento tornar-se-á gradualmente mais lento e desaparecerá quando elas forem idênticas (uníssono).

Bi-Amplificação (bi-amp ou bi-amping)
Muitas caixas acústicas são feitas para trabalhar com sistemas de bi-amplificação, onde o espectro sonoro é dividido em duas faixas de frequências (duas bandas), em geral uma de graves e outra de médios e agudos, sendo cada banda encaminhada para um amplificador e seu respectivo alto-falante. Um amplificador alimentará os falantes de graves e outro amplificador alimentará os falantes de agudos. Várias caixas ativas trabalham em sistema de bi-amplificação (com dois amplificadores internos), com a vantagem de que cada amplificador é especializado apenas em um tipo de frequência e não é necessário passar por um divisor de frequências passivo depois (o sinal é dividido antes do amplificador, por um crossover ativo interno). Este sistema traz diversas vantagens, entre elas uma maior eficiência, já que o divisor de frequências passivo em geral acarreta perdas de potência. Algumas caixas passivas podem trabalhar em sistema full-range (todo o espectro de áudio) ou bi-amp. Em geral, a seleção do tipo de funcionamento dependerá do tipo de conexão utilizada. Por exemplo, se usado conector P10, a caixa trabalhará em modo full-range. Se usado conector Speakon, a caixa trabalhará em modo bi-amp.

Blindagem
Tipo de dispositivo usado para reduzir interferências eletromagnéticas e de rádio-frequência que possam interferir em sinais de áudio. O termo é muito comum em cabos. A malha metálica que envolve o(s) condutore(s) central(is) tem por função fazer a blindagem do cabo contra essas interferências. Alguns cabos usam dupla blindagem: além da malha, há uma folha semelhante a papel alumínio, que também ajuda a proteger contra interferênc

BNC (Bayonet Neill Concelman)
Tipo de conector coaxial desenvolvido originalmente para redes de conectores e depois portado para equipamentos de áudio e vídeo. Em áudio, ele pode ser encontrado em mesas de som, para ligação de lâmpadas de iluminação do tipo gooseneck ou para interligação de equipamentos digitais, usado para entrada/saída de sinais de sincronização (wordclock ou outro sistema).

Bobina (coil)
Bobinas (também conhecidas como indutores) são um tipo de componente elétrico/eletrônico constituído de um fio condutor esmaltado (um tipo de isolante) enrolado com várias voltas em torno de si mesmo ou em torno de um núcleo de ferro/ferrite. Muito utilizada em eletrônica, pois a variação da corrente elétrica no enrolamento cria um campo magnético, o que traz diversas aplicações, inclusive em áudio. Em microfones dinâmicos, ao falarmos, estamos movendo o diafragma, que está ligado a uma bobina envolvida por um ímã. Esse movimento do diafragma e consequentemente da bobina produz variações de voltagem, que corresponde ao sinal de áudio. Em alto-falantes, o princípio é o mesmo, só que no sentido inverso. A energia fornecida pelo amplificador faz a bobina (que está envolta por um ímã) se mover, e com isso ela empurra o diafragma (em um woofer, o cone), movimentando o ar a sua volta, produzindo som. Em divisores de frequência, é usada a propriedade das bobinas de variar sua resistência elétrica na proporção direta da frequência do sinal a ela aplicado, funcionando assim como um filtro passa-baixas (as altas frequências encontram uma resistência altíssima e não conseguem passar).

Bobina Móvel
Tipo de bobina que equipa um alto-falante ou um microfone. A bobina é fixada ao cone do alto-falante e centrada em um entreferro imantado preso à traseira do chassis metálico do alto-falante. Uma tensão alternada proveniente do amplificador de potência faz com que uma corrente se produza na bobina, o que origina forças eletromagnéticas na mesma, com o seu conseqüente deslocamento ao longo do entreferro (por isso o nome, móvel) , movendo consigo o diafragma ou cone do alto-falante. Em microfones dinâmicos, as cápsulas também utilizam, com o mesmo princípio de funcionamento, só que ao contrário.

Booster
Tipo de amplificador muito empregado em som automotivo, que reforça a saída de potência. O Booster trabalha com baixa impedância de entrada, banda de passagem limitada e nível mais alto de ruídos que um módulo de potência que recebe o sinal de um pré-amplificador em alta impedância. O termo também é usado para pré-amplificadores de radiofreqüência em receptores de FM, que melhoram a recepção de sinal.

Breathing (respiração)
Efeito indesejado que acontece quando um compressor está mal regulado em seu tempo de Release. Na medida que o compressor se ativa e desativa, pequenos harmônicos somem e tornam a reaparecer, dando um efeito de "respiração".

Brilho (brightness)
Pessoas sem formação musical costumam se referir aos agudos de um som como "brilho". "Está faltando brilho na voz", por exemplo, significa falta de agudos. Dizer "mais brilho" seria equivalente a dizer "mais agudos". Também pode se referir à quantidade de harmônicos gerados por um instrumento musical. Um instrumento que gera muitos harmônicos é definido como "brilhante".

Bypass
Termo usado para se referir a um desvio, caminho alternativo para a passagem de um sinal elétrico. Em áudio, muitos equipamentos de processamento de sinal (efeitos, equalizadores, compressores) possuem um botão chamado Bypass. Esse botão permite encaminhar o sinal da entrada diretamente para a saída, sem alteração, desabilitando o processamento interno do aparelho. É bastante útil para conferirmos as diferenças no áudio introduzidas pelo equipamento (comparar o sinal com e sem o processamento).

(voltar ao topo)


C.A.
Abreviação de Corrente Alternada. Termo genérico, geralmente usado para designar a alimentação elétrica utilizada nas residências, escritórios, etc. O termo mais comumente utilizado é AC, do inglês.

C.C.
Abreviação de Corrente Contínua, tipo de energia fornecida por pilhas e baterias. O termo mais comumente utilizado é DC, do inglês.

Cabeça
Em equipamentos de gravação com fita magnética (tapes de rolo, gravadores cassete, video-cassete, gravadores DAT, ADAT, etc), a gravação, apagamento e reprodução do conteúdo é feito por um dispositivo chamado "cabeça". Assim, um gravador tem no mínimo 3 cabeças, mas o mais comum é que alguma delas tenha dupla função, em geral gravação ou reprodução.

Cabeçote
Tipo de amplificador para instrumentos musicais ou uso geral (microfones/instrumentos). É um misto de mesa de som (inclui prés, controles de volume e em geral uma única equalização para todas as entradas), com amplificador integrado. Difere-se dos amplificadores multiuso por não vir equipado com a caixa acústica, que fica a escolha do usuário.

Cabo (Cable)
O termo é largamente usado como sinônimo de fio, condutor elétrico. Mas, na verdade, o termo refere-se ao conjunto de fio e plugues de conexão. São os cabos que fazem a interligação entre diversos dispositivos.

Cabo Balanceado
Mesmo que fio balanceado

Cabo Blindado
Cabo que contém pelo menos uma forma de proteção contra interferências eletromagnéticas. Podem ser coaxiais ou balanceados.

Cabo Blindado
Mesmo que fio blindado

Cabo coaxial
Mesmo que fio coaxial

Cabo Insert
Tipo de cabo utilizado em áudio utilizado para insertar um aparelho em outro, em geral um processador (equalizador, compressor, módulo de efeitos) em um canal da mesa de som. Para uso em sonorização profissional, padronizou-se um cabo com conector P10 TRS (P10 estéreo) no lado da mesa de som e 2 fios com conectores P10 TS (P10 mono) no lado do processador. No P10 TRS, o T (tip, ponta) retira o sinal e o envia para o processador, e o R (ring, anel) faz o retorno do sinal processado para a mesa de som

Cabo óptico (optical cable)
Tipo de cabo que não conduz eletricidade, mas sim um sinal de luz. Não é formado por fios metálicos, mas sim por fibra óptica. Muitos equipamentos digitais possuem conexões ópticas, pois as mesas são completamente imunes às interferências eletromagnéticas e alcançam grandes distâncias sem perdas (2km ou mais).

Cabo paralelo
Mesmo que fio paralelo

Cabo PP
Mesmo que fio PP

Cabo Y
Cabo ou adaptador que divide um sinal de áudio em dois ou mais. Também é conhecido como cabo "splitter". Em geral, tem um conector em uma ponta e dois na outra.

Caixa Amplificada
Sistema de sonorização "tudo-em-um". Entradas de sinal, pré-amplificação (equalização, volume), amplificação e projeção de som (alto-falantes) em um único equipamento. Quando é específico para instrumento (com características específicas para ele), é chamada de "cubo". Quando tem várias entradas distintas (microfone, instrumentos, etc), é chamada de "caixa multi-uso" ou até mesmo "amplificador multi-uso". Em geral, são usados para sonorizações pequenas, amadoras.

Caixa Ativa
Caixa acústica profissional com amplificador integrado nela mesma. Uma das vantagens é a eliminar a perda de potência por causa do comprimento do fio entre o amplificador e a caixa acústica.

Câmara Anecóica
Compartimentos ou salas sem reflexão sonora (eco), em geral totalmente isolada de todos os sons externos, onde o silêncio é total ou próximo a isso, e totalmente revestida de material absorvente para que não haja reverberações internas. Comuns em laboratórios acústicos, são usados para testar com precisão falantes, microfones, equipamentos de áudio e outros materiais acústicos sem a interferência de sons e ruídos do ambiente externo ou mesmo influências causadas pela acústica do local.

Câmara de Eco
Equipamento eletrônico que simula o efeito de eco. Nos anos de 1970 e 1980, as câmaras de eco eram produzidas conseguiam seu efeito através de um intrincado sistema de molas, fácil de dar problema. Hoje não existem mais câmaras de eco propriamente ditas, mas os módulos de efeito ainda são chamados por muitos dessa forma.

Canal (Channel)
Em sonorização, refere-se às entradas e saídas de sinal que um equipamento dispõe. As mesas de som têm vários canais de entrada e de saída, assim como as caixas multi-uso. Fora as mesas, praticamente todos os equipamentos de áudio são providos de dois canais. Os cubos em geral tem um só. Os canais podem ser utilizados independentemente um do outro: não é porque tem dois canais que o equipamento é estéreo, mas todo equipamento de dois canais pode ser utilizado em estéreo.

Cápsulas de bobina móvel
Tipo de cápsula fabricada a partir dos mesmos princípios de construção que um alto-falante. As características são: tamanho muito maior que as condensadoras, baixa sensibilidade, alta resistência (muito duráveis) e não precisam de energia para funcionar. Os microfones de mão (em formato de "sorvete" geralmente usam esse tipo de cápsula.

Cascata
1. Posicionamento de dois ou mais equipamentos em que um alimenta o outro. Pode-se dizer que uma ligação típica mesa-equalizador-compressor-amplificador é uma ligação em "cascata".

2. Define a ligação de vários amplificadores interligados entre si.

Circuito Ativo
Circuito elétrico que contém em sua construção elementos ativos, componentes que necessitam de energia elétrica externa para o seu funcionamento. Circuitos integrados, transistores, válvulas eletrônicas e outros. Quase tudo em sonorização são circuitos ativos.

Clip, clipping, clipagem, clipando
Pico de sinal, sobrecarga, saturação, distorção. A clipagem é sempre ruim e pode danificar equipamentos se tiver uma duração grande. Equipamentos profissionais costumam ter luzes (led´s) indicadoras da clipagem. Sempre que um equipamento entrar em clipping, significa que o sinal de entrada está muito alto, e é necessário abaixá-lo. Isso é feito no equipamento que está enviando o sinal. Por exemplo: se um amplificador está em clipping, é necessário abaixar o sinal do que vem antes, seja a mesa de som, equalizador ou compressor. Se o master da mesa está clipando, tem que abaixar o canal que está em excesso. Se um canal da mesa está em clipping, é necessário abaixar no ganho. O clip produz distorção no som produzido, e deve sempre ser evitado.

Coaxial
Diz-se coaxial quando duas coisas compartilham o mesmo centro. Cabo coaxial: dois condutores com o mesmo centro; alto-falante coaxial: dois alto-falantes com o mesmo centro.

Coeficiente de absorção acústica
Corresponde a quanto de energia sonora (som) um determinado material absorve, em relação à uma determinada frequência. Medido em sabines. Os valores mais comuns de serem encontrados são menores que 1, sendo que 1 correspondende à quantidade de som absorvido por um espaço de 1 metro quadrado de "ar aberto" (uma janela, por exemplo).Ao se escolher um material para tratamento acústico de um local, escolhe-se em relação ao índice de absorção acústica na frequência que deseja-se atenuar. Assim, é comum, em um determinado ambiente, usar diversos tipos de material, para se absorver todas as frequências desejadas.

Compact Cassete
Fita Cassete.

Compact Disc (CD)
O Compact Disc atingiu o mercado em 1982, lançado pela Philips, e em poucos anos tornou obsoletos os Long-Plays, discos analógicos até então dominantes no mercado. O CD trouxe para o áudio a tecnologia digital, até então reservada aos computadores. O padrão do CD – 16 bits, 44,1 kHz – permite uma relação sinal/ruído de 96 dB, com banda passante de 20 Hz a 20.000 kHz. Os CDs são lidos por um feixe de raio laser, da faixa mais interna à faixa externa, com velocidade linear constante, o que significa uma velocidade angular variável entre 500 e 200 rpm (revoluções por minuto).

Compander
Termo usado para designar os equipamentos do tipo compressor-expansor. Sistemas de redução de ruído, como Dolby C, usam companders.

Compressor
Processador utilizado para limitar a extensão dinâmica de um sinal (os altos e baixos). Quando escutamos um rádio FM, por exemplo, notamos que o sinal tem praticamente o mesmo volume sempre, independente da música, ou seja, é altamente comprimido. Um compressor é muito útil para evitar que o nível sonoro (volume) exceda um parâmetro máximo pré-estabelecido. Por exemplo, em uma igreja, pode ser utilizado para limitar os pregadores que tem costume de falar ora baixo, ora gritando.

Conector (connector)
Terminal final de um cabo, geralmente metálico, que une uma peça à outra. Existem inúmeros tipos de conectores em sonorização: P10, P2, XLR, Speakon, banana, RCA, etc.

Cooler
Ventilador usado para refrigeração. Destinado a refrigerar circuitos eletrônicos usados em amplificadores, mesas de som, computadores e etc. Se um dispositivo tem um cooler, o mesmo não deve ser obstruído de maneira alguma, sob pena de dano ao equipamento.

Cordless
Sem Cabo. Sem Fio. Mais usado é o termo "wireless".

Corneta Exponencial
Componente do falante projetado para reproduzir altas frequências. Uma corneta exponencial tem uma taxa de expansão que aumenta exponencialmente. Todas as cornetas utilizadas em áudio são exponenciais.

Corrente
Taxa do fluxo (medido em ampéres) de eletrecidade em um circuito.

Corrente Alternada
Corrente elétrica cuja intensidade e sentido variam periodicamente em rápidos espaços de tempo (ciclos). No Brasil o padrão é 60 ciclos, na Argentina são 50 ciclos.

Corrente Contínua
Corrente elétrica cuja intensidade é constante, ou varia muito pouco. Normalmente fornecida em baixa voltagem 1,5v, 3v, 9v, 12v, 48v. por pilhas ou baterias.

Crossover
Divisor de freqüências. Equipamento que recebe o sinal sonoro "completo" e o divide em freqüências altas, médias e graves, por exemplo. Em sonorização de pequeno porte, o crossover é passivo (não precisa de energia elétrica) e fica dentro das caixas de som, dividindo o som que vai para os alto-falantes. Em sistemas de grande porte, são usados crossovers ativos, que dividem o som em até 4 faixas de freqüência (graves, médio-graves, médio-agudos e agudos), sinais estes que são encaminhados para amplificadores exclusivos e para os alto-falantes correspondentes. Os crossovers costumam ser de 2 vias, 3 vias ou 4 vias.

(voltar ao topo)


D
Em notação musical, a letra "D" maiúscula representa o acorde musical Ré maior.

D/A
Abreviação de "Digital to Analog". Interface que faz a conversão de sinais de áudio Digitais para Analógicos.

dBu
Medição elétrica de potência. O dBu é igual a 1 miliwatt ou 1/1000 de Watt, que é o mesmo que 0,775 Volts aplicados a uma impedância de 600 Ohms. O valor de +30 dBu equivale a 1 Watt, e +50 dBu é 100 Watts. Muito utilizado em áudio, para medir a potência de saída de um equipamento de áudio (mesa, equalizador, etc).

dBV
Medida elétrica de tensão. O dBV é igual a 1 Volt. O valor de +10 dBV, por exemplo, equivale a 20 Volts

dBx
Sistema de redução de ruídos utilizado em gravações analógicas no qual a totalidade da gama de freqüências é linearmente comprimida durante a gravação e expandida na reprodução. O sistema dBx utiliza maiores valores de compressão e expansão que o sistema Dolby de redução de ruídos.

DC
Abreviação de "Direct Corrent". Energia elétrica de corrente continua. Energia constante que é fornecida por baterias, pilhas e etc. É uma corrente elétrica de polaridade constante, ao contrário de AC, que alterna direção/polaridade.

Decaimento (Decay Time)
É um dos componentes da dinâmica do som, do envelope sonoro de um instrumento musical. Acontece logo após o ataque, é um caimento de nível entre o máximo (attack level) e o nível de sustentação.

Decibelímetro (dB Meter)
Dispositivo eletrônico usado para medir nível sonoro. Usa decibéis como unidade de medida. Existem modelos digitais e analógicos e é mais conhecido por "Sound Level Meter".

Decodificador (Decoder, em inglês)
Circuito eletrônlco que decodifica um sinal previamente codificado. Podemos citar o caso dos sinais correspondentes aos canais de um sistema tipo Dolby Surround Digital. Na gravação, os até cinco canais esquerdo, direito, central e surround traseiro e mais subwoofer, são codificados em duas vias. Na reprodução, temos a decodificação, quando então obtemos os canais completos. Podemos também citar os estágios decodificadores multiplex usados nos sintonizadores de FM-estéreo, a fim de se obter dois canais de áudio que foram transmitidos por uma única portadora.

Delay (atraso)
Todo o atraso do som em relação a outra coisa (outro som ou uma imagem, por exemplo) é considerado como delay. Na televisão, é comum vermos situações onde o som chega atrado em relação à imagem. As reflexões de som que ocorrem em um determinado local (por causa da acústica) sempre chegam aos ouvidos atrasados em relação ao som direto da fonte.

Nem sempre o delay é ruim. Como as diferenças de tempo de atraso provocam diferentes sensações auditivas, muitos efeitos interessantes (que encontramos nos módulos de efeito) são criados a partir da variação de tempo de delay, como os reverbs, chorus e flanger.

Diagrama Esquemático (Schematic Diagram em inglês)
Desenho ilustrativo do esquema de um aparelho. São mostrados todos os componentes (circuitos integrados, transistores, resistores, capacitores, etc.) com seus respectivos valores, ou não. Neste último caso é necessário que o mesmo seja acompanhado de uma lista de material, com todos os componentes devidamente especificados. É utilizado para consertar o aparelho, comparando-se os valores do esquema com os obtidos com aparelhos de medição (osciloscópio, multímetro).

Digital
Diz-se digital do dispositivo em que o sinal é representado por números binários (bits, bytes). Em áudio, a onda sonora analógica original (a voz de uma pessoa, por exemplo) é captada e transformada em números binários por um conversor A/D (analógico para digital), sendo então processada, armazenada e ou convertida novamente para analógica, para chegar aos nossos ouvidos.

A grande vantagem dos sinais digitais em relação aos analógicos são: a facilidade de armazenamento; a facilidade de processamento (inclusão de efeitos, correções diversas, etc) e a possibilidade de obtermos cópias sem perda qualquer tipo de perda de qualidade.

Digital Delay
Processador digital que simula ambientes com eco ou reverberação o som mais agradável. Muito usado como efeitos de vozes. Também pode ser usado para corrigir atrasos em sistemas de som em grandes áreas.

Digital Mixer
Mesa de som digital.

Direct Out
Saída de sinal, saída de linha de cubos ou mesas de som. É uma ligação em paralelo, existente em alguns equipamentos, pois o sinal é enviado do mesmo jeito que entrou para outro aparelho. Não sofre equalização nem alteração no volume. Em um cubo de instrumento, a saída Direct Out permite a saída do sinal para a mesa de som, e o músico e o operador da mesa podem regular seus sinais independentemente. Já na mesa de som, a saída Direct Out permite fazer ligações de mesa de palco (para os músicos) e mesa de PA (para o público), com regulagens independentes. Esse recurso também é utilizado para gravações, onde a mesa recebe sinal que será amplificado e o Direct Out envia o sinal para o computador que irá gravá-lo.

Display
Tela. Pode ser uma referência a tela do computador ou a tela de cristal liquido.

Distorção (Distortion)
Pode ser intencional (um efeito de distorção na guitarra) ou a distorção que todo aparelho insere no sinal. Quando um aparelho trabalha no seu limite (ou próximo a ele), em clipping ou não, pode inserir distorção no sistema. Quando entra em clipping, a distorção passa a ser muito grande, e leva à queima. A norma de projeto de alto-falantes especifica que eles têm que suportar 5% de distorção. Microfonia é considerada distorção. Existem diversos tipos de distorção.

Distorção de Intermodulação de Transiente (TIM)
Distorção de intermodulação que ocorre momentaneamente durante breves picos de sinal (transientes).

Distorção por lntermodulação (lMD – Intermodulation Distortion)
Quando dois (ou mais) tons fundamentais são aplicados simultaneamente a um elemento não linear, a forma de onda do sinal de saída conterá não somente freqüências harmônicas dos dois tons, como também outras freqüências espúrias, que correspondem à soma, à diferença e outras combinações matemáticas dos tons aplicados, causando dissonância.

Domo (Dome, em inglês)
Tipo de membrana para alto-falantes caracterizada por seu aspecto convexo semi-esférico e que proporciona melhor dispersão às freqüências mais elevadas. O domo é largamente empregado em tweeters.

Driver Fenólico
tipo de driver de tecnologia mais antiga, com resposta de freqüência principal na faixa dos médios. A maioria atende a faixa de 1KHz a 10KHz, apesar de existirem alguns modelos que podem atingir valores mais altos. São usados em caixas de 3 vias, em conjunto com woofers e tweeters. Estão em desuso, sendo substituídos por drivers titânio.

Driver Titânio
Tipo de driver de tecnologia mais recente, com diafragma de titânio. A resposta de freqüência passa a ser de 1KHz a até bem próximo a 20KHz. O timbre é mais natural um conjunto driver fenólico + tweeter. É o falante de médio-agudos preferido para novos projetos de caixas acústicas.

Dropout (ou Drop-Out)
Termo que se refere à microfones sem fio.  O Dropout é aquela interrupção que acontece na transmissão do sinal, em geral quando o sinal cai abaixo do mínimo aceitável pelo receptor. Acontece com mais freqüência nos microfones de uma antena só. Mas é um problema que é facilmente resolvido com o posicionamento do receptor (RX) próximo ao transmissor (TX) e com a aquisição de um mic sem fio true diversity. É um dos indicadores de qualidade do sem fio. Em mics sem fio de boa qualidade praticamente não há dropout.

Drum
bateria (instrumento de percussão).

DVD (Digital Versatile Disc)
O DVD é uma evolução do conceito do CD, empregando um leitor ótico mais avançado e com muito maior capacidade de armazenamento de áudio, vídeo e dados. O DVD tem a capacidade de até duas camadas (layers) por cada lado, enquanto o CD só pode ser gravado em uma camada e apenas em um lado. O DVD -Vídeo, com capacidade para 2 horas de vídeo digital (8 horas em duas camadas por dois lados) pode ser lido por aparelhos conectados ao televisor e provavelmente sucederá comercialmente ao videodisco e fitas de VCR; o DVD-ROM, com capacidade para 4,38 gigabytes (15,9 gigabytes em duas camadas por dois lados – o DVD de camada dupla perde um pouco da densidade de gravação em relação ao simples) pode ser lido por computadores e tem como variações o DVD-R (que pode ser gravado uma única vez) e o DVD-RAM (que pode ser gravado inúmeras vezes). O DVD-Audio ainda não tem completamente definidos seus padrões.

Dynamic
Dinâmico. Em microfones, indica um tipo de cápsula construída com o mesmo principio de funcionamento de um alto-falante.

(voltar ao topo)


Effects
Define qualquer tipo de processador de efeito digital ou analógico. Exemplo: Delay, reverb, chorus e etc.

Eficiência (Efficiency)
O quociente percentual da saída de um sinal em relação à sua entrada; é uma medida comum do rendimento elétrico ou mecânico de um dispositivo. Em um alto-falante, está na capacidade deste em transformar os impulsos elétricos em energia sonora com a menor perda possível. Em um transformador, é a capacidade de transmitir a energia do seu primário para o circuito secundário, perdendo um mínimo de potência. Em uma lâmpada incandescente, temos eficiência de 5% (95% da energia é perdida como calor e 5% como luz). Em uma lâmpada fluorescente típica, a eficiência é de 50%. A eficiência de um amplificador classe AB típico é de 60%, e a eficiência de um alto-falante é de 5 a 10%.

EFX
Uma das abreviações de "Effects". Efeitos

Elétrico (electric)
Diz-se do equipamento que precisa de energia elétrica para funcionar.O termo também é aplicado a instrumentos musicais, para demonstrar  que não conseguem produzir som por si próprios, precisando ser conectados a outros aparelhos para isso. Por exemplo, o piano elétrico, a guitarra elétrica, o contrabaixo elétrico.

Endorsee, endorseement
Patrocínio, patrocinado. Muitas empresas tem endorsees, músicos renomados que recebem todo o material de uma determinada marca para trabalhar, gratuitamente. Em compensação, por contrato só podem trabalhar com a marca. É muito comum no meio musical profissional, acontecendo até em relação a equipamentos de sonorização.

Entrada Auxiliar (Auxiliary lnput)
Entrada de sinal em equipamentos onde pode ser ligado um CD player, um sintonizador, um "tape-deck", etc. É uma entrada de alto nível e, portanto, o sinal a ela aplicado também deverá ser de nível elevado. O conector padrão é o RCA

Entrada com Misturador (lnput Mixing)
Entrada de mixers (Disk-jóqueis ou DJs) destinada à mistura de diversas entradas (microfone ou linha) para gravação.

Entrada de Gravador (Tape Input)
Entrada existente em amplificadores, para a ligação de um gravador. Conector RCA.

Entrada de Linha (Line lnput)
Jaque de entrada de áudio em equipamentos destinado a receber sinais de alto nível, como instrumentos musicais, ou mesmo outros equipamentos (uma mesa ligada à outra, um CD Player, um MP3 Player, etc). O conector padrão é o P10.

Envelope Sonoro
O envelope sonoro é o comportamento dinâmico de um som no decorrer do tempo. Compõe-se de 4 estágios: ataque (attack), decaimento (decay), sustentação (sustain) e relaxamento (release).É um dos componentes do timbre, permitindo-nos diferenciar um som vindo de um instrumento ou outro, ainda que de mesma nota musical (mesma frequência).

EQ
Abreviação de "equalizer", equalizador. Pode se referir a parte de equalização de um equipamento.

Equalização (Equalization)
Processo de alteração da curva de resposta de um equipamento por meio de filtros seletivos em freqüência com a finalidade de obtenção de uma resposta final plana ou com efeitos especiais.

Equalizador Gráfico (Graphic EQ, Equalizer)
Equipamento acessório cuja função é a de alteração da curva de resposta em freqüência. São normalmente empregados equalizadores de oitavas (10 faixas) e um terço de oitava (30 faixas).

Escursão
Extensão ou medição do movimento de um cone de alto-falante.

Espectro sonoro
Faixa de frequências que o ouvido consegue perceber. O homem tem espectro sonoro entre 16Hz (alguns autores consideram o limite mínimo como 20Hz) e 20.000Hz (alguns autores consideram o limite máximo como 22kHz). Cada animal tem um espectro sonoro diferente: os cachorros têm espectro sonoro entre 16Hz até 45kHz, os elefantes conseguem perceber a partir de 12Hz.No homem, o espectro sonoro diminui com a idade, em um processo natural, lento e gradual chamado presbiacusia.

Estado Sólido (Solid State)
Designação genérica para denominar os circuitos que utilizam semicondutores (transistores e circuitos integrados). Só é encontrado em equipamentos muito, muito antigos, onde o termo servia para designar um equipamento que usa circuitos integrados (transistores) no lugar de válvulas.

Estágio de Saída (Output Stage)
Estágio final de um amplificador onde é gerada a potência de áudio que irá acionar o alto-falante.

Estereofonia (Stereophonic System)
Sistema de gravação, reprodução, ou qualquer outro tipo de processamento do som, que utiliza dois ou mais canais de som com o objetivo de criar uma sensação de espacialidade no som. O ouvinte se sente como que "envolvido" pela fonte sonora

(voltar ao topo)


Fade
Uma mudança gradual de um nível para outro. Exemplo: Aumentar (Fade IN) ou diminuir (Fade OUT) o volume.

Faixa Dinâmica (Dynamic Range)
Conjunto de sinais, dos mais altos aos mais baixos, em um programa de áudio. Refere-se comumente à capacidade de um equipamento de áudio de responder a este conjunto de sinais. Esta característica é medida em decibéis (dB).

Falante
Forma abreviada de Alto-Falante.

Fase
Descreve a relação entre duas ou mais ondas e como afetam uma a outra. Quando ondas estão "em fase", suas amplitudes são adicionadas criando uma nova onda com amplitude maior. Se as ondas estão "fora de fase", elas têm um efeito cancelativo.

Fator de Amortecimento (damping)
Refere-se à capacidade de se extinguir mais rapidamente um movimento vibratório (Físca Mecânica). Nos amplificadores de áudio, o fator de amortecimento é uma importante especificação técnica, expressando a capacidade do amplificador em controlar rigorosamente os movimentos do cone do falante. Quanto maior o valor do fator de amortecimento, melhor.

Fidelidade (Fidelity)
Em áudio, em geral o termo se refere à comparação entre o sinal original e o reproduzido. Quanto mais próximo do original, melhor. Basicamente, o que se busca em sonorização profissional são equipamentos de alta fidelidade (Hi-Fidelity).

Filtro de Agudos (High Filter, HI Filter, Hi Cut)
Circuito para eliminar os ruídos de freqüência alta (chiados, estática, etc.). Pode ser do tipo ativo (utilizando transistores, C.I., etc.) ou passivo (resistores, capacitores, indutores, etc.).

Filtro de Graves (Low Filter; Lo Filter, Lo Cut)
Circuito para eliminar sinais de freqüências baixas, tais como roncos, zumbidos de C.A., etc. Esse filtro é muito comum em mesas de som profissionais, cortando todos os sons abaixo de uma determinada freqüência (comumente 100 ou 75Hz, em alguns casos é selecionável). Isso elimina, por exemplo, a captação de sons muito graves, abaixo da resposta de freqüência esperada. Por exemplo, a voz humana, mesmo dos baixos, não consegue responder menos de 100Hz. Então o corte das freqüências abaixo disso evitam o surgimento de microfonias de grave.

Fio Balanceado
Tipo de fio coaxial onde há 2 condutores internos à malha. Também chamado de fio coaxial duplo. O nome origina-se do fato de ser usado em sistemas balancedos.

Fio blindado
Nome dado aos cabos coaxiais (simples ou duplo) pelo fato da malha externa funcionar como uma blindagem contra interferências externas, protegendo assim o sinal de ruídos diversos.

Fio Coaxial
Tipo de fio em que um ou mais condutores (devidamente isolados) é envolvido por outro, geralmente chamado de malha. Pode ser "mono" ou "simples", onde há um condutor interno apenas, ou "duplo", quando há dois condutores internos.

Fio Paralelo
Fio que possui dois ou mais condutores (isolados individualmente) lado a lado, sem malha de blindagem. São utilizados para conexão de aparelhos à rede de energia elétrica ou para interligar a saída de potência dos amplificadores às caixas acústicas. Pode ser apresentado com isolação simples (cada condutor com seu isolante individual) ou com isolação dupla (isolantes individuais mais um isolante externo). Em áudio, fios paralelos onde os condutores são de mesma cor são indicados apenas para interligação à rede elétrica. Entre caixas e amplificadores, é indicado o uso de fios pararelos bicolores (2 cores), como os comuns fios preto-e-vermelho, também chamados fios flamenginhos, de forma a se manter sempre a polaridade correta das ligações.

Fio PP
Tipo de fio paralelo onde os condutores tem, além dos seus isolantes individuais, um terceiro isolante, que funciona como uma capa protetora, que lhe confere grande resistência mecânica.

Fio Terra
Fio que interliga as tomadas de conexão de equipamentos elétricos com o aterramento de uma instalação elétrica. Por norma, o fio terra sempre é verde ou verde com listra amarela.

Fones (Headphones; Phones)
Pequenos falantes para audição direta na cabeça do ouvinte. A finalidade é proporcionar uma audição privada, minimizando as interferências de outras fontes sonoras que estejam sendo reproduzidos simultaneamente em um mesmo recinto.

Fonte de Programa (Source)
É qualquer um dos componentes de um sistema de som capaz de fornecer sinais para a reprodução (CD player, MP3 player, gravadores, sintonizadores, etc.).

Freqüência de Amostragem
ver Amostragem.

Freqüência de Corte (Cut Off Frequency)
Freqüência a partir da qual um dispositivo deixa de atuar, ou passa a sofrer uma redução em seu rendimento. Também é a freqüência na qual um filtro passa a atuar, eliminando as freqüências acima ou abaixo desta. Usado em divisores de freqüência e crossovers.

Freqüência de Transição (Crossover Frequency)
É a frequência-limite entre uma faixa de freqüências e a seguinte (transição graves-médios, médios-agudos). Em um sonofletor de dois canais (normalmente dois alto-falantes) é a freqüência escolhida na qual um dos falantes começa a não apresentar linearidade, enquanto que o outro entra no trecho linear de sua curva de resposta. Termo usado em divisores de freqüência e crossovers.

(voltar ao topo)


G
Em notação musical, a letra "G" maiúscula representa o acorde musical Sol maior.

GND (Ground)
Terra, aterramento, terminal de terra, fio terra.

Gooseneck
Haste flexível e articulada. O termo refere-se à haste, mas atualmente é mais usado referindo-se a um tipo de microfone que possui uma longa haste flexível e articulada. Mas algumas mesas de som também possuem lâmpada (para operação no escuro), e essas lâmpadas são goosenecks também.

(voltar ao topo)


Harmônicos (Harmonic)
Freqüências geradas que são múltiplas de uma freqüência fundamental. Por exemplo, a corda mais grossa de um contrabaixo gera 40Hz, mas também gera 80Hz (2x), 120Hz (3x), 160(4x), etc. Os harmônicos vão perdendo potência até sumirem. Os harmônicos são produzidos por qualquer "coisa". Um instrumento musical (onde os harmônicos vão fazer parte do timbre) e mesmo outros equipamentos que produzam frequências. Um microfone sem fio com frequência de 200MHz produz harmônicos em 400MHz, por exemplo. Por isso que motores elétricos, transformadores, etc. podem produzir interferências em microfones sem fio, e também explica porque microfones sem fio UHF são melhores: a frequência de trabalho é muito alta (400MHz ou mais), longe dos harmônicos gerados por outros equipamentos.

Headphone
Fone de ouvido, em geral os modelos maiores, cujo suporte é preso por cima da cabeça.

Heat Sink
Dissipador de calor, em geral modelo que dissipa o calor por convecção de ar, sem o auxílio de ventiladores (fans ou coolers).

Hertz (Hz)
Unidade de medida de freqüência, Número de vibrações (ciclos) de uma onda senoidal em um segundo. ( som, ondas de radio, luz etc. O nome homenageia o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894). Representada pelo símbolo: Hz. Usam-se também os múltiplos: kHz (1 Hz x 1.000) e MHz (1 Hz x 1.000.000).

High
Agudo. Denominação das altas freqüências, em geral acima de 5KHz. Nas mesas de som o High é o controle que aumenta ou diminui os agudos de um canal.

Horn
Corneta. Peça plástica usada na frente de um alto-falante, para espalhar o som. Pode ser usado como sinônimo de alto-falante. Ex: a caixa tem um woofer e uma corneta.

Hum
Ronco ou zumbido grave. Tipo de ruído constante de baixa freqüência. Pode ser causado por falta de aterramento ou interferências da rede elétrica. como motores, ar condicionado, luzes néon ou lâmpadas florescentes.

(voltar ao topo)


IEC (Internacional Eletrotechnical Comission)
Comissão internacional que propõe normas para fabricação e teste de aparelhos eletrônicos, inclusive áudio e vídeo.

In, Input
Entrada de conector, "para dentro".

Indutor
Mesmo que bobina.

Infrasom (Infrasonic)
Freqüências sonoras abaixo de 20 hertz. Não são percebidas pelo ouvido humano, mas muito amplificadores "começam" a trabalhar a partir dessas freqüências. Tal situação não é boa, porque perde-se potência em algo que não conseguimos ouvir. Também são chamadas erroneamente de freqüências subsônicas.

Insert
Conector existente em mesas de som que permite enviar o sinal de áudio para processamento externo (por um equalizador, compressor, gate, módulo de efeitos) e depois retornar com o sinal já processado novamente para a mesa. É muito comum encontrar Inserts nos canais, mas mesas de grande porte também tem inserts para submasters e masters.

Intensidade
Mesmo que volume, nível, amplitude de um som. É a quantidade de energia acústica (som) irradiada por uma determinada unidade de área. Medida em watts/cm².

Interferência (lnterference)
Distorção causada ao sinal de áudio a partir de sinais externos, tais como zumbidos de corrente alternada, motores elétricos, ignição de automóveis, radiofreqüências, etc. Para combater as interferências, usa-se cabos blindados (coaxiais e balanceados) e, em sistemas sem fio, captação do tipo True Diversity (2 antenas).

(voltar ao topo)


Jewel Case
Estojo plástico transparente onde é guardado o CD.

(voltar ao topo)


K-7
Giría para "Compact Cassete". Pode ser uma referência a fita (Tape) ou ao aparelho gravador e reprodutor de fitas cassete.

Karaokê
Palavra japonesa que significa numa tradução livre "Somente Orquestra". Lançado pelos japoneses no início dos anos 70 era feita com músicas sem as vozes gravadas em K-7 onde o cliente cantava. Depois passou a ser feita com fitas de vídeo VHS que continham também as letras e atualmente em DVDs ou cartuchos. Até hoje, algumas gravações são feitas com a música em um canal e a letra em outro, de forma que se a pessoa quiser ouvir só a música é possível.

Keyboardist
Tecladista. Músico que toca teclados.

Kick Drum
Bumbo de bateria. Às vezes é chamado somente de kick.

Kick Drum Mic
Microfone específico para bumbo de bateria.

(voltar ao topo)


Lamp
1. Lampada.
2. Soquete encontrado em mesas de som e luz profissionais, mixers de DJs ou rack onde é ligado a luminária tipo gooseneck do operador ou a luz de serviço.

Largura de Banda (Bandwidth)
Largura de uma determinada faixa de frequências. O espectro sonoro, com banda de 20Hz a 20kHz, tem largura de banda de 19.980Hz. A faixa VHF, de 30MHz a 300MHz, tem largura de 270MHz.

O termo pode se relacionar com a faixa de frequências que um dispositivo pode manipular sem degradação de sinal. Um microfone sem fio pode ter cápsula com resposta de 80Hz a 18KHz, mas por limitações de largura de banda, pode trabalhar apenas com sinais entre 100Hz e 16kHz.

Em comunicação digital, o termo largura de banda é usado para definir a quantidade de dados que pode ser transmitida em determinado perído de tempo (bits por segundo – bps). Por exemplo, as redes padrão Ethernet tem velocidade de 10Mbps, as redes Fast Ethernet tem velocidade de 100Mbps e as redes Gigabit Ethernet tem velocidade de 1.000Mbps.

Lavalier Mic
Microfone de lapela. Usado em estúdios TV e peças teatrais, fica fixado discretamente na roupa do locutor. Nas igrejas, é um tipo muito apreciado pelos pregadores, por ser discreto. O lugar certo para fixá-lo, para um orador com terno, é na gravata, logo abaixo do nó.

Limiar de Audibilidade (Audibility Threshold)
É a menor intensidade (volume) de som que o ouvido humano pode captar. Seu valor é de aproximadamente 0,0002 microbar a uma freqüência de 1.000 Hz. É menos que um alfinete caindo no chão.

Limiter
Limitador. Processador de dinâmica que trabalha de forma semelhante ao compressor, não permitindo que um sinal de áudio ultrapasse um valor pré-estabelecido. O compressor ainda preserva um pouco da dinâmica, ao reduzir o valor que ultrapassa em proporções (2:1 – para cada 2dB a mais, o compressor só deixa passar 1dB, mas existem outras relações, como 4:1, 8:1), mas o limiter simplesmente proíbe a ultrapassagem do valor. Muitos amplificadores de primeira linha tem limitadores, para não permitir exceder a potência máxima do aparelho e evitar a queima do alto-falante. Muitos compressores também são limitadores, basta ajustar uma proporção grande, por exemplo 14:1.

Linha Balanceada
Uma linha de transmissão feita de dois condutores mais uma blindagem trançada, capaz de funcionar de forma que as tensões dos dois condutores estejam em mesma amplitude (tensão) e polaridade invertida ao terra.

Live Console
Mesa de som especifica para sonorização ao vivo.

Low
Grave. Denominação de "baixas freqüências"

Low Battery Indicator
Indicador de bateria fraca. Normalmente é um Led (luzinha vermelha) que acende para indicar que a bateria esta fraca e necessita ser substituída. Muito encontrado em microfones sem fio profissionais, a luz é sinal para o sonoplasta que a bateria vai acabar logo, mas em geral dura ainda de 10 a 30 minutos, dependendo do modelo. Microfones sem fio de baixo custo não têm essa luz, mas sim uma indicando o funcionamento. Quando esta fica fraca, é sinal de que a bateria está acabando.

Low Control
Controle de graves ou botão que controla a tonalidade de graves.

Low Frequency
Baixas Freqüências. Graves

Low Mid Control
Controle de Médio grave. Botão que controla a tonalidade de médio grave. Em mesas som e painéis de aparelhos é usado apenas à palavra "Low-mid". Comum em canais estéreo.

Low-Z
Baixa Impedância. Normalmente refere-se a um sinal de microfone de até 600 ohms, ou a um nível de sinal de microfone.

(voltar ao topo)


MD
Abreviação de "MiniDisc". Sistema de gravação e reprodução ótico desenvolvido pela Sony Co – Japan. O disco é igual aos de CD, mas encaixado em um cartucho do tamanho de um disquete de computador. Ainda hoje é comum encontrá-lo, por ser muito mais portável que qualquer DAT.

Measurement Mic
Microfone de medição. Usado em conjunto com analisadores de espectro para medição e aferição de equipamentos de áudio. São especiais, de resposta de freqüência de 20 a 20KHz e totalmente lineares.

Médias
1. Função matemática que expressa o valor mediano de uma série de fatores.

2.  Relativo ao espectro sonoro, é referente a médias frequências, os sons médios. Podemos encontrar os termos médias-baixas (sons médio-graves) e médias-altas (sons médio-agudos).

Medusa
Apelido dado a um multicabo montado como se fosse uma extensão, com caixa de conectores (banheira) de um lado e plugues do outro.

Mesa de Som
Equipamento que junta sinais equilibrando níveis e processando sinais antes de serem enviados para outros equipamentos de áudio, como amplificadores e alto-falantes. São também conhecidos como "Mixers" (quando com poucos canais) ou "Consoles" (com dezenas de canais) ou mesmo "Misturador".

MIC, Microfone (Microphone)
Equipamento transdutor (que traduz) energia sonora (som) em sinais elétricos para posterior uso (amplificação, gravação, etc). Em geral, os microfones se classificam no formato e no tipo de cápsula. Podem ser com fio (wired) ou sem fio (wireless ou cordless).

Microfone Onidirecional ou Omnidirecional (Omnidirectional Microphone)
Microfone que possui uma área de captação de 360o. Note que o prefixo grego "omni" foi aportuguesado para oni.

Microphone Level
Nível de Microfone. O nível de um sinal de microfone é igual ou inferior a – 40dBu.

Mid Control
Controle de médios. Botão que controla a tonalidade de médios. Em mesas som e painéis de aparelhos é usado apenas a palavra "Mid"

Mid Range
Alto falante especializado em frequências médias. A construção é a mesma que um woofer, mas em geral de tamanho menor, 6 ou 4 polegadas. A maioria responde de 500Hz a até 6KHz. São mais usados em caixas de som domésticas, pois em sonorização profissional ou se usa drivers de médios (fenólicos) ou drivers titânio.

Mixagem
1. Em apresentações ao vivo, é a regulagem da mesa de som, através da mistura dos volumes dos canais. Quem opera mesa de som está mixando o som.

2. Em gravações, é a mistura final, onde todos os canais gravados são reduzidos a apenas dois canais estéreo (ou até mais, vide sistemas Dolby, DTS, THX, 5.1, 7.1, AC3, e tantos outros que fazem a festa dos home-theaters).

Modos
As dimensões de qualquer ambiente fechado (quarto, sala, estúdio, auditório) influenciam na acústica obtida. Com o objetivo de se evitar a formação de ondas estacionárias (e com isso melhorar a acústica), é feita a análise dos modos da sala, descobrindo-se quais frequências serão realçadas, aplicando-se assim o tratamento acústico correto (material absorvente, armadilhas de graves, etc).A análise modal tem papel especial antes mesmo da construção do local. Dada uma área disponível para a construção, pode-se determinar as dimensões ideais, poupando-se o trabalho de tratamento acústico depois. Mesmo em locais já construídos, o tratamento acústico depende da prévia análise dos modos, sob pena de se atenuar frequências erradas.

Monaural (Monaural)
Referente a um só ouvido. Por exemplo: fone monaural – um só transdutor. Alguns DJs usam, pois permite em um ouvido escutar o som vindo do aparelho e o outro permanece livre, para se escutar o som em relação à acústica local. Ou então escutar em um ouvido uma fonte sonora (a música que vai começar) e no outro a música que está tocando.

Monitor
Caixa de som virada para o músico, onde ele tem o seu próprio som e/ou o som completo, de todos os instrumentos (ou somente algum instrumento que deseje). É o retorno de palco do músico.

Monitor Mix
Terno que se refere ao conjunto de console(s), amplificador(es) e periférico(s) de onde o operador de audio responsável pelo som do palco controla o som dos monitores e in-ears.

Monitoria, Monitoração (Monitoring)
Ato de escutar um programa a fim de julgar a qualidade sonora do mesmo. Em gravação, é feita a monitoração antes da gravação e mesmo durante a mesma, para o correto ajuste dos controles de nível. Em sonorização ao vivo, a monitoração é feita em geral por uma pessoa munida de rádio, que fica se movendo pelo ambiente, e informando a qualidade e solicitando os ajustes necessários. Quem monitora tem que ser alguém com muito conhecimento de áudio e música, pois precisa saber qual instrumento ou mesmo qual voz está sobressaindo e precisa ser atenuado. É um trabalho muito importante.

Mono, Monofônico (Monophonic)
Relativo ao processo de gravação, transmissão ou reprodução do som, utilizando apenas um canal de áudio. Muita gente acha que monofônico tem menos qualidade que estereofônico. Não há: sonorização ao vivo é quase sempre monofônico e não há problema algum nisso. Estéreo é para dar uma sensação de espacialidade no som quando reproduzido em casa, por exemplo. Em um evento ao vivo, não é necessária essa sensação.

Mostrador Digital (Digital Readout)
Denominação usada para designar o tipo de leitura fornecida através de dígitos e não por um ponteiro sobre uma escala graduada. Em geral e mais fácil de ser lido também.

Moving Coil
Bobina móvel. Transdutor eletromagnético onde uma bobina flutua dentro de um forte campo magnético. Encontrada em geral em dois lugares: 1. Parte interna do alto-falante responsável pela movimentação do cone. É a peça que arrebenta quando a potência é exagerada. 2. Parte interna microfones e capsulas de toca disco com a função de transformar o som em sinais de elétricos de áudio.

Multicabo (Snake)
Cabo múltiplo. Para transportar vários sinais (microfones, instrumentos) por grandes distâncias, o uso de vários cabos independentes entre si é ruim, tanto no fator preço quanto pelo diâmetro individual do fio. Para resolver isso, existem os multicabos, vários condutores montados como se fossem um só cabo. É como se vários cabos balanceados (sempre balanceados) fossem retirados dos seus isolantes de borracha individuais e reunidos todos em um único isolante. Cada conjunto balanceado é chamado de via. Existem multicabos de 2,4,6, 9, 12, 15, 20, 30, 64, etc. vias. O preço por metro é muito alto, mas quando levamos em conta a quantidade de vias, sai muito mais barato que o uso de cabos individuais.

Multipistas (Multitrack)
Termo que se refere a gravação, onde cada canal de áudio (cada microfone e instrumento) é gravado em uma pista independente. Esse é o sistema de gravação atual, onde podemos regular os volumes e equalizações de cada pista independentemente dos outros. É um dos motivos que um DVD e CD gravados tem um som muito melhor que uma apresentação ao vivo, pois defeitos que possam ter acontecido na apresentação (um instrumento sobressair demais, faltar volume em um microfone, etc) podem ser corrigidos alterando-se os valores nas multipistas.

Mute
Mudo. Chave que corta o sinal (liga/desliga). Esse controle é excelente, ajuda muito o sonoplasta, que não precisa com isso ficar alterando o volume do fader. Deveria ser obrigatório em todas as mesas de som dedicadas a apresentações ao vivo: o custo de implementação é mínimo (uma chave liga/desliga no caminho do sinal) e o benefício é muito grande.

(voltar ao topo)


Nível
Valor do sinal em relação a uma dada referência, expressa em decibéis. Termo usado para descrever amplitude ou intensidade de um sinal.

Nível de Entrada
Máximo sinal de entrada aceito por um equipamento. Classificado em sinal máximo (acima do qual ocorre distorção) ou nominal (nível médio enviado à entrada em condições de funcionamento normal).

Nivel de Instrumento
O nível de um sinal de instrumento. Pode ser guitarra, violão, baixo, teclado, etc. Está entre -20dBu a -10dBu.

Nível de Linha
O nível de um equipamento. Da saída de uma mesa de som, de um equalizador, compressor, de um CD Player, etc. Em geral compreendido entre -10dBu e +4dBu. Existe uma confusão enorme sobre nível de linha e nível de instrumento. Isso é causado pelos fabricantes de mesa de som, que colocam o termo LINE onde é para se entrar com instrumento musical. Na verdade, não há problema algum em se ligar um instrumento em uma entrada line e vice-versa, funcionará perfeitamente.

Nível de Microfone
Sinal com nivel de microfone é igual ou inferior a – 40dBu. Esse sinal é muito mais baixo que os outros, e exige um pré-amplificador mais elaborado para funcionar, em geral com um controle de ganho com uma amplificação muito maior. Se você colocar um microfone em uma entrada de instrumento/linha, o volume que será obtido será muito, muito baixo, pois o pré-amplificador não tem a potência necessária para elevar o sinal à níveis suficientes para o equipamento trabalhar. Por outro lado, se você colocar um instrumento/linha em uma entrada de microfone, o pré-amplificador de microfone o amplificará em níveis altíssimos, ocorrendo o fato de que com somente um pouco de volume já se tem um som muito alto, e em geral distorcido. Isso pode causar a queima do canal e da mesa de som.

Nível de Pressão Sonora
É o som que realmente ouvimos. Refere-se normalmente a medição de energia sonora, expressa em dB. O mais comum é o uso do termo inglês SPL – Sound Pressure Level.

Noise
Ruído. Refere-se a tudo que de indesejado em sonorização: o ruído, a interferência. O ruído tanto pode ser externo (cabos ruins, interferência eletromagnética) quanto interno, pois todo equipamento insere um pouco de ruído (próprio do funcionamento do aparelho) no sistema de sonorização.

Noise Gate
Processador de dinâmica usado para redução de ruídos. Em geral é encontrado em conjunto com compressores (no mesmo equipamento), o Noise Gate funciona como uma porta: quando o nível de sinal está abaixo de um valor pré-determinado, situação então em que não há música, o noise gate corta a saída de som, para que o amplificador não fique amplificando o ruído dos equipamentos.

Noise Reduction
Redução de ruído. Tipo de processador de dinâmica que analisa o sinal e reduz o ruído. Os sistemas Dolby A, B e C, para fitas cassete, trabalhavam assim. A Cygnus lançou o único aparelho de Noise Reduction já lançado no Brasil. Em sonorização ao vivo, ruídos de fundo (chiados, etc) podem ser minimizados com equalizadores.

Noiseless
Alguns equipamentos, até mesmo cabos, aparecem com esta expressão, para indicar "livre de ruídos". Em geral é usado por fabricantes menores, sem tradição. Bons fabricantes nem a colocam.

(voltar ao topo)


Off
Desligado. Marcação do interruptor liga/desliga dos aparelhos, para indicar a posição desligado.

Ohm
Unidade de medida da resistência elétrica (impedância). A maioria dos alto-falantes profissionais são de 8 Ohms, e os automotivos são de 4 Ohms. Os amplificadores por sua vez, aceitam 4 Ohms por canal (ou seja, duas caixas de 8 Ohms ligadas em paralelo) ou 2 Ohms por canal (duas caixas de 4 Ohms em paralelo ou quatro caixas de 8 Ohms em paralelo). Lembrando que cabos também tem resistência medida em Ohms, em geral por kilometro. O cabo coaxial RG-50 tem 50 Ohms por kilômetro ou 5 Ohms a cada 100 metros.

Oitava
A oitava relaciona-se com a freqüência da seguinte forma: dobrando-se a freqüência tem-se uma oitava acima da referência, dividindo-se a freqüência por dois tem-se uma oitava abaixo. Por exemplo, uma freqüência de 400 Hz está em uma oitava abaixo de outra de 800 Hz, e uma oitava acima de uma de 200 Hz.

On
Ligado, acionado, aceso, funcionando. Marcação do interruptor liga/desliga dos aparelhos, para indicar a posição ligado.

Onda
Variação regular no nível de sinal elétrico ou nível de pressão sonora. Caracteríza-se por: equilíbrio, compressão e rarefação.

Onidirecional (Omnidirectional)
Qualquer dispositivo cujas características de irradiação ou captação sejam multidirecionais. Ex.: antena que recebe igualmente sinais transmitidos de diversas direções, sonofletor que irradia em todas as direções, microfone que capta ondas de fontes sonoras em toda sua volta, etc.

Operating Range
Área de Operação. Parâmetro que determina a área de alcance de um transmissor ou receptor. É comum essa especificação em microfones sem fio, indicando o alcance máximo do aparelho. Considere um alcance efetivo de 50% do alcance máximo, que só alcançado se as condições forem favoráveis (no campo, plano, longe de tudo, todos os planetas alinhados).

Operating Temperatur
Temperatura de Funcionamento. Especifica qual a temperatura adequada ao funcionamento do aparelho. Exemplo: De -10 graus até +50 graus Celsius. Muitos amplificadores têm proteção térmica: se a temperatura chegar até um valor pré-estabelecido, o aparelho se desliga automaticamente, só voltando a operar quando cai abaixo desse valor (e o operador já caiu fora, demitido).

Ortofônico
1. Permite a passagem do som sem alterar a qualidade. A tela que "esconde" os alto-falantes em uma caixa de som é feita de tecido ortofônico.

2. Local ou sala com acústica correta.

Out, Output
Saída. Indica qualquer tipo de saída de som. Por exemplo, Master Output = saída dos master. Aux Out = saída de auxiliar. Line Out = saída, em nível de linha.

Over
Acima de tudo. Em shows define os microfones que são colocados acima dos pratos da bateria ou do grupo de cantores.

Overdub
Gravar em cima. Parâmetro usado em processadores de efeitos que grava um novo efeito sobre um já gravado. Efeito também conhecido como "som sobre som". Em alguns aparelhos como câmeras de vídeo significa regravar sobre o áudio original da fita.

Overload (OL)
Acima da capacidade. Quando um sinal de áudio ultrapassa a capacidade de um circuito eletrônico causando a sobrecarga, saturação e distorção. Clippagem.

Owners Manual
Manual do usuário. Aquele pedaço de papel com informações importantíssimas que só se olha uma vez na vida, que é quando se desembala o aparelho.

(voltar ao topo)


PA
Abreviação de "Public Address". Som endereçado ao público. Esse termo no Brasil define todos sistemas de som, mas no exterior o termo é usado apenas para as grandes platéias. Sistema para pequenos lugares é chamado de "Sound Reinforcement."

PA Speakers
Caixas de P.A.

Pad
1. Pequeno circuito ou resistências que atenua o sinal de entrada em mesas de som, mixers, processadores evitando assim possíveis distorções por excesso de volume.

2. Disparador. Dispositivos de borracha com sensores (triggers). Imitam peças de bateria. São usadas normalmente para bateria de estudos ou em baterias eletrônicas.

PAN (Panoramic)
Panorama, refere-se à distribuição do sinal entre os diversos canais, normalmente esquerdo e direito.

Paralelo
Um tipo de ligação de alto-falante que diminui a impedância de carga à medida que mais falantes sejam ligados. Por exemplo, se dois falantes de 8 Ohms são ligados em paralelo, a impedância de carga geral é 4 Ohms. Na maioria das caixas com múltiplos soquetes de entradas estes são ligados em paralelo para permitir ligações de caixas adicionais.

Paramétrico (Parametric)
Tipo de equalizador em que é possível escolher a frequência central de atuação e o fator Q (largura de banda). É raro de encontrar, sendo mais comum em mesas o semi-paramétrico, onde é possível escolher apenas um dos fatores, sendo o mais comum a escolha da frequência.

Passive
Todo equipamento eletrônico que não precisa de alimentação elétrica externa para funcionar. O dispositivo funciona com a energia do próprio sinal de áudio. O melhor exemplo são os divisores de freqüência (crossovers) dentro de uma caixa acústica.

Passivo
Dispositivo que não necessita de energia elétrica para funcionar. Em geral, o termo é utilizado em contraponto a dispositivos ativos, que precisam de energia elétrica para funcionar. Por exemplo: Direct Box passivo não precisa de energia para funcionar, mas o Direct Box ativo precisa, em geral Phantom Power ou baterias. A desvantagem dos equipamentos passivos é que eles produzem perdas de sinal (acabam "gastando" parte do sinal para os próprios equipamentos funcionarem), enquanto os aparelhos ativos conseguem manter o nível de sinal igual ou até mesmo reforçá-lo.

Peak
Pico. Ponto mais alto no volume de um sinal de áudio. Muitos equipamentos têm luzes indicativas de pico. É um alerta que o sinal está no nível máximo que o aparelho pode suportar, e a partir daí o aparelho entrará em distorção.

Peazeiro
Gíria para "Técnico de P.A.". Técnico que monta e opera sistemas de P.A.

Perda por Inserção
Redução do nível de sinal causado pela inserção de um equipamento eletrônico no caminho do sinal.

PFL
Abreviação de "Pre Fade Listen". Recurso encontrado em mesas de som onde o técnico operador pode monitorar o sinal de áudio que entra em um canal selecionado antes de passar pelo fader de volume. O técnico pode monitorar o som mesmo com o canal "fechado". Isso é bom, pois é possível saber se o som está chegando à mesa, se está afinado, etc.

Phantom Power
Energia fantasma. Chave comum em mesas de som, que aciona um circuito que fornece corrente (energia) para microfones de condensador e a DI Box através de cabos balanceados. A tensão do Phanton Power pode variar de 9v a 48v. Desenvolvido nos meados dos anos 60 chama-se fantasma porque fica totamente invisível aos outros microfones não causando nenhum dano caso um microfone dinâmico (por exemplo) seja conectado a um canal com o Phanton Power ligado. Mas deve ser usado em sistemas totalmente balanceados (cabos balanceados e plugues balanceados). Fora isso, corre-se o risco de danificar a mesa de som ou o microfone.

Phone Level
Volume da saída de fone de ouvido.

Phone Plug
Apelido do conector telefônico "1/4 TRS". Também conhecido pelos nomes: plugue de fones, banana, P-10, plugue de guitarra e etc. O nome é dado pela origem do plugue, utilizado nas centrais telefônicas antigas. A telefonista fazia a ligação de um número com outro interligando-os através de um cabo coaxial com plugues P10.

Phono
Toca disco. Aparelho que reproduz antigos discos de vinil muito apreciados e cultuados pelos "Djs". Também é chamado no Brasil de "Pick-up".

Phono Input
Entrada para toca-discos. Entrada de áudio existente em mixers e amplificadores específicas para ligação de antigos toca-discos. Normalmente essas entradas são calibradas para cápsulas magnéticas que emitem um sinal de áudio de baixo nível e necessitam de pré amplificação.

Pick
Palheta de violão, guitarra, baixo, etc.

Piezo
Tipo de cristal que vibra quand lhe é aplicada tensão. São utilizados nos tweeters piezoelétricos, em geral de baixa qualidade e baixo custo.

Pitch, Pitch Bender
Afinação, Controle de afinação. Nos teclados, o pitch bender muda a afinação dos mesmos. Normalmente aparece na forma de joystick ou pad (roda)

Plano (Flat)
Diz-se de um sistema que responde igualmente a todas as freqüências. Nos controles de tonalidade dos equipamentos de áudio, é a posição na qual não há reforço nem atenuação dos graves (médios, se houver controle) e agudos . Regra geral esta posição é a central (0, zero). O termo "flat" também é utilizado para denominar uma chave que desativa os controles de tonalidade. Tem-se então resposta plana (nem reforço, nem atenuação).

Plugar
Gíria para Ligar um plugue, inserir, conectar.

Plugue (Plug)
Conector que se constitui na terminação de um cabo, e que serve para fazer a ligação de um componente (fones, microfone, etc.) a um equipamento (gravador, amplificador, etc.).

Polaridade (Polarity)
Sentido assumido por uma tensão em relação a um referencial. Diz-se também dos terminais positivo e negativo de uma pilha, bateria, fonte de alimentação, etc. Também pode ser referente aos pólos norte e sul de um ímã. É usada ainda na indicação do faseamento de diferentes componentes de um sistema, por exemplo, entre alto-falantes. Todo alto-falante (e caixa acústica) tem uma polaridade, positiva ou negativa, que determinará o movimento do cone para frente ou para trás. Não há problemas de danificar o falante em caso de inversão, mas todos os falantes devem estar com a ligação na mesma polaridade para evitar problemas de fase.

Pop
Giría americana. Som grave captado pelos microfones produzido por pessoas que expelem grande quantidade de ar ao falar. Aparecem mais ao pronunciar as letras "p", "b" e "t". O som é semelhante a pequenos estouros.Também chamado de Puff.

Pop Filter
Filtro do Pop ou Puff. Normalmente feito de metal ou espuma é um filtro para diminuir a passagem do vento no microfone. Muito usado em estúdios de gravação.

Pórtico (Port, Vent)
Nos sonofletores, é uma abertura, geralmente feita na face dianteira, por onde são reforçadas determinadas ondas sonoras emitidas pela parte posterior do (s) alto-falante(s). É o duto.

Pós
Refere-se a um ponto no sistema de áudio após alguma coisa. Por exemplo, um módulo de efeitos geralmente vem depois dos controles de equalização, por isso são conhecidos como pós-Eq.

Pot
Gíria americana. Abreviação de potenciômetro ou botão de volume.

Potência AES
Padrão de medida de potência adotada por engenheiros da AES. Em geral é usado para aferir alto-falantes e/ou caixas acústicas. Este padrão pede um teste de 2 horas usando ruído rosa como referência onde se obtém uma curva de resposta fiel do alto falante.

Potência Contínua
Classificação de potência que mede a quantidade de potência que um amplificador pode responder continuamente sem problema. É normalmente medido com uma frequência de 1KHz a uma determinada distorção. Também chamada de Potência RMS

Potência Máxima Permissível (Power Handling Ability)
É a potência máxima que pode ser aplicada a um alto-falante, sem danificá-lo.

Potência Musical (Music Power)
Potência máxima fornecido por um amplificador de áudio durante um curto período de tempo, antes da tensão de alimentação cair de valor e, consequentemente, limitar a potência de saída.

Potência Nominal de Saída (Rated Output Power)
Potência máxima fornecida por um amplificador de áudio durante um período de tempo relativamente longo (pelo menos 10 minutos), com todos os canais operando simultaneamente. É medida em watts RMS.

Potência PMPO
Abreviação de "Peak Music Power Output". Medida máxima de potência, em milésimos de segundo. Significa de 3 a 150 vezes a potência RMS. Sem padronização regulamentada, cada empresa estipula o valor que quiser. O valor PMPO não deve ser usado em avaliaçôes para compra de equipamentos. No popular, é utilizado o termo "Potência Musical Para Otários", pois os vendedores (e até os fabricantes) tentam vender pequenos aparelhos de som (microsystens, etc) dizendo que os mesmos tem centenas ou milhares de Watts PMPO, e na verdade tem dezenas ou centenas de Watts RMS.

Potenciômetro
Circuito eletrônico formado por uma resistência variável, que facilita ou dificulta a passagem do sinal de áudio. As mesas de som são compostas por inúmeros potenciômetros. Alguns são rotativos, controlando a equalização, ganho, auxiliares, enquanto outros são deslizantes, como os faders (volumes) dos canais.

Power
1. Energia ou força elétrica.
2. Abreviação de "Power Amp". Amplificadores.
3. Abreviação de "Main Power". Transformadores.

Power Consumption
Define o consumo de energia elétrica (em Watts) de um aparelho.

Power Cord
Cabo de energia elétrica

Power Mixer
Mixer amplificado. Pequenas ou médias mesas de som que possuem um amplificador interno acoplado. Uma opção interessante para sonorização de pequenos espaços.

Power On
Energia Ligada. Termo utilizado para designar a chave liga-desliga.

Power Requirements
Energia Requisitada. Determina as necessidades de energia para o bom funcionamento de um aparelho eletrônico. Exemplos: Ac 110v ou 220v, Dc 9v, 52v etc.

Power Supply
Fontes de energia. Transformadores de energia AC para DC. Em alguns casos significa eliminadores de pilhas ou baterias.

Pré
Refere-se a um ponto no sistema de áudio antes de alguma coisa. Por exemplo, uma saída de monitores geralmente vem antes dos controles de equalização e por isso são conhecidos como pré-Eq

Pré-amplificador
Muito comum nos anos entre 1970 e 1990, os pré eram peças separadas cuja função principal seria nivelar todos os níveis de sinal (microfones, toca-discos LP, etc), selecionar qual a entrada ativa no momento (tape, CD, tuner), equalização da entrada ativa (geralmente graves e agudos) e saídas para o amplificador. Hoje, estão praticamente extintos como peças isoladas, mas continuam existindo nos equipamentos domésticos: microsystems, receivers, etc.

Preamplificador (Preamplifier)
É o estágio de um amplificador de áudio que recebe o sinal fornecido pela fonte sonora (gravador, toca-discos, sintonizador, etc.), em baixo nível e corrige-o, entregando em sua saída um sinal suficientemente elevado para excitar o amplificador de potência. Geralmente é composto de um estágio preamplificador, filtros, controles de tonalidade, amplificador, controle de volume, etc.

Presbiacusia
Perda natural, lenta e gradual da capacidade de ouvirmos sons de maior frequência. Em geral, até 20 anos, ouve-se até 20.000Hz. Dos 20 aos 30 anos, o limite máximo cai para 17kHz. Dos 30 aos 40, o limite máximo cai para 15kHz. Dos 40 aos 50, cai para 13kHz e dos 50 anos em diante cai para 12kHz ou menos. A perda acontece porque as células especializadas nesse tipo de som vão morrendo e o organismo não consegue repô-las.

Processamento paralelo
Tipo de processamento comum aos módulos de efeito. O sinal original é somado em maior ou menor quantidade a um sinal modificado. Ambos os sinais coexistem, em maior ou menor grau.

Processamento serial
Tipo de processamento comum aos equalizadores e compressores. O sinal original é modificado pelo aparelho e deixa de existir, só restando o sinal processado na saída do aparelho.

Public Address
Endereçada ao público. No caso do áudio refere-se ao sistema de caixas de som direcionada ao público. Conhecido apenas como P.A.

Puff
Veja em Pop. Som grave ou vento captado pelos microfones. Também conhecido por "Puff" ou "pop". Som grave captado pelos microfones, produzido por pessoas que expelem grande quantidade de ar ao falar. Aparecem mais ao pronunciar as letras "p", "b" e "t". O som é semelhante a pequenos estouros.

Pumping
Mesmo que Breathing (respiração).

(voltar ao topo)


Q
Indíce de mérito, indica por quantas oitavas um filtro atua. É um termo comum em equalizadores gráficos. Um equalizador de Q constante é aquele em que cada faixa trabalha na mesma "proporção de quantidade de freqüências" que as outras. O valor de Q é um número inteiro, que indica o fator de multiplicação. Q de 0,5 indica meia oitava acima e abaixo, Q igual a 3 indica 3 oitavas acima e abaixo. Algumas mesas, como a Pallas da Staner, tem equalização com Q variável, ou seja, é possível alterar a "quantidade de freqüências" a serem alteradas por um comando. Por exemplo, o Agudo é fixo em 12KHz, podendo variar entre 4K a 20KHz em Q máximo e de 10 a 14KHz quando Q no mínimo, formando assim um equalizador semi-paramétrico. Se fosse possível escolher o índice Q e a frequência central, teríamos um equalizador paramétrico.

Quadrifonia (Four Channel Stereo)
Sistema de reprodução sonora, idealizado nos anos setenta e atualmente em desuso, que utiliza quatro canais de áudio (dois dianteiros e dois posteriores). A finalidade da quadrifonia é recriar, com o máximo de fidelidade, as condições de audição durante uma apresentação "ao vivo", reproduzindo os sinais que vêm do palco, bem como aqueles que vem da parte posterior (sons refletidos). A quadrifonia nunca foi realmente comercial, pois necessitava de equipamentos muito caros (4 caixas, amplificadores de 4 canais), mas foi a base para os atuais sistemas Surround: Dolby, THX, AC3, etc.

(voltar ao topo)


Rack
Suporte metálico, geralmente em padrão 19", para montagem de equipamentos. Existe o padrão "meio rack" (9,5") e existem racks de 21". Em sonorização, o mais usado é o de 19" mesmo.

Rack Mounting
Montagem em rack. Informa que um aparelho pode ser montado em racks

Radiador Passivo
Tipo de caixa acústica que, além dos alto-falantes usuais, utiliza um suplementar (passivo) que não recebe energia do amplificador, servindo para atuar em conjunto com a energia das ondas sonoras internas do gabinete acústico. Foi usado entre 1970 e 1980, mas muito poucas caixas foram montadas usando essa tecnologia.

Range
Extensão, faixa de atuação. Por exemplo, um alto-falante full-range é um que tenta "falar" todas as faixas de freqüências de áudio.

Rarefação
Semiciclo da forma de onda onde as partículas do ar (ondas sonoras) ou elétrons (ondas de áudio) relaxam; parte negativa do semiciclo.

Ratio
Taxa. Termo usado em compressores, para definir a taxa de compressão que um sinal irá sofrer. Uma compressão 2:1 quer dizer que para cada dois decibéis acima de do limite pré-estabelecido, o compressor deixa passar 1dB e corta 1dB. Existem taxas 4:1, 8:1, etc. Quanto mais baixa a taxa, menos o sinal é comprimido e a dinâmica é preservada. Quanto mais alta a taxa, mais o sinal é comprimido e menos dinâmica ele tem.

Rca Connector
Conector RCA. Tipo de conector padrão em áudio e vídeo domésticos. Desenvolvido em 1950 pela empresa americana RCA Victor usado inicialmente para ligações de toca discos em rádios e amplificadores. Conhecido também como "Phono Plug", "Phono Connector" ou "CINCH/AV connector".

Rca Inputs
Entrada de áudio ou vídeo com conectores RCA.

Real Time
Em tempo real.

Real Time Analyzer (RTA)
Analisador com amostragem de parâmetros em tempo real. Um analisador de espectro RTA é utilizado para fazer alinhamento de P.A. Coloca-se o PA para falar ruído rosa e com o analisador obtém-se as freqüências que estão sobrando e ou faltando.

Realimentação Acústica (Feedback)
Efeito em forma de um forte silvo de alta freqüência que ocorre quando as ondas sonoras emitidas por um sonofletor são captadas e reamplificadas pelo microfone que as originou. Este efeito, também conhecido como microfonia, pode acontecer com freqüências graves e é comum causa de danos a alto-falantes e amplificadores.

Realimentação Eletrônica
Componente do projeto de um amplificador que retorna parte do sinal de saída para a entrada. Aumenta a estabilidade e reduz a distorção.

Rear Painel
Painel traseiro. Parte de trás de um aparelho.

Rec Out
Abreviação de "Record Out Put". Saída de sinal de áudio ou vídeo para gravação.

Receiver
Módulo de áudio que incorpora em um só gabinete um sintonizador, um preamplificador e estágio de potência. Regra geral, o sintonizador é de AM/FM-estéreo, o preamplificador possui várias entradas, controles de tonalidade, audibilidade, filtros, etc., e o estágio de potência é estereofônico

Recording
Gravação

Recording Engineer
Engenheiro de gravação. Profissional responsável pelas gravações em estúdios.

Refletora de Graves
Tipo de caixa acústica na qual as ondas sonoras traseiras do alto-falante saem através de um duto ou pórtico para reforçar as respostas de baixas frequências.

Régua de AC
Gíria. Extensão de força. Extensão de energia elétrica com várias tomadas.

Relação Sinal/Ruído (Signal-To-Noise Ratio)
É a relação existente entre um sinal de referência de áudio de determinada freqüência e nível e o ruído existente na saída de um equipamento. É expressa em dB e, quanto maior o seu valor, melhor será esta característica.

Relaxamento (release)
O último dos componentes da dinâmica de um som, é parte do envelope sonoro de um instrumento musical. Correponde ao tempo em que o nível de sustentação começa a cair, até chegar a um nível mínimo (em geral, zero).

Resistor
Componente que oferece resistência à passagem de corrente elétrica alternada ou contínua. Pode ser de carvão, fio, película ou outro material, e variar de tamanho em função da potência que pode dissipar.

Respirar
Um fenômeno perceptível quando um compressor é utilizado para controlar um sinal complexo ou mesmo uma voz na presença de ruído de fundo. "Respirar" é uma modulação dos sons de fundo. Devido à ausência de um sinal forte, o ganho do compressor aumenta, fazendo com que os sons de fundo aumentem. O compressor então reage ao som fortalecido enfraquecendo-o, resultando no efeito de respiração percebido. Respirar não é desejável e pode ser minorado alterando o tempo de ataque ou liberação do compressor e só usando o compressor quando necessário.

Resposta a Transientes (Transient Response)
Capacidade de um equipamento de som em reproduzir mudanças bruscas do nível de sinal de áudio.

Resposta de Freqüência (Response; Frequency Response)
Faixa de freqüência que um equipamento pode reproduzir dentro de um certo parâmetro limite. Por exemplo, um bom sistema de som deve responder de 20Hz a 20.000Hz, com uma variação de até aproximadamente 0,5dB.

Resposta Polar
Um gráfico do som emitido por um falante ou da captação de um microfone, com relação à frequência e ângulo de cobertura.

Retardo
Dispositivo que atrasa um sinal de áudio por um determinado tempo, geralmente até 1 segundo. Este retardo pode ser feito de 3 formas: "Analógo" utiliza um processo eletrônico que armazena as tensões verdadeiras de sinal. "Digital" funciona eletronicamente através do armazenamento de um número binário que representa tensões analógicas verdadeiras. "Fita" utiliza gravação magnética e simplesmente reproduz o sinal gravado.

Return
Retorno. Normalmente é a volta de um INSERT ou saída de efeito (Send).

Reverb Time
Tempo de reverberação. É o tempo que uma reverberação leva para terminar.

Reverberação
Fenômeno acústico em que o som se reflete, de maneira sucessiva, pelas paredes de uma sala sem ser absorvido. Seu controle é fundamental para um bom resultado acústico.

RF, Radio Frequency
Radiofreqüência, sinal de rádio.

Rigth Channel
Direito ou lado direito. Canal direito de um equipamento

RMS
Abreviação de "Root Mean Square". Potência Real do Produto. É uma medida de potência contínua, usado como padrão mundial e representa a potência real de um equipamento de som. É obtido pela média das aferições em um sinal de áudio.

Roadie
Técnicos Auxiliares especializados em montagens, afinação de instrumentos e assistência aos músicos e banda durante as apresentações. É fundamental para um roadie conhecer instrumentos e o funcionamento básico de equipamentos de áudio.

RT60
Defini-se tempo de reverberação (Reverberation Time – RT) de um recinto como o intervalo de tempo, expresso em segundos, necessário para que a energia acústica (o som) nesse recinto decresça 1/1.000.000 (-60dB, daí RT60) de seu valor original a contar do momento em que a fonte que produz a energia é desligada.

Ruído (Noise)
Sinal indesejado e presente em um programa juntamente com os sinais de áudio. Pode estar presente tanto na gravação como na reprodução, na transmissão ou na recepção. Pode ser de alta freqüência (chiados, estalidos, interferência atmosférica por eletricidade estática ou descargas elétricas, etc.) ou de baixa freqüência (zumbido, vibrações, etc.).

Ruído Branco (White Noise)
Tipo de ruído com densidade espectral constante. Sua tensão efetiva (RMS) por unidade de largura da banda é constante e independente da freqüência. Por exemplo, a faixa de frequências entre 5KHz e 10KHz ocupa banda de 5K frequências. A faixa de frequências entre 10KHz e 15KHz coupa a mesma banda de 5K frequências. Porque a oitava de 10K é 20K, ela contém o dobro da energia que a oitava de 5KHz a 10KHz. Assim sendo, ruído branco aumenta 6dB por oitava com o aumento da frequência.

Ruído de Fundo (Background Noise)
Nível mínimo de ruído presente em uma gravação, aparelho eletrônico, estúdios, auditórios. O ruído de fundo define o patamar da relação sinal/ruído.

Ruído Rosa (Pink Noise)
Tipo de sinal muito usado para medir parâmetros da resposta em freqüência de um equipamento. O ruído rosa apresenta um nível de energia constante por oitava. Apesar de existirem 10.000 frequências entre 10KHz e 20KHz, ele é modificado para que tenha a mesma energia que a oitava de 200 a 400Hz que tem 200 frequências.

Rumble
Ronco, zumbido. Ruídos graves e contínuos originados na rotação do prato ou do motor de antigos toca discos. Também ocorre na parte mecânica de transporte da fita em gravadores

(voltar ao topo)


Sabin, Sabines
Medida de absorção acústica de som por um determinado material. O nome é homenagem ao seu criador, Wallace Clement Sabine. Um sabin corresponde à quantidade de absorção oferecida por uma área de um metro quadrado de espaço aberto. É usada para definir os coeficientes de absorção de som de um material em relação às frequências (um mesmo material pode apresentar coeficientes diferentes em relação a frequências diferentes). Plural: sabines.

Saída de C.A. (AC Outlet)
Tomada fêmea encontrada nos equipamentos de áudio para alimentar com a rede de corrente alternada (energia elétrica da concessionária) aparelhos auxiliares ("tape-decks", toca-discos, sintonizadores). Poderá ser comutada ("switched") ou não ("unswitched") pelo interruptor geral do aparelho.

Saída de Linha (Line Output)
Jaque de saída de sinal em um preamplificador ou outro equipamento que fornece um sinal de caráter idêntico ao aplicado à entrada da unidade, porém com um certo nível de amplificação e equalização. Serve para monitoração, gravação ou para ser aplicado a um amplificador de potência.

Seletividade (Selectivity)
A habilidade de um receptor em receber somente a emissora sintonizada e rejeitar as demais próximas àquela. É medida pelo quociente (em dB) do nível de sinal que produz uma saída padrão no canal desejado em relação a um sinal no canal vizinho, necessário para produzir uma saída atenuada de 30dB em relação ao padrão. Normalmente é medida em relação ao chamado canal alternado, distanciado de 400kHz do sintonizado. Quanto maior o número, melhor.

Send
Enviar um sinal. Saída de sinal de áudio.

Senóide
Forma de onda fundamental de um tom puro de áudio, que não possui harmônicos.

Sensibilidade
O sinal na entrada de um equipamento necessário para conseguir-se um nível pré-determinado na saída do mesmo. Quanto menor o número, mais sensível o aparelho. Em sonofletores, o volume em decibéis que o mesmo produzirá a um metro quando submetido a um sinal de 1 watt (2,83 volt). Por exemplo, 95 dB/ 1W / 1metro.

A sensibilidade de um falante é tão importante quanto a sua potência. Um falante de 100 W RMS com 98 dB/1W/1m produz o mesmo som que um falante de 200W RMS com 95 dB/1W/1m, pois a cada 3dB de diferença, a relação é o dobro ou metade da potência.

O mesmo se aplica a microfones. Quanto maior a sensibilidade, mais som produzirá ou então conseguirá captar o som de mais longe.

Separação entre Canais (Channel Separation)
Nível de separação entre os sinais presentes em cada um dos canais de um sistema de som estereofônico ou com mais canais. Expressa-se em dB.

Série
Um tipo de ligação de alto-falante que aumenta a impedânica de carga à medida que mais alto-falantes sejam ligados. Por exemplo, se dois falantes de 8 Ohms são ligados em série, a impedância de carga geral é 16 Ohms.

Série-Paralelo
Tipo de ligação de falantes que faz uso de conexões em série e em paralelo. Geralmente utilizada para manter constante a impedância de carga nominal do amplificador.

Shield
Corresponde à malha de cabos coaxiais e balanceados. É a blindagem do cabo.

Side
Refere-se à um tipo de monitoração (retorno) geral no palco, como uma espécie de PA projetado para o próprio palco.

Side Fill
Side colocado lateralmente. Muito comum em shows.

Sinal (Signal)
Corrente elétrica que transporta informações de áudio, na forma de pulsos (sinais analógicos) ou de dados codificados (sinais digitais)

Sintonizador (Tuner)
Receptor de AM ou FM que não possui estágio de amplificação de áudio. Necessita de um amplificador para operar.

Slave
Escravo. Determina que este aparelho é controlado por outro dispositivo eletrônico chamado "MASTER". Comum em MIDI, com um teclado controlando outro, por exemplo.

Slew Rate
Capacidade de um amplificador acompanhar a subida rápida de uma forma de onda sem distorcer. Medida em volts por microssegundo. Quanto maior, melhor

Snake Cable
Multicabo

Snake Channel
Canal ou via do multi-cabo

Snare
Caixa da bateria

Sobrealimentação
Quando a fonte de sinal excede a capacidade do equipamento que está alimentando. Geralmente ocorre a saturação.

Sobrecarga
Quando é "pedido" que um equipamento entregue mais potência do que é capaz de fornecer; geralmente causada ao ligar uma impedância muito baixa à saída do equipamento. Pode causar distorção ou danos ao equipamento.

Solo
Mesmo que PFL, tipo de monitoração feita através de fones de ouvido. O termo é mais utilizado em determinadas

Sonofletor (Baffle; Enclosure)
Gabinete ou painel, geralmente construído em madeira com aberturas, onde são instalados alto-falantes. Uma das finalidades do sonofletor é impedir que as andas sonoras dianteiras e posteriores emitidas pelo alto-falante se misturem. Basicamente, é uma caixa acústica, ou caixa de som.

Sonofletor Dipolo
Sonofletor que irradia igualmente pela parte frontal e traseira, geralmente construído em forma de painel plano.

Sonofletor Infinito (Infinite Baffle)
Sonofletor onde o ar existente na parte posterior do alto-falante não tem comunicação com o existente na parte dianteira. Uma caixa acústica selada é um sonofletor infinito.

Sonometria
Medição de vibrações sonoras. Análise usada normalmente em engenharia e laboratórios acústicos.

Sound Check
Checagem de som, ensaio geral onde são testados todos os equipamentos e instrumentos e também a qualidade de som de um show. Também chamado de "passagem de som"

Sound Reinforcement
Reforço Sonoro. Nome dado à sonorização de ambientes de pequeno e médio portes, incluindo igrejas, teatros, casas de show, etc. O termo mais usado é P.A.

Speaker
Caixa acústica. Pode designar qualquer coisa que tenha a ver com caixa acústica. Por exemplo, Speaker cable = cabo para caixa.

Speakon
Conector com trava de 4 pólos para especialmente desenhado para caixas acústicas. Lançado em 1987 pela Neutrik. Confeccionado em plástico(SPX) ou metal (STX) é o modelo de conector adotado como padrão por diversas empresas fabricantes de caixas e amplificadores.

Spectrum Analyser
Analisador de espectro. Aparelho que mede todas os sinais sonoros de um ambiente e os relaciona quanto à potência audível, mostrando quem está "sobrando" e "faltando".

Speedy Key
Chave metálica no formato de manivela. É usada para afinação rápida e precisa de tambores de bateria. Também é chamada de chave Z ou " Z key" .

SPL
Abreviação de "Sound Pressure Level". Nível de pressão sonora. É o volume do som que ouvimos.

Split
Dividir ou separar. Dividir um sinal de áudio através de dispositivo eletrônico ou cabo – Y.

Spot
Dirigido, Direcionado. Caixas acústica usadas em sistemas de monitor direcionadas a um músico, artista, locutor etc

Squelch
Pequeno circuito eletrônico que diminui os ruídos de interferências em receptores de microfone sem fio (UHF ou VHF). Existem modelos automáticos digitais e alguns com ajuste manual. O ajuste de squelch é feito assim: menos squelch, o alcance aumenta mas também a possibilidade de interferências. Mais squelch diminui a possibilidade de interferências e também a distância. A presença de squelch é sinal de microfone de boa qualidade.

Stage
Palco

Stage Box
Caixa feita de alumínio ou chapa instalada na ponta do multicabo onde são ligados os cabos de microfones (Jacks XLR ou TRS 1/4). É conhecido no Brasil pelo nome de banheira do multicabo.

Stage Mix
Mesa de palco. Mesa de som onde é feita a mixagem do som para os monitores ou sistemas de "in ear phones" de palco.

Stage Monitors
Sistema de monitores de palco.

Straps
Correias de instrumentos baixo, guitarra, sax, etc

Strings
1. Cordas. Encordoamento feitos em aço ou nylon para guitarras, violões, pianos, baixos e etc.

2. Cordas. Define uma orquestra de cordas ou um naipe de violinos

Sub Snake
Pequeno multicabo secundário usado nas ligações de baterias, percussões e outros instrumentos distribuídos pelo palco, trazendo até o multicabo principal.

SubMaster ou SubMix
Um barramento da mesa de som usado para agrupar entradas relacionadas tais como vocais, metais, bateria, etc. A existência de Sub´s é muito importante em mesas grandes, pois facilita o trabalho do operdor de áudio.

Subwoofer
Falante de sub grave. Sistema de caixas ou falantes que reproduzem freqüências muito baixas, ou seja graves abaixo de 125 hz.

Surround
Envolvente. Sistema de som que dá ao ouvite a sensação de estar envolvido pela imagem sonora, simulando um ambiente. O efeito Surround é obtido mediante a colocação física de um sistema som com 4, ou mais, caixas acústicas e um processador de sinal que simula a persepção psicoacústica de 3D. No inicío o projeto era exclusivo para salas de cinema e posteriormente passou a fazer parte integrante de Home Theaters.

Suspensão Acústica
Sonofletor construído em caixa hermeticamente selada no qual a força restauradora ao movimento do woofer é proporcionada em sua maior parte pelo volume de ar da caixa. Para isso é necessário que o alto-falante apresente suspensão muito macia e linear ao movimento. Uma variação do sonofletor do tipo infinito.

Sustain Pedal
Pedal de sustentação. Permite que uma nota musical "soe" por mais tempo.

Sustentação (sustain)
Um dos componentes da dinâmica, faz parte do envelope sonoro de um instrumento. Corresponde ao tempo em que a nota musical é sustentada no mesmo nível após o ataque e o decaimento. Instrumentos de sopro, por exemplo, tem grande tempo de sustain (depende da forma de tocar).Alguns instrumentos não possuem nível de sustain, como os sons percussivos, onde o decay leva o nível de som até zero, não havendo fase de sustain. Em alguns instrumentos, é possível aumentar o nível de sustentação, como nos pianos, através do uso de pedais de sustain.

Switches
Chaves eletrônicas ou mecânicas

Switches On-Off
Chave liga – desliga

(voltar ao topo)


Tablatura
Sistema de escrita simplificado para violão, guitarra, cavaquinho e baixo. Seis linhas correspondem às cordas, sendo a primeira linha a primeira corda, e os números representam às casas onde as notas devem ser tocadas. Os números que aparecerem fora das linhas, são os dedos que serão usados no instrumento.

Talkback
Pequeno microfone embutido (ou conector para microfone externo) existente em mesas e mixers, permitindo o operador de som na sala de controle de um estúdio se comunicar com os músicos, já que ambos estão isolados acusticamente. Os DJ´s utilizam para transmiitr pequenos avisos para a platéia.

Tape
Abreviação de "Magnetic Tape". Fita magnética. A tradução é genérica pois pode definir fita de vídeo, mini DV, fita cassete, DAT, Adat, tanto a fita quanto o próprio equipamento gravador/reprodutor.

Tape Deck
Aparelho que grava e reproduz uma fita magnetica.(exemplo: Fita cassete)

Tape In
Abreviação de "Tape Deck Input". Entrada para ligação de tape deck. Também pode ser ligado um Cd player, sintonizadores e etc.

Tape Out
Saída de áudio para gravação. Pode ser ligado um gravador cassete (tape-deck), um MD (MiniDisk), um VCR (vídeo-cassete), etc.

Tela
Grade usada na frente de caixas acústicas ou em sistemas de P.A. que permite a passagem do som sem alterar a qualidade. Algumas telas também são revestidas de tecido ortofônico, que serve para esconder e proteger os falantes.

Temp
Abreviação de temperatura. Em alguns aparelhos indica que a temperatura do circuito esta acima do permitido acionando o cooler (ventoinha) ou desligando temporariamente o circuito.

Terra
Nome genérico que é dado tanto para o aterramento elétrico de uma instalação quanto para o fio terra.

THD
Abreviação de "Total Harmonic Distortion". Distorção harmonica total.

Threshold
Limiar, limite máximo. Nível a partir do qual uma determinada função é acionada (compressão, por ex.).

THX
Abreviação de "Tom Holman´s eXperiment". É uma versão melhorada do Dolby Pro-Logic com uma melhor separação entre os canais e otimização do timbre e dinâmica. Esta marca foi desenvolvida pela "Lucas Film" de George Lucas, para ser usada pela indústria de cinema, como um sistema de certificação e forma a manter a qualidade das trilhas Dolby Digital no ambiente doméstico. Um sistema THX apresenta as seguintes características: 1. crossover eletrônico: Graves mais presentes e uso de caixas menores; 2. reequalização: Resposta em altas freqüências mais uniforme; 3. acerto de timbre: melhora da movimentação sonora frente/traseira; 4. decorrelação: Restaura a espacialidade no surround.

Timbrar
O mesmo que equalizar um instrumento ou voz.

Time Delay
Tempo para a repetição. Parâmetro usado em processadores de efeitos que controla o espaço de tempo entre uma repetição e outra seguinte. Pode ser medido em segundos, milésimos de segundos ou em metros.

Tobogã
Nome popular das caixas JBL modelo 4530 e 4520, amplamente copiadas pelo Brasil todo. O apelido é devido ao formato de seu exponencial que se assemelha a um escorregador.

Tom
Frequência percebida de um som. Tons alto são os agudos e tons baixos são os graves, por exemplo.

Tracks
Trilhas, Pistas. Canais em placas de áudio digital. Em uma gravação em estúdio, grava-se cada instrumento em um track diferente.

Transdutor (Transducer)
Qualquer dispositivo capaz de transformar um tipo de energia em outro. Por exemplo: uma lâmpada "traduz" energia elétrica em energia luminosa; o laser de um leitor de CD converte a energia luminosa em sinais elétricos, o alto-falante converte energia elétrica em acústica, o microfone converte energia acústica (som) em energia elétrica, a cabeça de reprodução converte energia magnética em elétrica, etc.

Transformador
Componente eletrônico que transforma energia elétrica em magnética e novamente em elétrica. Depois que essa transformação é realizada, o novo sinal elétrico pode ser menor, maior ou igual ao sinal anterior. A tensão resultante servirá para alimentar o circuito dos equipamentos.

Transformador de Linha
Em sistemas de shoppings, aeroportos, a grande quantidade de caixas, mesmo que de pouca potência (em geral, sonorização ambiente e avisos) faz a impedância subir muito. Para que não seja necessário utilizar vários amplificadores ou equipamentos muito potentes (e caros), são utilizados transformadores de linha. O sinal do amplificador, na casa de 25 a 30Volts, é transformado para 110Volts ou mais, e essa voltagem alta "mascara" a impedância das caixas. Só que na hora de dar manutenção, a voltagem alta torna-se em risco de choque elétrico.

Transformador de Saída (Output Transformer)
Nos amplificadores a válvula, é o transformador usado para acoplar a saída do amplificador de potência aos alto-falantes.

Transiente (Transient)
Mudança rápida de um estado para outro. Na reprodução de um programa, temos transientes decorrentes da mudança brusca de nível de sinal. É uma característica desejada nos amplificadores ter boa resposta de transientes, ou seja, circuitos rápidos que consigam responder à essas mudanças, não atrapalhando a dinâmica da música.

Treble
Agudos. Termo usado mais em sonorização doméstica, em equipamentos onde encontra-se apenas dois controles de equalização: Bass (graves) e Treble (agudos).

Trêmolo
Variação de amplitude (volume), recurso usado em guitarras, teclados e voz humana.

Trim
Controle de sensibilidade. Controla o volume de entrada de sinal em uma mesa de som ou placa de áudio. Mesmo que Ganho.

TS, TRS
Padrão aplicável a conectores P10. TS indica Tip (+) e Sleeve (malha), comumente chamado de P10 mono, usado com cabos coaxiais. TRS indica Tip (+) Ring (-) e Sleeve (malha), comumente chamado de P10 estéreo, usado com cabos balanceados.

Tube
Abreviação de "Vacuun Tube". Válvula eletrônica. Vindo antes do nome de um equipamento, indica que o mesmo é valvulado. Tube Amplifier = amplificador valvulado.

Tuner Input
Entrada de sintonizador. Entrada comum existente em amplificadores ou mixers domésticos antigos, para a ligação de um sintonizador de AM ou FM. Normalmente é uma entrada de alta impedância que pode servir para ligar outro tipos de sinais de áudio como cd players, Vídeo, Dvd, etc. Hoje,a maioria dos sintonizadores de rádio já vem integrados aos amplificadores domésticos, em um equipamento chamado Receiver.

Tweeter
Alto-falante para reprodução de agudos. Os tweeters de cone de papel parecem um pequeno woofer, de poucos centímetros. Também existem modelos piezoelétricos, que utilizam um cristal que vibra em vez de ímã e bobina móvel. Muito comum são os supertweeters, onde o diafragma está diretamente acoplado a uma corneta.

(voltar ao topo)


UHF
Abreviação de "Ultra High Frequency". Radio Freqüências muito altas na faixa 300 a 3.000 Megahertz. Esta faixa de freqüência são usadas em microfones e transmissores sem fio profissionais porque são menos sujeitas a interferências eletromagnéticas. Os microfones sem fio profissionais atualmente fabricados são todos UHF.

Ultrasônico
Descreve frequências acima da faixa de audição humana; geralmente entre 20KHz e 100KHz.

Unbalanced
Desbalanceado. Sinal carregado em um condutor (+) mais um condutor terra (malha de proteção). Tipo de ligação que costuma utilizar cabos coaxiais com conectores P10 TS (mono) ou RCA.

Unidade De Rack (U)
Padrão de medida internacional usado em equipamentos que serão instalados em racks. O tamanho padrão de cada unidade de rack é: 48,5 cm x 4,4 cm – 19" x 1.75" inch (polegadas). Costuma aparecer muito pela sigla U: o amplificador ocupara apenas 1U de altura. O rack tem 8U de espaço.

Unplugged
Desplugado, desconectado, desligado. O termo também define um show musical acústico onde não é usado nenhum instrumento eletrônico.

(voltar ao topo)


Vacuun Tube, Valve, Válvula Eletrônica
Dispositivo que regula o fluxo de elétrons em um tubo de vidro no interior do qual se faz vácuo e serve para amplificar e controlar correntes elétricas. Era usada nos dispositivos eletrônicos antigos, fabricados até 1970, quando foi substituída pelo transistor (circuitos integrados). Daí muitos equipamentos fabricados a partir de 1960 até 1980 tinham o nome de "Transistorized" ou "Solid State", para indicar o uso de transistores e não válvulas. A partir de 1990, notou-se que alguns equipamentos muito antigos (a válvula) tinham uma sonoridade excepcional, mesmo quando comparado com equipamentos recentes. Isso porque as válvulas têm a propriedade de deixar os sinais de áudio agradáveis aos ouvidos e por isso vários fabricantes lançaram equipamentos com válvulas: microfones, prés amp, amplificadores e transmissores de rádio. São muito caros.

Vazamento
Diz-se vazamento quando:
1. O microfone de um instrumento ou voz consegue captar também outros e isso não é desejado.

2. O sinal de um canal de qualquer equipamento também pode ser escutado em outro (vaza para outro). Em mesas, pode acontecer do canal vazar para os que estão imediatamente antes e depois dele, ou um Auxiliar "vazar" para outro, etc. As mesas Ciclotron costumam "vazar" muito mais que outras importadas.

Very Low Frequency (VLF)
Freqüências muito baixas. Em áudio são freqüências de sub-graves compreendidas entre 20Hz a 40Hz.

VHF
Abreviação de "Very High Frequency", que significa freqüência muito alta. Designa a faixa de radiofreqüências de 30 MHz até 300 MHz. É uma freqüência comum para propagações de sinais de televisão (canais 2 ao 13), rádio FM, rádio e transceptores. Muitos microfones sem fio utilizam essa freqüência, mas os equipamentos profissionais já usam UHF, menos sujeita a interferência.

Vibrato
Variação de frequência regular, comumente usada em guitarras, teclados e até voz humana. Não confundir com trêmolo, que é variação de amplitude.

Vivo
1. Energizado. Significa que um cabo tem energia elétrica ligada.

2. Pólo positivo (+) de um cabo ou de um conector.
3. Ambiente reverberante. Com muita reflexão sonora (muito eco) também chamada de "sala viva".

Voice Coil
Bobina móvel. Localizada na parte interna de alto-falantes é responsável pela movimentação do cone.

Volt
Unidade de tensão elétrica. Traduz a diferença de tensão entre dois pólos: 110Volts é porque um pólo tem 110 e outro tem zero volt.

Vu Meter
Medidor destinado ao controle do sinal de áudio. Em amplificadores mostra o nível de saída em unidades de volume (Volume Unit – VU). O VU Meter é comumente feito com mostradores analógicos (de ponteiro), que por causa da sua inércia são ruins para mostrar picos e excelentes para mostrar o nível médio da música. Já os Bargrafh Meter (através de leds) são excelentes para mostrar picos mas não são bons para mostrar o nível médio. Muitos equipamentos novos tem os dois tipos de VU.

(voltar ao topo)


W RMS
Abreviação de "Watt Root Mean Square". Indica a potência RMS do aparelho.

W, Watt
Símbolo de Watt ou Wattage. Unidade de potência elétrica. O nome Watt homenageia o engenheiro escocês James Watt (1736-1819) inventor da máquina a vapor.

Warning
Advertência, aviso. Quando aparece em aparelhos eletrônicos indica algum item ou procedimento de segurança deve ser seguido ou observado com atenção.

Warranty
Garantia, cartão de garantia. No Brasil, o cartão de garantia não tem muito uso, pois o equipamento só é atendido com a nota fiscal.

Wave
Onda.Em áudio representa "onda sonora". Arquivo de som padrão do sistema operacional "Windows". Os arquivos possuem a extensão ".wav". Em geral, são necessários 10Mbytes para cada 1 minuto de áudio em qualidade CD.

Wedge
Formato clássico de caixas de monitor, onde o falante fica inclinado aproximadamente 45° em relação ao solo. Embora existam várias caixas no palco com formato wedge, nós chamanos de wedge a caixa que fica exclusivamente para o operador da monitor mix,na qual o técnico de audio pode ouvir nela um sinal igual a qualquer outro monitor.

Weight
Peso. Aparece em todos os manuais de instruções e informa o peso do equipamento. Pode ser mostrado em libras (lbs) ou em kilogramas (kg).

White Noise
Ruído Branco. Sinal eletrônico de áudio que contém todas as freqüências do espectro auditivo utilizado para calibrar equipamentos eletrônicos com auxilio de um osciloscópio.

White Noise Generator
Gerador de Ruído Branco. É um circuito eletrônico que produz o "White Noise" que é usado para calibrar sistemas de áudio.

Wide Band
Faixa Larga. Som ou ruídos que estão dentro da faixa auditiva humana. Compreendidas entre 20 hertz a 20.000 hertz

Wind Screen
Proteção de espuma para microfones concebidas para uma atenuação dos ruídos provocados pelo vento, "Pop" ou "Puff" som grave captado pelos microfones produzido por pessoas que expelem grande quantidade de ar ao falar. Também protegem os microfones da umidade que sai da boca ao falar.

Wire
Fio ou cabo condutor

Wire Brushes
Baquetas de bateria especiais, com cerdas de aço nas pontas, semelhante a vassourinhas. Muito apreciadas por bateristas e percussionista para tocar Jazz.

Wire Free
Livre de cabos. Define qualquer equipamento sem fio. O termo é semelhante a "Wireless".

Wireless
Sem fio. Denomina qualquer aparelho sem fio. Também é usado o termo Cordless. Um microfone sem fio é um Wireless Microphone. Um sistema sem fio (transmissor e receptor para instrumento, por exemplo) é chamado Wireless System.

Woofer
Sonofletor de graves. Alto-falante próprio para reproduzir baixas freqüências (graves). Em geral, ou são bass-reflex (para caixas dutadas) ou são de suspensão acústica (para caixas seladas). Quanto maior o diâmetro, mas próximo a 20Hz conseguirá reproduzir o falante.

(voltar ao topo)


X
utilizado para abreviar a palavra "cross" (cruzar/cruzado), "x-over", por exemplo, é o mesmo que crossover.

X-Over
Abreviação de "Crossover". Divisor de freqüência

XLR Conector
Abreviação de "Xtended Locking Round".Conector de três pinos padrão AES/EBU. Usado em microfones e seus cabos. Também conhecido por plugue "Cannon" que é uma das marcas mais famosas. Conector indicado para cabos e ligações balanceadas de 600 ohm (microfones). Existe também o XLR de 5 pinos, usados em microfones estéreos e alguns usados em iluminação.

XLR DI-Output
Saída com sinal balanceado para cabo XLR encontrado em aplificadores de guitara e baixo. Esta saída substitui o uso de DI Direct Box.

XY Microphone
Modelo de microfone próprio para captação e gravação em estéreo utilizando a técnica X Y com duas cápsulas coincidentes sobrepostas. Alguns modelos permitem a modificação do ângulo de abrangência diminuindo ou aumentando o raio de captação do microfone.

XY Technique
Técnica de captação X,Y. Opção simples e econômica para gravação em estéreo. Consiste no uso de dois microfones semelhantes (coincidentes) colocando as cápsulas uma sobre o outra de forma a abranger um raio de aproximado de 90 a 130 graus

(voltar ao topo)


Y-cable
Cabo Y, cabo que utiliza três conectores, um para entrada e saída, conectado a uma entrada do tipo “insert”, do qual saem dois cabos com um conector cada; um destes conectores é ligado a uma saída e o outro a uma entrada.

(voltar ao topo)


Z
A letra Z maiúscula é o símbolo da impedância. Exemplos: Low-Z = Baixa impedância e High-Z = Alta impedância. Em geral, microfones são de baixa impedância e linha (instrumentos/equipamentos) é de alta impedância.

Zeppelin
Modelo de "Wide Screen" próprio para microfones do tipo "Shotgun". Protetor de microfones destinado a reduzir os ruídos causados pelo vento em gravações externas de cinema e TV. Reduz ruídos em até 25 dB.

Zerar
Colocar todos os potenciômetros em zero (Flat). Também é muito comum o uso da gíria "Fletar". Pode ser aplicado à mesas de som, equalizadores, etc.

Zumbido
Ronco grave ou ruído constante de baixa freqüência normalmente entre 50 ou 60 Hz ou suas harmônicas. Pode ser causado por mau contato de conectores, cabo de má qualidade, por falta de aterramento no sistema ou por interferência na rede elétrica (como ligações próximas a luzes néon, florescentes e motores). Note que 60Hz é a freqüência da corrente alternada (energia elétrica) disponibilizada pelas concessionárias brasileiras.

Zunido
Define ruídos agudos, chiados e microfonia em algumas regiões do Brasil.


Fonte: Som ao Vivo


Veja também o Glossário de Termos Técnicos